Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
TeatroSOLO apresenta peças para um só espectador em São Paulo
Setembro 03, 2014

A Oficina Cultural Oswald de Andrade – unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove de 14 de agosto a 24 de setembro as apresentações do projeto TeatroSOLO, criação do diretor teatral e filmmaker argentino Matias Umpierrez, onde cada  montagem tem direito a apenas um espectador por vez. Os ingressos devem ser reservados no site das Oficinas Culturais.

Em sua estreia brasileira, Umpierrez (re)criará sua intervenção urbana site-specific em cinco diferentes locais de São Paulo para um único espectador por vez. A pessoa descobrirá novas perspectivas a partir destas particulares experiências teatrais, que subsistem ocultas em meio ao funcionamento habitual das locações onde acontecem e se misturam ao ritmo diário da capital paulista.

Apresentado com sucesso em países como Espanha, Argentina e Estados Unidos, o projeto remonta às práticas ancestrais de transmissão de histórias e mitos de geração a geração e as reconstrói no presente. A ideia é libertar o teatro de sua estrutura convencional, removendo a artificialidade presente nas salas de espetáculos e levando a experiência para outros espaços da cidade. O ator é movido para fora de seu contexto habitual de signos artificiais e é colocado no centro de uma cena real para desenvolver a história. Já o espectador, deixa a condição anônima e passiva e passa a ter um papel ativo durante toda a performance.
 
Nesta edição brasileira, os atores participantes foram selecionados em maio de 2014 por meio de um programa de residência artística, na qual trabalham com Matias na criação de cenas a partir de textos do próprio artista argentino. Além dos atores, o projeto inclui também residentes de produção, coordenados pela produtora Daniele Sampaio da SIM! Cultura, que acompanham todo o processo de montagem e apresentações.
 
As cinco locações do TeatroSOLO em São Paulo são: um escritório abandonado no Bairro do Bom Retiro, os bastidores do Teatro Sérgio Cardoso, uma oficina de costura também no Bom Retiro, a Pinacoteca do Estado e um apartamento de família no Bairro Campos Elísios. Cada espectador poderá solicitar a reserva de ingresso para cada locação pelo site da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Após receber a confirmação da reserva, o interessado receberá instruções específicas sobre como se dirigir para cada performance.
 
Programação por locação:
 
1. Exodus
Locação: Apartamento de família no Bairro de Campos Elísios
De 15/08 a 20/09 (sextas e sábados) das 16h15 às 21h30
Oito sessões por dia
Duração: 30 minutos
Recomendação: Acima de 18 anos
 
Sinopse: Em apenas um ano, uma família inteira se separa e desaparece, levando nada além de dois corpos perdidos no tempo e no espaço.
Elenco: Mariana Faloppa e Vera Monteiro
Residentes de produção: Gabriela Presti e Carolina Moreno
 
2. Pacto
Locação: Escritório Abandonado no Bom Retiro
De 15/08 a 20/09 (sextas e sábados) das 16h15 às 21h30
Dia 24/09 (quarta-feira) das 16h15 às 21h30
* Não haverá sessões no dia 23/08
Oito sessões por dia
Duração: 40 minutos
Recomendação: Acima de 18 anos
 
Sinopse: Os covardes não aparecem na história. Duas pessoas traçam um plano, escondidos em um falso escritório, e tentam fazer justiça por uma causa perdida.
Elenco: João Filho, Ana Paula Dias e Alexandre Vasconcelos
Residentes de produção: Elaine de Castro e André Mendes
 
3. Promessa
Locação: Oficina de costura no Bom Retiro
De 14/08 a 19/09 (quintas e sextas) das 11h às 17h15
Oito sessões por dia
Duração: 35 minutos
Recomendação: Acima de 18 anos
 
Sinopse: Uma trabalhadora aguarda que se cumpra uma velha promessa enquanto trabalha em uma oficina de costura de uma mulher oriental.
Elenco: Nadia Recioli e Érica Kou
Residentes de produção: Plínio Simões e Jô Bittencourt
 
4. Amnésia
Locação: Teatro Sérgio Cardoso
Dia 14/08 (quinta-feira) das 13h45 às 18h15
Dia 15/08 (sexta-feira) das 13h45 às 19h
De 19/08 a 25/09 (terças e quartas) das 13h45 às 19h
* Não haverá sessões nos dias 26 e 27/08
Duração: 30 minutos
Recomendação: Acima de 18 anos
 
Sinopse: O que descansa entre as cortinas da mente? Uma amnésia temporária de uma mulher faz emergir o sentido de sua própria presença no teatro.
Elenco: Tatiana de Marca
Residentes de produção: Carol Vidotti e Eduardo Colombo
 
5. Retrato
Locação: Pinacoteca do Estado de São Paulo
De 15/08 a 20/09 (sextas e sábados) das 12h às 17h15
Oito sessões por dia
Duração: 30 minutos
Recomendação: Acima de 18 anos
 
Sinopse: Uma mulher decide mudar o rumo de sua vida. Esta é a história de alguém que tenta encontrar uma saída entre os muros de um museu.
Elenco: Fernanda Machado
Residente de produção: Anna Cosenza
 

Matias Umpierrez
 
Matias Umpierrez é um artista interdisciplinar argentino que apresenta produções em formatos teatrais, audiovisuais e curatoriais, destacando-se como um dos artistas mais prolíficos de sua geração. Entre suas obras, destacam-se: "Distancia" (obra virtual para teatro, 2013), "TeatroSOLO" (intervenção Site Specific, 2013/2014), "Paisaje" (curta-metragem, 2013), "La tierra de las montañas calmas" (espetáculo teatral, 2010), "4 Mujeres Bailan" (vídeo, 2009), "Gente Favorita" (espetáculo teatral, 2008), "La flauta mágica" (ópera, 2007), "Cuionera Tropical" (performance, 2006) e "Novela" (espetáculo teatral, 2006).
 
Apresentou seus trabalhos em instituições e festivais como Museu MALBA, El Cultural San Martín, Goethe-Institut, MoMA, The Lincoln Center Film Society, Festival Internacional de Buenos Aires, Festival de Cannes e Espacio Pirineos de España, entre outros. Desde 2007 é coordenador da área de teatro do Centro Cultural Rojas, da Universidade de Buenos Aires, onde tem desenvolvido muitos projetos curatoriais promovendo obras de mais de 70 diretores argentinos e estrangeiros. Tem desenvolvido uma ampla carreira como ator no teatro e no cinema. Ministrou master classes no The Lark Theater (Nova York), no Latino International Theater Festival of New York e no MICA (Mercado de Indústrias Culturais Argentinas). Ganhou a Beca Iberescena, menção honrosa de dramaturgia do Fondo Nacional de las Artes e, em 2013, foi destacado pela BGH como um dos 100 argentinos mais inovadores.
 
Serviço

Data: De 14 de agosto a 24 de setembro

Entrada gratuita
Ingressos para todas as locações e sessões: solicitação de reservas pelo site das Oficinas Culturais por meio dos links disponíveis em http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/detalhe-programacao.php?idprogramacao=3800
Reserva limitada a 1 sessão por pessoa em cada locação. Os endereços de para onde o espectador deve se dirigir serão informados quando da confirmação da reserva.
 
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Oficinas Culturais no Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais  
OC Oswald de Andrade no Facebook: https://www.facebook.com/oficinaculturaloswalddeandrade
Twitter: @OficinaCultural