Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Bibliotecas e bosques da leitura recebem contadores de histórias em março
Março 04, 2008

Na era em que os computadores e as novas tecnologias ocupam cada vez mais espaço no cotidiano das crianças, pensar em uma das mais tradicionais formas de entretenimento lúdico-infantil – a narração de histórias – é resgatar um hábito simples que remete ao mundo da imaginação. Uma programação gratuita que reúne diversos contadores de histórias chega às bibliotecas públicas e aos Bosques da Leitura neste mês de março.

Entre os grupos convidados está a Cia. das Cores que apresenta o espetáculo Histórias dos bichos, uma coletânea de contos do escritor Rubem Alves protagonizados por animais. Em Espantalhando causos, a Numa Cia. de Artes narra as aventuras de um espantalho. Formado em 2005 pela compositora e instrumentista Joana Flor e pelas atrizes bonequeiras Roberta Casa Nova e Sandra Lessa, o grupo utiliza bonecos e objetos animados para dar vida às suas interpretações. Apresentada pelo boneco-espantalho Jeca Tatu – em homenagem ao personagem homônimo de Monteiro Lobato – a narração personifica o universo caipira trazendo ao público “causos”, lendas, músicas e simpatias colhidas em pesquisas feitas pelo grupo na cidade de São Luís de Paraitinga e nas obras de autores como Cornélio Pires e do próprio Lobato.

A companhia teatral Bubiô Ficô Lô apresenta Contos que a gente conta. No espetáculo, desenvolvido após um estudo sobre contos populares feito por Câmara Cascudo, dois atores cômicos interpretam personagens imaginários que conduzem as crianças ao universo das lendas e do folclore brasileiros.

Programação

Narração de histórias para crianças

Conte Outra Vez
Com Carlos Gogoy e João Júnior.
Manipulação de bonecos e de objetos acompanhada de música mostrando o significado das histórias. Serão apresentados contos populares, mitos e lendas brasileiros.
| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé). Dias 12 e 16, 10h e 14h.

Histórias dos Bichos
Com a Cia. das Cores.
Com manipulação de bonecos, são contadas aventuras protagonizadas por animais.
| Biblioteca Pública Castro Alves (Rua Abrahão Mussa, s/n - Jardim Patente). Dia 11, 10h e 14h
| Biblioteca Pública Anne Frank (Rua Cojuba, 45 - Itaim Bibi). Zona Oeste. Dia 18, 10h e 14h

Contos que a Gente Conta
Com o grupo Bubiô Fico Lô.
Dois atores são personagens imaginários que conduzem as crianças pelo fantástico universo das lendas e do folclore brasileiro. Utilizando-se de tecidos, máscaras e outros materiais, os atores envolvem as crianças no mundo mágico das histórias.
| Biblioteca Pública Rubens Borba de Moraes (Rua Sampei Sato, 440 - Ermelino Matarazzo). Dia 20, 10h e 14h

Ágata de Botas
Com Simone Nasar.
O espetáculo é composto por cantigas e parlendas entremeando a narrativa. A canção Balaio, do folclore gaúcho, dá início às aventuras de Dona Baratinha e seu noivo trapalhão. Após se salvar de um caldeirão de feijoada, mas perdendo a noiva, o Ratinho se apaixona pela Pombinha Branca (parlenda) e acaba se metendo em uma grande confusão ao fazer uma visita a seus pais adotivos: um galo e uma galinha.
| Biblioteca Pública Gilberto Freyre (Rua José Joaquim, 290 - Sapopemba). Dia 13, 10h e 14h

Espantalhando Causos
Com Numa Cia. de Artes.
Após presenciar uma Folia de Reis, um espantalho pede a uma estrela que realize seu desejo de andar e falar. Sendo atendido, perambula contando “causos”, como aquele em que quase perde a perna em uma fogueira de uma Festa de São João. Em suas andanças é acompanhado por uma personagem que simboliza a música popular: Frô.
| Biblioteca Pública Raul Bopp (Rua Muniz de Souza, 1155 - Aclimação). Dia 19, 10h e 14h
| Bosque de Leitura do Parque do Carmo. Zona Leste. Dia 9, 11h30
| Bosque de Leitura do Parque Anhangüera. Zona Norte. Dia 16, 11h30
| Bosque de Leitura do Parque da Aclimação. Centro. Dia 30, 11h30

A Babel dos Bichos
Com o grupo Bolha de Gude.
Histórias do tempo em que os bichos falavam a mesma língua. Curiosos em escalar a maior árvore da floresta, os animais foram lançados por uma forte ventania para diferentes partes do mundo, aprendendo a lidar com as diferenças e dificuldades da nova vida.
| Bosque de Leitura do Parque do Piqueri. Zona Leste. Dia 16, 11h30
| Bosque de Leitura do Parque Ibirapuera. Zona Sul. Dia 30, 11h30

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas