Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Bairro da Liberdade celebra, em 21 e 22 de janeiro, Ano Novo Chinês
Janeiro 9, 2012

Pelo sétimo ano consecutivo, o Bairro da Liberdade, tradicional reduto oriental da Capital paulista, será pintado de vermelho, amarelo e dourado para receber a Festa do Ano Novo Chinês. Para celebrar a entrada do Ano do Dragão, nos dias 21 (das 11h às 20h) e 22 (das 11h às 19h) de janeiro será montado um palco na praça que leva o nome do bairro, pelo qual passarão academias de artes marciais, grupos musicais, de dança e até modelos desfilando trajes típicos de diversas dinastias chinesas. Barraquinhas de comidas típicas e artesanatos também darão o tom da festa que deve reunir mais de 150 mil pessoas.

A celebração já faz parte do calendário oficial de eventos da capital e é uma das maiores festas fora da China, ultrapassando em público as tradicionais comemorações em Londres e São Francisco (EUA). A festa é realizada pela JCI Brasil-China - entidade internacional que reúne jovens empreendedores com o objetivo de aproximar as culturas dos dois países – com o apoio do Ministério da Cultura – Lei Rouanet, Prefeitura de São Paulo, através da SPTuris, dos restaurantes Tayiang e Ping Pong, Sabesp e Sakura.

A Festa No País de Origem

O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante do calendário do país oriental. No período dos festejos, o país pára por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano. Geralmente, são realizados grandes banquetes em casa ou em restaurantes e, nestes jantares, é comum uma grande variedade de pratos, muitos a base de peixe, símbolo da fartura.

É uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos que contêm dinheiro. O momento mais esperado da comemoração é a queima de fogos de artifício que, acreditam, atrai sorte e espanta as energias negativas.

Os 12 Signos da China

Conforme a lenda, Buda queria reorganizar a nação e marcou uma reunião com o reino animal, mas somente doze deles compareceram. Por essa honra, Buda decidiu homenageá-los, dedicando um ano para cada animal, de acordo com a ordem de chegada. Cada ano é um animal, que possui características similares às pessoas nascidas nos respectivos anos.
Esses animais passaram a representar os signos, são eles: o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e o porco.

Fonte:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas