Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Biblioteca Mário de Andrade recebe mais uma edição da Primavera dos Livros
Abril 08, 2014

Deixando de lado o eixo comercial com o objetivo de dar voz à literatura independente, a Libre (Liga Brasileira de Editores) promove, entre os dias 10 e 13, mais uma edição da Primavera dos Livros. A programação está distribuída entre espaços internos da Biblioteca Mário de Andrade, a Praça Dom José Gaspar –que fica atrás da biblioteca– e a Hemeroteca, prédio localizado na rua vizinha.

O evento surgiu em 2001, no Rio de Janeiro. A edição paulistana aconteceu um ano mais tarde, marcando também a fundação da Libre. Na edição 2014, a Primavera reúne editores e poetas independentes em 15 saraus organizados por coletivos da periferia e quase 50 editores independentes. “Esses dois grupos têm em comum a ideia de colaboração, de participação de todos no universo da cultura, de edição livre da pressão econômica”, explica Haroldo Ceravolo, presidente da Libre. Além do foco na produção independente, a feira cultural também recebe atividades que discutem a democracia brasileira no ano em que se lembram os 50 anos do golpe militar.

“Esta edição marca não apenas a volta da Primavera a São Paulo [o evento não ocorreu no ano passado], mas sua realização num espaço especial, que é o centro, junto com a principal biblioteca da cidade. Acreditamos que o público vai adorar”, completa Ceravolo.

Serviço

Biblioteca Mário de Andrade. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro.| tel. 3256-5270 e 3241-4384.
Hemeroteca da BMA. Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139, Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro.| tel. 3775-1402 / 3775-1401.
Praça Dom José Gaspar (atrás da Biblioteca Mário de Andrade). De 10 a 13. Grátis.
Confira a programação completa na página da Primavera dos Livros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo