Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Circo é tema do Bloco da Ressaca do Cambuci
Fevereiro 06, 2012

Ressaca Legal! Brasil ou é circo ou é Carnaval. Este ano o Bloco da Ressaca do Cambuci faz uma homenagem ao circo em seu 29º desfile, marcado para 11 de fevereiro. A concentração será às 14h, no Largo do Cambuci e os foliões percorrerão, a partir das 16h30, as ruas do bairro. O bloco carnavalesco, considerado um dos mais tradicionais da cidade São Paulo espera para este ano um público de mais de seis mil pessoas, superando o número alcançado no ano passado.

“Temos um público fiel, mas a cada ano conquistamos mais foliões no nosso bloco. Ficamos felizes em saber que levamos alegria e cultura para a população local e aos visitantes que engrossam o cordão, sempre com a preocupação de garantir a segurança e bem-estar de todos ”, aponta Antonio Ferri Neto, presidente do bloco.

Os foliões que seguirem o bloco vão curtir o Carnaval ao som da Banda Raga Mouche com axé-music e suas dançarinas com estilo bem baiano. Um trio elétrico acompanhará o bloco durante todo o desfile juntamente com a Banda do Agenor, que não pode faltar nessa festa, com suas famosas marchinhas carnavalescas. A bateria do Bloco da Ressaca vai animar as ruas do bairro do Cambuci com seus 40 percussionistas sob o comando do mestre Pedro, criador do Projeto Aprendendo com o Samba, que tem como proposta ensinar a arte da percussão para crianças e adolescentes e promover a socialização por meio da música.

Este ano o Ressaca terá uma ala formada por crianças na idade de 7 a 12 anos, vindas de instituições da região, vestidas com fantasias feitas por voluntárias. Outras crianças, moradoras ou não do bairro também podem fazer parte desta folia. Para integrar o desfile, basta entrar em contato com os organizadores do bloco.

O samba no pé e o glamour estão garantidos com a participação do mestre-sala e porta-bandeira, Dirce e Celso e as mulatas passistas. “É um evento que atrai um público de todas as idades e, portanto, voltado para toda a família”, lembra.

O Ressaca tem apoio da Prefeitura do Município de São Paulo por meio da São Paulo SPTuris.

O circo e o bairro do Cambuci

Conhecido por ter sido o berço de muitos artistas renomados da cultura brasileira, o bairro do Cambuci também teve sua parcela de contribuição para o mercado circense. De acordo com Gilberto Amatuzzi presidente da APCVD Associação de Preservação Cambuci Vila Deodoro, pela proximidade com o centro da cidade, o bairro era ponto obrigatório para os circos da época.

Waldemar Seyssel ou palhaço Arrelia cuja família se confunde com a história do circo no Brasil começou a atuar com seis meses de idade, mas se destacou mesmo aos 17 anos quando substituiu o palhaço principal de um espetáculo no Largo do Cambuci e foi grande um sucesso. Não parou mais. Após longos anos como artista circense, trocou o picadeiro pela televisão, e foi trabalhar na Tv Record. Uma frase famosa do Arrelia: “Como vai, como vai, como vai, vai, vai”; a qual as crianças respondiam: “Muito bem, muito bem, muito bem, bem, bem”. Faleceu em 2005, aos 99 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Camiseta Bloco da Ressaca

O folião que não quiser vir com sua fantasia pode adquirir a camiseta do Bloco da Ressaca, que este ano terá uma ilustração criada pelo cartunista e chargista Paulo Caruso. “É uma honra pra nós contar a colaboração e talento do Caruso”, agradece Gilberto. Para fazer o seu pedido nos tamanhos P, M, G e GG, basta entrar em contato pelo oblocodaressaca@hotmail.com.

Serviço

Evento: 29º Desfile do Bloco da Ressaca do Cambuci

Data: 11 de fevereiro de 2012, sábado

Horário: concentração às 14h no Largo do Cambuci - desfile das 16h30 às 18h30.

Trajeto: na rua Luis Gama, Cesário Ramalho, Barão de Jaguara, Silveira da Mota, dos Alpes, Jerônimo de Albuquerque, Barão de Jaguara, Silveira da Mota e Luis Gama, onde ocorrerá a dispersão.

Mais informações: Pelo site http://www.oblocodaressaca.com.br ou pelos telefones 8141-7355 (Marcelo); 7204-1362 (Antoni

Fonte: Fevereiro 06, 2012:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas