Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Palácio dos Bandeirantes expõe maquetes sobre o Japão
Março 11, 2008

O Palácio dos Bandeirantes está em cartaz com uma exposição que retrata em maquetes 15 templos e palácios japoneses construídos a partir do século V. As obras exibidas em torno de um jardim japonês criado especialmente para a mostra pertencem ao Consulado do Japão de São Paulo.

Entre as obras destacam-se as reproduções do santuário xintoísta Itsukushima, cuja construção data do século VI, e do castelo Himeji, considerado o maior e mais belo castelo de todo Japão e que levou cerca de trezentos anos para ser concluído, entre os séculos XIV e XVII. Também chama a atenção a maquete que representa o templo budista Horyuji, cuja construção, que data do ano de 607, ainda conserva parte de sua madeira original.

Estão expostas também gravuras dedicadas aos “50 anos da Bomba de Hiroshima” (1945/1995). São obras de artistas como Tomie Ohtake, Carla Petrini, Renina Katz, entre outros, que foram doadas ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo em 1996. Faz parte da mostra também uma maquete da Cúpula da Bomba Atômica (Hiroshima).

Além disso, o público poderá conhecer cerca de 30 xilogravuras japonesas do século XVII, entre elas algumas baseadas no Taiheiki (Crônica da Grande Paz), que retratam os 50 anos, de 1318 a 1367. São cenas de batalhas entre samurais. As obras também pertencem ao Acervo dos Palácios.

Para dialogar com a arte japonesa estabelecendo parâmetros comparativos, serão expostas imagens de interiores e exteriores dos palácios ocidentais. O objetivo é o de destacar as diferenças entre a arquitetura oriental e o que foi produzido no Ocidente no mesmo período, evidenciando os contrastes filosóficos e estéticos entre as duas culturas.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2.
Informações: 2193-8282 - Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas sempre em horas cheias.
Sábados, domingos e feriados, das 11, às 16h, sempre em horas cheias
Todas as visitas são acompanhadas por monitores.
Entrada franca.

Fonte: Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas