Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Distrito de Parelheiros comemora seu 184º aniversário
Maio 05, 2011

O extremo sul da Cidade está em festa! No dia 6 de maio, Parelheiros comemora mais um aniversário e o tema dos festejos deste ano será a Cultura Sertaneja de Parelheiros. Na programação constam feira de exposições, concurso cultural, desfile cívico-militar, muita música e artesanato, além das tradicionais barracas de alimentação, que ficarão montadas durante todo o final de semana da festa, na Rua Terezinha do Prado Oliveira, que ficará interditada para receber a festa entre às 8h do sábado até às 7h da segunda, para quem quiser se deliciar.

Na sexta-feira (6/5), terão início as festividades com uma sessão solene, a ser realizada no Espaço Beija-Flor, no CEU Parelheiros, às 19h. No dia seguinte (7), no mesmo local, às 16h, se inicia a programação cultural, com a apresentação do grupo teatral Heregium, que retratará um pouco da história de Parelheiros nos 60 minutos de espetáculo.

A celebração continua na segunda-feira (9), com a “I Semana Esportiva em Comemoração ao Aniversário de Parelheiros”. Até sexta- feira (13) serão realizadas as eliminatórias das modalidades de handebol, basquete e futsal, para que no sábado (14) sejam disputadas as finais, com a premiação dos campeões, vice-campeões e terceiro lugar.

Na terça-feira, 10 de maio, às 16h, o Grupo Vocacional de Dança Contemporânea do CEU Parelheiros fará uma apresentação no Espaço Beija-Flor. Na mesma data e local, inicia-se também a Exposição Cultural, onde será possível conhecer fotos e objetos antigos que retratam bem a região do extremo sul da Cidade, além de poder conferir os desenhos feitos pelos alunos do ensino fundamental das escolas da região, que participaram do concurso cultural que retratasse o tema da festa.

Na quarta-feira, o Espaço Beija-Flor recebe, às 16 horas, a apresentação teatral Circo – Teatro Ambiental Nascentes do Mono, cujos integrantes são moradores do bairro da Barragem, e que conta um pouco da história da região. O espetáculo tem duração média de 50 minutos. Fechando a semana cultural, na sexta-feira (13) às 16h, acontece no mesmo local, uma apresentação de músicas Guarani com o coral indígena da Aldeia Krukutu.

No sábado (14), além da premiação do torneio esportivo, a festa recomeça às 12h, com apresentações regionais de música e dança. Já no domingo (15), as atividades comemorativas começam a partir das 10h, com o tradicional desfile cívico-militar. As fanfarras irão se apresentar, seguidas do desfile de parelhas, charretes e carruagens. O encerramento do desfile será feito pelo Boi do Gordinho, famoso na região, acompanhado dos cavaleiros.

A programação de palco terá início às 14h, com a premiação do concurso cultural de desenho. Serão três troféus, em formato de violão, confeccionados em madeira, que serão entregues aos vencedores. Ao longo do dia, além de shows e festivais, quem comparecer ao evento poderá, gratuitamente, fazer testes de glicemia e verificar sua pressão arterial. O encerramento das comemorações, no domingo, será celebrado com a queima de fogos prevista para acontecer às das 22h.

Confira a programação completa

6 de maio

19h - abertura oficial do evento - sessão solene e ato ecumênico
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

7 de maio
16h - apresentação do grupo teatral Heregium – um pouco sobre Parelheiros (duração de 60 minutos)
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

9 a 13 de maio
Eliminatórias da I Semana Esportiva em Comemoração ao Aniversário de Parelheiros
Local: CEU Parelheiros – Rua Terezinha do Prado Oliveira

10 a 13 de maio
A partir das 12h: feira de exposições
Local: CEU Parelheiros – Rua Terezinha do Prado Oliveira

10 de maio
16h - apresentação do grupo vocacional de dança contemporânea do CEU Parelheiros (duração de 15 minutos)
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

11 de maio
16h - apresentação teatral Circo – Teatro Ambiental Nascentes do Mono (tema: a história de Parelheiros - duração de 50 minutos)
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

13 de maio
16h - apresentação de músicas guarani com o coral indígena da Aldeia Krukutu
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

14 de maio
12h - abertura da praça de alimentação e de artesanato, apresentações culturais e premiação do torneio esportivo
14h às 22h - apresentação musical com artistas locais
Local: Rua Terezinha do Prado Oliveira

15 de maio – domingo
10h - desfile cívico-militar, com as forças de segurança que atuam na região, desfile das escolas da região e desfile com cavalos
14h às 22h - premiação do concurso cultural e apresentação de artistas locais
22h - encerramento do evento com show pirotécnico
Local: Rua Terezinha do Prado Oliveira


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>