|
Secretaria implanta brinquedotecas nas unidades de saúde Maio 18, 2011
Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo e o Rotary Club de São Paulo Aeroporto – Distrito 4420, tem gerado bons resultados. Exemplo disso é a criação de dois espaços para crianças em unidades de saúde: a Brinquedoteca Risca, Rabisca e Faz de Novo, no Hospital Municipal M’Boi Mirim; e a Brinquedoteca Monteiro Lobato, no Hospital Municipal São Luiz Gonzaga.
Inauguradas em 2010, cada unidade conta com uma diversidade de jogos, livros e brinquedos, além de aparelhos eletrônicos (TV, DVD e computador). Para acomodar tudo isso, um mobiliário especialmente desenhado para atividades com crianças. “A brinquedoteca aproxima o profissional de saúde do paciente e de seus familiares, colaborando para o pronto restabelecimento do internado e amenizando o trauma dos procedimentos invasivos. Com isso, o espaço passa a ser uma estratégia para o sucesso dos procedimentos”, explica Nora Cortez, responsável pelo “Brincar é Coisa Séria”, programa coordenado pela Diretoria de Gestão de Desenvolvimento Organizacional (GEDEO) da Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A parceria com o Rotary Club de São Paulo Aeroporto existe desde 2009, resultado da iniciativa do GEDEO em promover parcerias visando à montagem de novas brinquedotecas e reposição de materiais nas já existentes.
As 58 brinquedotecas espalhadas pela rede municipal, em todas as regiões da cidade, estão distribuídas em 18 hospitais, 3 prontos-socorros, 3 prontos atendimentos, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 9 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 4 Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs), 3 Ambulatórios de Especialidades (AEs) e 1 Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
Somente em 2010, foram feitos 81.351 atendimentos, sendo 26.871 para a faixa etária de 0 a 5 anos; 16.689 para crianças de 5 a 7 anos; 22.335 para os usuários de 7 a 12 anos; 6.375 para a faixa de 12 a 18 anos e 7.128 para todos aqueles com idade acima de 18 anos; o Hospital Municipal Cidade Tiradentes totalizou 1.953 atendimentos.
Sobre o Rotary Club de São Paulo Aeroporto
O Rotary Club de São Paulo Aeroporto (www.rotaryspaeroporto.org.br) foi fundado em 16 de maio de 2003 e, desde o início, tem como ideal servir a comunidade. Destaca-se pela realização de muitos projetos, com grande colaboração da Fundação Rotária e intenso companheirismo. Dentre as suas maiores realizações estão o Centro Social Brooklin Paulista, entidade de apoio a crianças carentes na região da comunidade do “Buraco Quente”, próxima ao Aeroporto de Congonhas, e a CEA Pedreira, entidade de ensino a jovens carentes da região de Pedreira, com ensino profissionalizante de qualidade.
Na área da saúde, o Rotary Club de São Paulo Aeroporto vem atuando dinamicamente. Além do programa Brincar é coisa séria, atuou no projeto Assistência Social Dom José Gaspar, entidade de apoio a idosos localizada em Guarulhos com atendimento modelo, e no Hospital dos Defeitos da Face, projeto ligado à Cruz Vermelha.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|