Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

6ª Edição do projeto Balada Literária presta homenagem a Augusto de Campos
Novembro 14, 2011

Escritores da nova e madura geração já têm data marcada para encontrar o público em São Paulo. Entre os dias 16 e 20 de novembro, a 6° Balada Literária presta homenagem ao poeta, tradutor e ensaísta, Augusto de Campos, que estará presente já na abertura, ao lado de seu filho, Cid Campos, e da cantora Adriana Calcanhotto, no show “Poemúsica”. E no dia seguinte, em uma das mesas do evento, o poeta conversa com o cantor Caetano Veloso, no Centro Cultural b_arco, em um bate-papo informal mediado por Claudynei Ferreira.

“Desde o ano passado anunciamos esta celebração ao grande Augusto que, inclusive, fez 80 anos. Ele aceitou com alegria o brinde que, agora, vamos levantar para ele”, diz o escritor Marcelino Freire, criador e organizador do evento.

Entre os convidados internacionais deste ano está o biógrafo do argentino Jorge Luis Borges, Edwin Williamson, publicado pela Companhia das Letras. Na tradicional “Ressaca Literária”, o angolano Ondjaki conversa com o público.

Tom Zé e Jorge Mautner transitam entre a música e a literatura, enquanto o escritor João Gilberto Noll sobe ao palco para apresentar pela primeira vez em São Paulo a peça “Solidão Continental”, com direção de Fernanda D´umbra.

Lançando uma antologia com autores de 60 anos, a “Tão”, pela Edith, Ivana Arruda Leite, responsável pela reunião de nomes como Arrigo Barnabé e Washington Olivetto, conversa com o cartunista Laerte, que também integra a obra. Sobre o movimento literário em todo o país, Tania Rosing, criadora da Jornada Literária de Passo Fundo, fala sobre as feiras e as agruras de quem movimenta a arte pelo país.

Exposições diversas também fazem parte da programação. Virá direto de Milão o importante artista plástico pernambucano Jobalo, com a mostra de pinturas “Ao À”. O jovem artista plástico paulistano, Daniel Scandurra, é responsável pelas intervenções artísticas denominadas “Invasão Concreta” que o público encontrará durante a Balada. A escritora e artista plástica Vera Fraga apresentará a exposição “Só Vê o Ovo Quem Já o Tiver Visto”, a partir de frase de Clarice Lispector. No campo da fotografia, Isabel Santana Terron apresenta “Tempo Suspenso”, uma reunião de flagrantes de leitores mundo afora.

Uma mostra produzida por 25 cineastas pernambucanas exibe a adaptação feita em vídeo de 25 poemas do livro “As Filhas de Lilith”, da poeta pernambucana Cida Pedrosa, que dá nome ao projeto.

O universo dos quadrinhos também está sempre presente na Balada Literária. Nesta sexta edição, Lourenço Mutarelli e Rafael Coutinho conversam com Fábio Moon e Gabriel Bá, que lançam a “Daytripper”.

O encerramento fica por conta do show de Nelson Maca e o Sarau Bem Black, uma versão compacta do sucesso que acontece no Pelourinho.

Fonte: Novembro 14, 2011:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas