Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Bandeirantes exibe mostra sobre palácios do governo
Janeiro 20, 2011

Além de mobiliário, peças de arte sacra - como o São José de Botas de Aleijadinho - e louçarias da exposição Panorama das Coleções, os visitantes ainda podem conhecer a história de São Paulo registrada em traços e cores de um grande número de artistas durante as férias de verão. Há obras de Djanira, Tarsila do Amaral, Mário Zanini, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake, Di Cavalcanti, além de mobiliário, peças de arte sacra e louçaria que compõem a coleção.


Além disso, também estão expostos documentos, fotos, recortes de jornais e quadros contando a história dos palácios do governo de São Paulo desde o Palácio do Páteo do Colégio até a atual sede, o Palácio dos Bandeirantes, passando pelo Campos Elíseos.


Inaugurado oficialmente em 1970, o Palácio dos Bandeirantes está plantado numa área de 125 mil metros quadrados. A área ajardinada corresponde a 70% do terreno contendo mais de duas mil árvores como o pau-brasil - a árvore símbolo do Brasil - e o ipê amarelo, a flor símbolo do país. Há também espécies exóticas, como o bosque das cerejeiras originárias do Japão e um exemplar do cedro-do-líbano.


Além da diversidade de plantas, já foram identificadas 46 espécies de aves que fazem dos jardins seu habitat. Entre elas, pica-paus, amarelo e negro, quero-quero, joão-de-barro, tico-tico, alma-de-gato e o sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil.


Serviço 
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 - Morumbi - SP
Informações: (11) 2193.8282 - monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br  
Aberto ao público das 10h às 17h, de terça a domingo (de hora em hora)
Entrada franca


Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>