Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Dia da França em São Paulo terá apresentação de Parkour
Junho 26, 2009

Em 12 de julho será comemorado o Dia da França em São Paulo, no Parque da Água Branca. Para tal ocasião, Governo do Estado, Prefeitura e Consulado Francês prepararam uma grande festa para os paulistanos.

A partir das 8h, diversas atividades serão oferecidas, como caminhada pela inclusão, exposição de fotos sobre a cultura franco-brasileira e a abertura da “Village France”, um espaço destinado à gastronomia francesa a preços populares.

Na esfera esportiva, o destaque do encontro será o parkour, atividade tipicamente francesa que vem se popularizando em todo mundo.

Segundo Jean Wainer, um dos embaixadores do parkour no Brasil, será realizada uma clínica para iniciantes e demonstrações de profissionais. “Cerca de 300 atletas de todo o Brasil devem participar, além de dois franceses. Para os iniciantes, vamos passar noções básicas de segurança, amortecimento e impacto”.

O parkour foi criado em 1988 e teve origem no Método Natural de Educação Física, de Georges Hébert, baseando-se em dez habilidades básicas: caminhar, correr, pular, movimento quadrúpede, escalar, andar em equilíbrio, arremessar, levantar, defender-se e nadar. Esse método foi passado para os soldados na região da Indochina, durante a guerra do Vietnã.

Raymond Belle, um socorrista que posteriormente seria bombeiro da elite de Paris, passou os ensinamentos para o filho David, que viveu parte da infância adaptando seus conhecimentos à realidade urbana.

Ao longo do tempo, o jovem foi aprimorando os conhecimentos técnicos e os passando para um grupo de amigos. Os movimentos chamaram a atenção da mídia, que os procurava para matérias de TV, filmes e espetáculos. A partir daí, David deu o nome de Parkour para aquilo que fazia.

Em 2006, teve início um intercâmbio maior entre os profissionais da França e Brasil, o que colocou nosso país como uma das potências mundiais no esporte, ao lado da França, Inglaterra e Rússia. No mesmo ano, foi oficializada a Associação Brasileira de Parkour.
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas