|
Parque Piqueri comemora 33 anos Abril 04, 2011
O Parque Piqueri comemora 33 anos no próximo dia 16 de abril com diversas atrações para seus freqüentadores durante todo o mês. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, através da Administração do Parque, e conta com o apoio do Núcleo de Gestão Centro Oeste 2, Academia Modella Center e da empresa Iandé Educação e Sustentabilidade.
A programação inclui oficinas temáticas de cultivo de orquídeas, mini-jardim, sabão caseiro, aulas de tai chi chuan, yoga, pilates, hapki–do, palestras, cenário interativo de moradia sustentável, contação de histórias, apresentação de teatro e grupo de serestas, trilha monitorada e varal de poesias.
Além disso, haverá a inauguração do Espaço Educador no dia 16, que oferecerá uma área interativa na administração destinada aos visitantes, escolas e grupos interessados em conhecer a história do parque, fauna, flora e as atividades que são oferecidas.
Localizado na região centro-oeste da cidade de São Paulo, o Parque dispõe de uma área de 97.200 m² e conta com infraestrutura de pista de cooper, campo de futebol de areia, áreas de estar, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, conchas de bocha, lago e bosque de leitura.
A fauna é composta por 82 espécies inventariadas com 4 endêmicas de mata atlântica: o periquito-rico, o pica-pau-anão-de-coleira, arredio-pálido e a saíra-da-mata. Podem ser encontradas aves rapinantes como gavião-carijó, falcão-de-coleira e carrapateiro e aves aquáticas como o socó-dorminhoco, a garça-branca-grande e pequena, biguás, irerês, martim-pescador-grande e o verde.
A história do Parque Piqueri é fortemente ligada ao Rio Tietê. O curso do rio adentrava a área original da Chácara do Piqueri antes de sua retificação, por volta de 1950. Hoje ainda pode-se visitar um ancoradouro construído no local.
O Parque está localizado na Rua Tuiuti, 515, Tatuapé e funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 18h. Informações através do telefone 2097-2213.
Programação do mês de aniversário
Terça-feira, 5/4
9h às 11h - Oficina de Estêncil (Para crianças)
13h às 16h - Oficina de Estêncil (Para adultos)
Quinta-feira, 7/4
13h às 17h - Moradia Mais Sustentável
Sábado, 9/4
8h às 9h - Aula de Yoga
9h às 10h - Aula de Pilates
Domingo, 10/4
9h às 11h - Oficina de Cultivo de Orquídeas
11h às 11h30 - Espetáculo “Estou Solo” com o Palhaço Joel
Terça-feira, 12/4
10h - Oficina de Sabão Caseiro utilizando óleo de cozinha
Sábado, 16/4
11h - Comemoração: 33 anos do Parque do Piqueri
Inauguração do Espaço Educador
Domingo, 17/4
8h às 10h30 - Aula de Tai Chi Chuan
10h30 Aula de Hapki-Do
10h30 Palestra: Tietê: Cadê o Rio que Estava Aqui?
11h às 12h - Trilha Monitorada pelo Parque do Piqueri
Domingo, 24/4
8h às 10h30 - Aula de Tai Chi Chuan
11h às 13h - Poetas e Seresteiros – Varal de poesias
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|