Atividade no Sesc Santana alia oficina e intervenções urbanas para debater o controle exercido sobre o corpo da mulher

Outubro 30, 2018

Acontecerá, no Sesc Santana, entre os dias 6 e 9 de novembro, a oficina "CORPOs MANISFESTOs", e, em conjunto, apresentações de intervenções urbanas nas proximidades da unidade, realizadas por performers do Coletivo Rubro Obsceno, que irão interagir com o público e participantes da oficina. Em um total de quatro encontros, as intervenções serão encadeadas no último dia (09), simultâneas aos "corpos manifestos" que serão criados durante a oficina. O intuito é aliar a reflexão sobre os mecanismos que exercem controle sobre o corpo das mulheres e a ocupação da cidade como lugar de inscrição de subjetividades políticas.
As intervenções aliam performance e interatividade com o público por meio de ações artísticas e políticas. A oficina CORPOs MANIFESTOs parte do ponto de reflexão tão caro para as mulheres da atualidade: ser donas de seus próprios corpos. Nessa direção, propõe que as participantes elaborem manifestos corporais mediante pesquisa das várias formas de controle que reforçam padrões e papeis sociais, e que estigmatizam, colonizam e subjugam o corpo das mulheres.
Serão debatidos temas como a hiper-sexualização das mulheres nas mídias, a publicidade e suas violências em relação à representação da mulher, o corpo produto de consumo, a religião e seus poderes cerceadores, o não direito ao aborto e a sua criminalização, a indústria da estética e os modelos impostos de beleza, o olhar fetichizado do homem sobre o corpo da mulher, a pornografia, entre outros inúmeros fatores históricos, que tiram a autonomia sobre o próprio corpo.

O Coletivo Rubro Obsceno é um grupo composto exclusivamente por mulheres artistas. Elas atuam com performance, dança e teatro, sempre discutindo sobre questões de gênero nas artes. As atuais integrantes são Leticia Olivares e Stela Fischer.

Essa atividade integra a mostra De|Generadas, que discute feminismo em suas diversas vertentes e formas de expressão desde 2015, a partir de uma programação que engloba variadas linguagens artísticas. É um projeto que parte do ponto de vista histórico da opressão sobre mulheres e do imperativo de um pensamento sobre gênero na sociedade, questionando de que modo esses temas se ligam à nossa produção cultural. Em seu quarto ano, o projeto, que se iniciou em março no Sesc Santana, retorna, de setembro a novembro, com uma vasta quantidade de shows, oficinas, intervenções, peças e bate-papos.

Serviço

Data: 06/11 a 09/11.
Horários: Terça, quarta, quinta e sexta, das 14h às 17h.
Local: Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo
Sala de Múltiplo Uso III.
*Exceto o último encontro (09), que acontecerá em ambiente externo, com ações diversas.
Não recomendado para menores de 16 anos.
Vagas: 20.

*Inscrições gratuitas na Central de Atendimento até que as vagas acabem ou até o dia da primeira aula (06/11).

Acesso para pessoas com deficiência – estacionamento – ar condicionado.

Estacionamento - R$12,00 a primeira hora e R$3,00 a hora adicional - desconto para credenciados.

Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

Fonte: amandaprado@santana.sescsp.org.br