|
Áreas de Proteção Ambiental da Cidade comemoram aniversário com Plano de Manejo e novos parques Junho 15, 2011
Para festejar mais um aniversário das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) municipais de São Paulo, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, os Conselhos Gestores e a SPTuris promovem atrações musicais, oficinas de educação ambiental, passeio ciclístico, barracas de comidas típicas que valorizam a cultura da região, dentre outras atividades. A festa está marcada para este sábado (18/6), a partir das 10h, e conta com o apoio das subprefeituras Parelheiros e Capela do Socorro, das associações e comerciantes locais.
A APA Capivari-Monos comemora dez anos de criação e acaba de ganhar um plano de manejo, elaborado através de um estudo sobre vegetação, fauna e peculiaridades da área, realizado pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Os dados embasaram a formulação do documento, que oficializa diretrizes para a condução de planejamentos e projetos de preservação nos cerca de 251km² de Mata Atlântica que compõem essa enorme área verde na capital paulista.
Mais nova, a APA Bororé-Colônia completa cinco anos e está prestes a ganhar quatro parques naturais no entorno do Rodoanel Sul, como compensação ambiental. São eles: Natural Bororé, Natural Jaceguava, Natural Itaim e Natural Varginha. O plano de manejo dos parques está em fase de elaboração por uma equipe da Universidade de São Paulo (USP) e deve ser entregue ainda neste ano.
Entre as atrações culturais da festa estão o Mona Kavungo, Circo Teatro Ambiental Nascentes do Monos e o Projeto Imargem, que foram contemplados pelo Fundo Especial do Meio Ambiente (Fema) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
O passeio ciclístico sairá do CEU Parelheiros às 10h, com percurso de cerca de 20 quilômetros, e passará entre as duas APAs. Para participar é preciso fazer inscrição pelo telefone (11) 3396-3212.
Capivari-Monos
O Plano de Manejo APA Municipal Capivari-Monos será o instrumento que norteará os rumos de sua gestão daqui em diante. Construído participativamente com o Conselho Gestor e a comunidade, o plano apresenta um diagnóstico socioambiental atualizado e os programas de gestão, que priorizam as ações necessárias nas áreas de: educação ambiental, usos econômicos sustentáveis, pesquisa, proteção ambiental, recuperação ambiental e gestão da unidade. Com uma área de 251km², a APA está inserida nas Reservas da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e da Mata Atlântica, protege as cabeceiras dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e abriga remanescentes de Mata Atlântica, rios limpos e belas cachoeiras.
Sua diversidade cultural é expressiva, com a presença da comunidade indígena Guarani nas aldeias Tenondé Porã e Krukutu. Dentre suas atrações destacam-se o rio Capivari, cachoeiras como a do Sagüi e das Virgens, a vila de Evangelista de Souza, com sua estação e casas ferroviárias da década de 1930; o Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar com suas matas nebulares e campos naturais; a paisagem rural com sítios e áreas de agricultura e a peculiar Cratera de Colônia, com 3,6 quilômetros de extensão, formada pelo impacto de um corpo celeste há cerca de 30 milhões de anos.
Bororé-Colônia
Criada em 2006, a APA Bororé-Colônia tem como objetivo promover a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região, conciliando esses objetivos com a melhoria da qualidade de vida das comunidades que ali residem. A APA possui numerosas nascentes, córregos e ribeirões que drenam para as represas Guarapiranga e Billings, ambas pertencentes à Bacia do Alto Tietê, contribuindo de forma relevante com a manutenção dos mananciais e recursos hídricos que abastecem cerca de 30% da região metropolitana de São Paulo.
Situada na Zona Sul da cidade de São Paulo e distante cerca de 25 quilômetros do Centro da Cidade, a APA Bororé-Colônia tem 90km2
de extensão e uma população de cerca de 50.000 habitantes, abrangendo as subprefeituras Capela do Socorro e Parelheiros, distribuídos em cinco bairros da região, com destaque para o Bororé e Colônia Paulista. O Bororé é um dos mais peculiares bairros da Cidade e o acesso principal a ele é feito por meio de uma balsa que cruza a represa Billings. Embora seja uma península, o local é conhecido como ilha do Bororé. O bairro da Colônia Paulista, fundado em 1829 com o nome de Colônia Alemã, é um dos mais antigos focos de colonização estrangeira do Brasil. Ele abriga também diversos patrimônios históricos como o Cemitério da Colônia (1840), o mais antigo da Cidade e o primeiro protestante do País, a Casa de Taipa (1870) e a Igreja de São Sebastião (1904).
Programação
10h - Saída do Passeio Ciclístico InterApas
Oficinas de Educação Ambiental
Práticas de ioga e dança circular
Exposição/intervenção Imargem
12h - Abertura do palco e das barracas
13h - Chegada do Passeio Ciclístico InterApas
13h30 – Apresentação do Plano de Manejo da APA Capivari-Monos
14h – Mesa-Redonda – Iniciativas para o desenvolvimento sustentável e para a gestão das APAs: balanços e perspectivas Local: Espaço Beija-flor (CEU Parelheiros)
15h45 – Mesa-Redonda – Papel das APAs no Ano Internacional das Florestas Local: Espaço Beija-Flor (CEU Parelheiros)
17h30 – Exibição do filme APA Capivari-Monos: Uma História Local: Espaço Beija-flor (CEU Parelheiros)
18h30 – Solenidade
Lançamento do caderno do Plano de Manejo da APA Capivari-Monos
19h – Início das atrações culturais
- Hallo Welt
- Mona Kavungo
- Nascentes do Monos
- Escola de Samba Extremo Sul
Serviço
Festa de Aniversário das Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia Data: 18 de junho de 2011 Horário: a partir das 10h Local: Rua Terezinha do Prado Oliveira
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|