Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

CineSESC apresenta Tela Negra: o cinema do Blasxplotation
Novembro 16, 2011

Nos anos 70, surgiu nos Estados Unidos um novo gênero cinematográfico, criado por diretores negros, que refletia os sentimentos da juventude, as conquistas do movimento dos direitos civis e a força política do movimento Panteras Negras. Nele, os heróis e anti-heróis negros eram os protagonistas das suas próprias histórias. Este cinema marginal ligado à música soul que levou todos os clichês às últimas consequências ficou conhecido como blaxploitation. 18 a 24/11.

CineSESC
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
Fone: (11) 3087-0500
Ingressos: R$ 12,00 [6ª, sáb., dom. e feriados] / R$ 6,00 [idosos, estudantes, professores e usuários] / R$ 3,00 [trabalhador no comércio e serviços matriculados e dependentes] / R$ 10,00 [2ª, 3ª e 5ª feira] / R$ 5,00 [idosos, estudantes, professores e usuários] / R$ 2,50 [trabalhador no comércio e serviços matriculados e dependentes] / R$ 8,00 [4ª feira] / R$ 4,00 [idosos, estudantes, professores e usuários] / R$ 2,00 [trabalhador no comércio e serviços matriculados e dependentes].

Programação

SEXTA-FEIRA, 18/11

15h – Sweet Sweetback’sBaadasssss Song, 97 min, Beta, 18 anos
17h30 – Coffy, 91 min, 35 mm, 16 anos
19h30 – Shaft – O filme, 100 min, 35 mm, 14 anos
21h30 – Wattstax, 98 min, 35 mm, 16 anos

SÁBADO, 19/11

14h30 – Rififi no Harlem, 97 min, 35 mm, 16 anos
16h30 – Jackie Brown, 155 min, 35 mm, 18 anos
19h30 – Killer of Sheep, 83 min, 35 mm, 16 anos
21h30 – Cleópatra Jones, 89 min, 35 mm, 16 anos

DOMINGO, 20/11

15h – Mandingo – O fruto da vingança, 127 min, Blu-ray, 16 anos
17h30 – Sweet Sweetback’sBaadasssss Song, 97 min, Beta, 18 anos
19h30 – O chefão do gueto, 87 min, 35 mm, 14 anos
21h30 – Foxy Brown, 94 min, 35 mm, 16 anos

SEGUNDA-FEIRA, 21/11

15h – Wattstax, 98 min, 35 mm, 16 anos
17h30 – Shaft – O filme, 100 min, 35 mm, 14 anos
19h30 – Rififi no Harlem, 97 min, 35 mm, 16 anos
21h30 – Jackie Brown, 155 min, 35 mm, 18 anos

TERÇA-FEIRA, 22/11

15h – Mandingo – O fruto da vingança, 127 min, Blu-ray, 16 anos
17h30 – Killer of Sheep, 83 min, 35 mm, 16 anos
19h30 – Coffy, 91 min, 35 mm, 16 anos
21h30 – O chefão do gueto, 87 min, 35 mm, 14 anos

QUARTA-FEIRA, 23/11

14h – Jackie Brown, 155 min, 35 mm, 18 anos
17h – Mandingo – O fruto da vingança, 127 min, Blu-ray, 16 anos
19h30 – Sweet Sweetback’sBaadasssss Song, 97 min, Beta, 18 anos
21h30 – Rififi no Harlem, 97 min, 35 mm, 16 anos

QUINTA-FEIRA, 24/11

15h – O chefão do gueto, 87 min, 35 mm, 14 anos
17h30 – Shaft – O filme, 100 min, 35 mm, 14 anos
19h30 – Wattstax, 98 min, 35 mm, 16 anos
21h30 – Cleópatra Jones e o cassino de ouro, 94 min, 35 mm, 16 anos

Sinopses

Riffi No Harlem
Direção: Ossie Davis.
Chegando como novidade absoluta na época do seu lançamento em 1970, Rififi no Harlem é o primeiro filme que pode ser considerado blaxploitation. Destaca-se pelo humor e diversidade de seus personagens, fiéis retratos de uma comunidade negra que jamais tinha se visto na tela. Em um ritmo alucinante, a trama traz dois detetives brancos (Godfrey Cambridge e Raymond St. Jacques) investigando um pastor negro (Calvin Lockhart), com status de vedete, que está envolvido em lavagem de dinheiro e outros crimes. Na investigação, os policiais são perseguidos pela máfia local, policiais corruptos e militantes dos Panteras Negras. O diretor Ossie Davis também escreveu a canção-tema do filme “Ain’t Now, ButIt’s Gonna Be... Black Enoughfor Me” (ainda não está, mas vai ficar... preto o bastante para mim).

