Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cata-Bagulho faz balanço com números que impressionam
Janeiro 02, 2012

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras promoveu, por meio das 31 subprefeituras de São Paulo, 981 operações Cata-Bagulho até novembro de 2011, que resultaram no recolhimento de mais de 22 mil toneladas de objetos sem utilidade, descartados corretamente pela população.

 

Demonstrando preocupação com a conservação do espaço público e com o bem-estar da população, os serviços de Cata-Bagulho foram intensificados neste ano, atingindo o número máximo de operações efetuadas anualmente desde 2005. Para calcular a dimensão do trabalho realizado, vale destacar que o total de toneladas removidas em 2011 representa aproximadamente 19% do número contabilizado nos últimos sete anos, de 118.700 toneladas.

 

Todos os sábados, funcionários a serviço das subprefeituras percorreram as vias das programações retirando móveis e colchões velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras, entre outros itens de difícil descarte que depositados nas calçadas pelos munícipes. No mês de novembro, as cinco subprefeituras que mais recolheram materiais inservíveis foram: Lapa (149,65 toneladas), São Miguel (110,44), Itaim Paulista (110), São Mateus (105,62) e Freguesia/Brasilândia (95,53 toneladas).

 

O objetivo da operação Cata-Bagulho é impedir que os objetos sem serventia sejam depositados em margens de córregos, terrenos baldios e áreas públicas, prejudicando a limpeza urbana e contribuindo para a ocorrência de enchentes, principalmente no período de chuvas. Além disso, é importante lembrar que descarte irregular de entulho é crime passível de multa de R$ 12 mil.

 

Embora a administração pública disponibilize serviços que fazem a limpeza e manutenção da Cidade, como o Cata-Bagulho, os Ecopontos, além da varrição e da limpeza de bocas de lobo, galerias e córregos, a colaboração dos munícipes é fundamental para garantir a conservação do espaço público.

 

O munícipe que quiser se desfazer corretamente de algum objeto pode solicitar que a Subprefeitura de sua região inclua a sua rua na programação do serviço pelo telefone 156 ou comparecer a um dos 45 Ecopontos espalhados pela cidade.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>