Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Biblioteca Roberto Santos realiza curso e oficinas sobre cinema
Março 09, 2011


A biblioteca temática de cinema Roberto Santos, no Ipiranga, está com inscrições abertas para os interessados em realizar oficinas sobre cinema, roteiro cinematográfico e introdução ao cinema documentário no mês de agosto.

A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual e faz uma introdução às questões que permeiam o campo de estudos e a prática do cinema documental, incluindo percurso histórico e modos de representação no documentário.

São 50 vagas para o bate-papo com o jornalista e crítico cinematográfico Celso Sabadin sobre O cinema de Hitchcock, 20 vagas para a Oficina de Roteiro Cinematográfico com a cineasta Thais Fujinaga e 35 vagas para a Oficina de Introdução ao Cinema Documentário com o diretor e roteirista Roney Freitas.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no local mediante ficha de inscrição com carta de intenções, com a justificativa do seu interesse pelo curso. Não é necessário experiências anteriores na área cinematográfica.

Programação
 
O cinema de Hitchcock - O manipulador do medo
Com Celso Sabadin, jornalista e crítico cinematográfico, que cobriu mais de 50 festivais de cinema para diversos meio de comunicação. É autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo. A vida, a obra e o estilo inconfundível de um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos. Suas artimanhas, seu humor peculiar, jogadas promocionais, medos e particularidades, tudo ilustrado com trechos de seus filmes em DVD, tanto raridades da fase inglesa como sucessos consagrados da fase americana.
Carga horária de 10 horas.
50 vagas.
Início: dia 21 de março
segundas-feiras, das 19h às 21h

Oficina de Roteiro Cinematográfico

Com Thais Fujinaga, que dirigiu dois curtas em 35mm: Hoje é o seu dia (2008) e A visita (2009) e acaba de iniciar os preparativos de seu terceiro filme. A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual contemporânea e proporciona conhecimentos e experiências próprias ao aluno no desenvolvimento de argumentos e roteiros para obras narrativas de ficção em cinema. Na parte final do curso, os alunos farão um roteiro de curta-metragem de ficção.
Carga horária de 48 horas.
20 vagas.
Inscrições até 15 de março. A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição e carta de intenções. Não é necessária experiência anterior.
A partir de 18 anos.
Início: 22 de março
terças-feiras, das 18h30 às 22h

Oficina de Introdução ao Cinema Documentário
Com Roney Freitas, que atua com diretor e roteirista desde 2003. É co-autor do longa-metragem Paulicéia, dirigiu o curta-metragem Laurita e acaba de finalizar seu novo curta-metragem Aurora. A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual e faz uma introdução às questões que permeiam o campo de estudos e a prática do cinema documental, incluindo percurso histórico e modos de representação no documentário. Apresenta especificidades em relação ao cinema documental e ao cinema de ficção narrativo (o embate com o “real”), além de introduzir a análise e a interpretação de filmes documentais.
Carga horária de 48 horas.
35 vagas.
Inscrições até 18 de março. A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição. Não é necessária experiência anterior.
A partir de 18 anos
Início: 26 de março
sábados, das 10h30 às 14h30

Serviço

Biblioteca Pública Roberto Santos
Cisplatina, 505, Ipiranga
Telefone: 2273-2390


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>