Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
ONG Banco de Alimentos oferece cursos sobre aproveitamento integral dos alimentos no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé
Setembro 09, 2015

A ONG Banco de Alimentos, em parceria com o Complexo Tatuapé, oferece uma ampla programação de palestras e oficinas gratuitas com objetivo de disseminar a cultura da alimentação saudável e sustentável. A iniciativa tem como base o conceito de aproveitamento integral dos alimentos e é promovida no espaço Oficina de Ideias, no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé. Cada encontro terá a duração de 1h30, capacidade máxima para 30 pessoas e custo simbólico de R$ 1,00. Os interessados podem se inscrever no próprio espaço ou pelos telefones (11) 3674-0080 / 9 8085-4580.

Nos meses de setembro e outubro, as palestras vão abordar temas variados como as diferenças entre aproveitamento e reaproveitamento, transtornos alimentares e a importância das fibras na alimentação. Nas Oficinas show, a equipe ensinará como preparar receitas mais saudáveis e sustentáveis. No mês de outubro, a ONG apresentará duas novidades: programação especial para o Dia das Crianças e para celebrar o Dia Mundial da Alimentação. O evento para as crianças contará com jogos criados para abordar, de forma divertida, temas como aproveitamento de alimentos e alimentação sustentável.

Pioneira no conceito de colheita urbana no Brasil, a ONG Banco de Alimentos trabalha há 16 anos para ampliar a luta contra a fome e o desperdício de alimentos. Um dos principais focos é a educação, pois a ONG acredita que ações educacionais e conscientização social são a base para acabar com a cultura do desperdício. Para atingir esse objetivo, a ONG uniu-se ao Complexo Tatuapé para oferecer cursos sobre como ter uma alimentação mais saudável e utilizar as partes não convencionais dos alimentos – como cascas, talos e folhas, que normalmente têm o lixo como destino – nas receitas do dia a dia. As atividades acontecem desde maio de 2015, no espaço Oficina de Ideias, local permanente, que foi especialmente preparado para receber os participantes.

Agenda

Setembro 2015

10 de setembro, às 15 horas: palestra "Constipação Intestinal"
12 de setembro, às 15 horas: palestra "Desvendando o mistério dos alimentos DETOX"
15 de setembro, às 15 horas: Oficina Culinária Show / Sucos sustentáveis
17 de setembro, às 19 horas: palestra "Doença Celíaca"
20 de setembro, às 15 horas: O que é sustentabilidade?
22 de setembro, às 15 horas: palestra "Aproveitamento integral com Banana"
24 de setembro, às 19 horas: palestra "Transtornos alimentares"
26 de setembro, às 15 horas: palestra "Diabete Mellitus"
29 de setembro, às 15 horas: palestra "Como cuidar do seu coração"

Outubro 2015

1º de outubro, às 15 horas: palestra "A importância da atividade física"
4 de outubro, às 15 horas: Game "Super Fibras"
6 de outubro, às 19 horas: palestra "Alimentação Funcional"
8 de outubro, às 15 horas: Game "Aprendendo com os Alimentos"
13 de outubro, às 19 horas: palestra "Técnicas de congelamento"
15 de outubro, às 15 horas: palestra "Dia Mundial da Alimentação"
17 de outubro, às 15 horas: palestra "Desperdício alimentar"
20 de outubro, às 15 horas: palestra "Metabolismo dos nutrientes"
22 de outubro, às 19 horas: palestra "Importância das fibras"
25 de outubro, às 15 horas: palestra "Como tornar uma refeição mais saudável?"
27 de outubro, às 19 horas: palestra "Aproveitamento x Reaproveitamento"
29 de outubro, às 15 horas: Oficina Culinária Show / Que tal servir uma entrada sustentável?
31 de outubro, às 15 horas: palestra "Diet x Light"

Serviço
Inscrições: (11) 3674-0080 / 9 8085-4580 (falar com Thais).
Local: Shopping Metrô Boulevard Tatuapé – 2º Piso
Endereço: Rua Gonçalves Crespo, esquina com Rua Tuiuti (integrado à Estação Tatuapé do metrô)

Sobre o Complexo Tatuapé

O Complexo Tatuapé foi criado a partir da unificação dos shoppings Metrô Tatuapé (1997) e Metrô Boulevard Tatuapé (2007). Os dois empreendimentos formam um dos maiores polos de compras, lazer e entretenimento de São Paulo e recebem cerca de 130 mil pessoas por dia. Interligado à Estação Tatuapé do metrô e da CPTM, assim como a um terminal de ônibus, o Complexo Tatuapé oferece a seus visitantes facilidades de acesso, duas praças de alimentação com capacidade para 2 mil pessoas, quase 3 mil vagas nos estacionamentos e cerca de 500 lojas. Administrado pela AD Shopping, também conta com serviços diversos, como posto da Polícia Federal, laboratório de análises clínicas e consultório odontológico.

Sobre a AD Shopping

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Com 24 anos de experiência e foco em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers, a AD administra um patrimônio de R$ 4,7 bilhões. São mais de 5 mil lojas, em 1,8 milhão de m² de área construída e 780 mil m² de área bruta locável. Visite: www.adshopping.com.br.

Sobre a ONG Banco de Alimentos

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas 42 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 21 mil pessoas.

De janeiro de 1999 até julho de 2015, o Banco de Alimentos arrecadou 5.961.484,32 quilos de alimentos – base para 55.093.927 refeições, que beneficiaram mais de 21 mil pessoas (entre crianças, jovens, adultos e idosos) por dia, evitando um grande desperdício. A ONG trabalha em três vertentes: a primeira é visando minimizar os efeitos da fome e combatendo o desperdício de alimentos por meio da colheita urbana; a segunda é pelas ações educacionais e profiláticas voltadas às comunidades atendidas, em convênio com faculdades de nutrição; e a terceira forma é levando ações e conhecimento para fora das áreas onde existe o problema concreto da fome, atingindo a sociedade como um todo, no sentido de promover uma mudança social, incentivando o fim da cultura do desperdício e promovendo a cidadania consciente.