Sweet Sweetback’sBaadasssss Song
Direção: Melvin Van Peebles.
Sweetback (Melvin Van Peebles), um malandro que ganha a vida fazendo sexo ao vivo num puteiro, tem que fugir quando mata dois policiais ao defender outro jovem negro de uma agressão racista. Na fuga, ele passa por uma série de aventuras e topa com uma gangue de motociclistas violentos. Cheio de cenas de sexo, violência e linguagem chula, o filme acabou sendo alvo da censura. Mas por abordar a luta dos negros americanos contra uma sociedade racista ganhou a aprovação dos Panteras Negras.Feito com um orçamento baixíssimo,foi sucesso absoluto de bilheteria ao ser lançado,apesar da rejeição inicial dos exibidores. O próprio diretor é protagonista do filme. O título foi uma maneira de driblar a censura.

Shaft – O Filme
Direção: Gordon Parks.
Neste filme bastante simbólico da década de 1970, o ator Richard Roundtree interpreta John Shaft, um detetive particular que trabalha em uma pequena sala próxima da Times Square, Nova York. Um dia, Shaft recebe a visita de um policial, o tenente Victor Androzzi (Charles Cioffi), que busca informação sobre um mafioso do Harlem conhecido como Bumpy (MosesGunn). Shaft não pode ajudá-lo, mas logo o detetive será contratado pelo próprio Bumpy para que recupere a sua filha adolescente que foi sequestrada. Richard Roundtree, anteriormente modelo, estreou como ator nesse filme cujo sucesso levou a duas continuações e foi marcado pela canção-tema inesquecível de Isaac Hayes.

Coffy
Direção: Jack Hill.
FlowerchildCoffin, conhecida como Coffy (PamGrier), depois de presenciara morte de sua irmãzinha viciada em drogas, decide se vingar caçando cafetões, traficantes e policiais corruptos pelo submundo do crime. De dia, ela é uma enfermeira, doce,ingênua e infantil, mas, à noite, ela se transforma em uma justiceira, capaz de atos de extrema violência, mesmo que estes envolvam tortura e assassinato. Super mulher, estonteante e perversa, Coffy é implacável, e o grau de violência atingido é surpreendente até mesmo para os chamados filmes de ação. Foi um dos seis filmes de blaxploitation que chegou a número 1 nas bilheterias dos EUA. Quentin Tarantino o citou como “um dos filmes mais divertidos de todos os tempos”.

Foxy Brown
Direção: Jack Hill.
Foxy Brown (PamGrier) retira seu namorado, o agente policial Dalton Ford (Terry Carter), do hospital depois deste ser quase morto e de ter passado por uma cirurgia plástica. No entanto, o irmão de Foxy, o endividado e viciado Link Brown (AntonioFargas), querendo recuperar o prestígio com os traficantes chefiados por Miss Kathryn (KathrynLoder) – uma mulher branca sem qualquer escrúpulo –, entrega Dalton, que morre numa emboscada. Furiosa, Foxy resolve se infiltrar na quadrilha, fazendo-se passar por uma garota de programa, já que Miss Kathryn usa a fachada de ser agenciadora de prostitutas de luxo. Esse filme é mais um veículo para a estonteante Pam Grier, na esteira do sucesso estrondoso de Coffy (1973), do mesmo diretor.

Wattsfax
Direção: Mel Stuart.
Wattstax foi um show promovido pela gravadora Stax no estádio Los Angeles Memorial Coliseum, no verão de 1972. O ator Richard Pryor foi o mestre de cerimôniasdeste evento, que contou com mais de 100 mil expectadores e acabou sendo considerado o Woodstock da música negra. As imagens da plateia, jovem, bela e de maiorianegra são tão marcantes quanto os artistas presentes – com inúmeras apresentações inesquecíveis como de Isaac Hayes e de Staple Singers (com o grande sucesso “RespectYourself”). O filme inclui, também, depoimentos colhidos no bairro negro de Watts. O nome do show foi formado pela junção do nome do bairro negro, Watts, e o da gravadora,Stax. Foi um sucesso estrondoso ao ser exibido no Rio de Janeiro e em São Paulo nos anos 1970, se tornando bandeira do movimento Black Rio.

O Chefão Do Gueto
Direção: Larry Cohen.
Tommy Gibbs (Fred Williamson) começa a vida como engraxate, mas por ser muito esperto – além de ser movido pela raiva que sente de um policial racista que fica em sua cola desde que era bem jovem – pouco a pouco vai tomando conta dos negócios do submundo do Harlem, Nova York. Cada dia mais ambicioso e agressivo, ele acaba fazendo um acordo com a máfia e se afasta cada vez mais dos conhecidos. Como resultado, ele se envolve numa sangrenta guerra de facções mafiosas, sempre sob a mirado policial corrupto. Fred Williamson, antes de atuar, era um famoso jogador de futebol americano com o apelido de “The Hammer” (o martelo). Com música de James Brown.

Cleópatra Jones
Direção: Jack Starrett.
Uma sensual agente americana, Cleópatra Jones (Tamara Dobson), opera no serviço de combate às drogas. Após supervisionar na Turquia a destruição de uma enorme plantação de papoulas que seriam usadas para a fabricação de drogas – e valeriam US$ 30 milhões nas ruas –, Cleópatra enraivece “Mamãe” (Shelley Winters), uma traficante de drogas lésbica. Para se vingar de Cleópatra, Mamãe precisa que ela deixe a Turquia e volte para os Estados Unidos. Assim, ela faz com que a polícia invada um centro de recuperação para viciados, administrado por Reuben Masters (Bernie Casey), namorado de Cleópatra, provocando o retorno dela aos Estados Unidos. A estética do filme, com os figurinos esplêndidos de Cleópatra – “quase dois metros de altura e dinamite puro&r dquo; – é o epítome do conceito “Black is Beautiful”.

Cleópatra Jones E O Cassino De Ouro
Direção: Charles Bail.
Quando os agentes, e seus amigos, Matthew and Melvin (Albert Popwell e Caro Kenyatta) desaparecem durante uma missão secreta em Hong Kong, Cleópatra Jones (Tamara Dobson) viaja até lá para procurá-los. Com a ajuda da agente secreta Mi Ling (NiTien), Cleópatra descobre que o desaparecimento de seus amigos tem a ver com a Dragon Lady (Lady Dragão) (Stella Stevens), a bela chefona lésbica dos traficantes, que opera um cassino fabuloso em Macau. Com seus figurinos luxuosos e seus quase dois metros de altura, a ex-modelo Tamara Dobson domina a cena e é premiada com diálogos dignos de Mae West – Cleópatra para um admirador: “Não acelere o seu motor querido, ele nem vai sair da garagem”; e para um colega “Hoje estou dum jeito que daria trabalho para Mohamed Ali”.

Mandingo – O Fruto Da Vingança
Direção: Richard Fleischer.
Este filme é baseado em um romance homônimo de KyleOnstott, que foium best-seller nos anos 1960. Situado na época da escravidão, em uma grande fazendanos Estados Unidos, retrata um mundo em plena decadência. Hammond (Perry King) éfilho de um fazendeiro racista e se apaixona pela escrava Ellen (Brenda Sykes). Enquantoisso, sua mulher Blanche (Susan George) fica fascinada com o escravo Mede – que foi representado pelo campeão de boxe Ken Norton. Descrito como “E o vento levou às avessas”, é um filme que é o oposto da visão sanitizada de Hollywood, tendo cenas de violência e de todo tipo de depravação.

Killer Of Sheep
Direção: Charles Burnett.
Stan (Henry G. Sanders) é um pai de família que trabalha em um abatedouro (matador de ovelhas). Ele vive em Watts, o gueto negro de Los Angeles. O filme segue as frustrações de Stan ao tentar seguir um vida honesta, dura e sem dinheiro, enquanto os amigos tentam atraí-lo para negócios ilícitos. Ele mal consegue reagir ao amor da mulher, e seus filhos estão à beira da marginalidade. A fotografia em preto e branco é lindísssima e, com um estilo parecido com o Cinema Novo, esse filme rompe completamente com o estilo de entretenimento blaxploitation. Foi exibido no Festival de Berlim em 1981 e ganhou o prêmio FIPRESCI, fazendo parte da coleção de filmes considerados como Tesouro Nacional pelo Congresso dos EUA. A trilha conta com Etta James, Dinah Washington, Gershwin, Rachmaninov, Paul Robeson e Earth Wind & Fire.

Jackie Brown
Direção: Quentin Tarantino.
Jackie Brown (PamGrier), uma aeromoça, é pega por policiais com uma alta soma de dinheiro numa mala da companhia aérea onde trabalha. Felizmente para ela, os policiais decidem juntar forças para caçar o chefe dela, um traficante de armas cujo nome desconhecem. Ela deve decidir se delata o traficante, Ordell Robbie (Samuel L. Jackson), em troca da liberdade – sabendo que ele executa seus desafetos – ou ficar quieta e ir presa. Aí conhece Max Cherry (Robert Forster), que garante sua fiança, e que acaba se apaixonando por ela. Com sua fascinação pelo gênero blaxploitation e especialmente por Coffy(de Jack Hill, 1973), Tarantino faz a sua homenagem não somente ao gênero mas à própria Pam Grier, que continuava tão bela e sexy 25 anos depois de seus grandes sucessos da década de 1970.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/blasxplotation.php on line 266

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/blasxplotation.php on line 266

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/blasxplotation.php on line 266
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/blasxplotation.php on line 273

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/blasxplotation.php on line 273

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/blasxplotation.php on line 273