Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Caixa Cultural São Paulo tem inscrições abertas para oficina de maquiagem artística em março
Março 10, 2015

A maquiagem artística que tanto se vê nos filmes e produções teatrais estará na oficina ministrada pelo maquiador/make-up artist Cleber de Oliveira na CAIXA Cultural São Paulo. As inscrições para a oficina a ser realizada entre os dias 24 e 27 de março, das 13 às 18h, podem ser feitas desde o dia 06 de março pelo e-mail culturamaquiagem@gmail.com - e seguem até 16 de março. O workshop é gratuito e limitado a 15 participantes. Cada um dos selecionados receberá o material necessário para as atividades. O resultado com os nomes dos selecionados será publicado na sessão de Cultura da Agência CAIXA de Notícias (http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Default.aspx) e na página do Facebook da CAIXA CULTURAL SÃO PAULO (https://www.facebook.com/CaixaCulturalSaoPaulo?fref=ts).

Com a proposta de aprimorar os fundamentos técnicos, estéticos e de criação da maquiagem, a oficina é destinada aos profissionais das artes cênicas e plásticas, assim como para interessados no assunto. Para facilitar o treinamento, Cleber propõe jogos imaginativos para aguçar a criatividade e aprimorar as habilidades pessoais. Durante as aulas, os participantes irão compor personagens. “Cada vez mais, diferentes artes se integram para dar voz aos espetáculos. A arte da maquiagem não fica de fora. A maquiagem enriquece o trabalho expressivo do artista e se soma aos outros elementos cênicos, para uma atuação rica em forma e conteúdo”, explica o maquiador.

Após ter registrado uma grande procura na CAIXA Cultural de Fortaleza, no ano passado, as oficinas, que fazem parte do projeto ‘Maquiagem e Identidade’, cumprem também o papel de contribuir para a descentralização da formação e da informação, atendendo às necessidades de especialização e capacitação complementar de profissionais de São Paulo. “Valorizar o artista é o principal benefício do projeto. A partir do contato com o universo da maquiagem, quero que os profissionais tenham o interesse de prosseguir em seu processo de enriquecimento artístico e pessoal, algo que já aconteceu nas oficinas que realizei pelo Brasil”, conclui Cleber.

Sobre Cleber de Oliveira

Cleber de Oliveira é maquiador com formação na Joe Blasco Make-up School em Hollywood (EUA), além de figurinista, ator e circense formado pela Escola Nacional de Circo/FUNARTE. É também graduado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi vencedor do Prêmio AVON de Maquiagem em 2013, na categoria Artes Cênicas, e é finalista como melhor maquiador no Prêmio Cabelos e Cia 2014.

Em 2011, inaugurou o Atelier Cleber de Oliveira, onde ministra workshops de maquiagem, desenvolve pesquisas de linguagem para espetáculos e afins. Criou, em parceria com a premiada maquiadora Mona Magalhães, a maquiagem para o DVD do Teatro Mágico, e assinou ainda as maquiagens do Circo do Topetão (RJ) e do DVD ‘Circo de Brincar’, da Som Livre. Desenvolveu também as linguagem e identidade visual para o espetáculo ‘Gênesis’ do grupo Afroreggae, e os figurinos, adereços e maquiagens da Companhia Up Leon para espetáculos internacionais.

Serviço:

Oficina: “Maquiagem Artística” - com Cleber de Oliveira
Período: 24 a 27 de março de 2015
Horário: de terça-feira a sexta, das 13h às 18h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Classificação etária: 14 anos
Inscrições: de 06 a 16 de março pelo e-mail culturamaquiagem@gmail.com
Informações: (11) 3321-4400
Patrocínio: Caixa Econômica Federal