Alessandra Leão retoma web série Acesa com mestres da cultura popular e live no Instagram

Outubro 20, 2020

A compositora, cantora, percussionista e produtora pernambucana Alessandra Leão retoma a web série Acesa, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, lançada em março e interrompida pela pandemia de covid-19. O retorno foi marcado por Mestre Barachinha, do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires (PE). O episódio já pode ser acessado no canal de Youtube de Alessandra.

O próximo, no dia 21, é com Aurinha do Coco, também pernambucana, só que de Olinda, seguida pela paulista Mãe Marilda Soliano, no dia 28. Em novembro, no dia 4, estará disponível o Derivas, um episódio bônus, que traz as percepções dos criadores do projeto. A série finaliza em um vídeo com Luiz Soliano, ainda com data a ser definida. Entre a publicação dos episódios, a artista realiza live em seu Instagram, no dia 22, às 18h, com Odete de Pilar e Mestra Ana do Coco, que também participaram do projeto.

Acesa parte do processo criativo para o novo disco de Alessandra. Inspirada pelo livro de artista Cidade Passo, da artista visual Vânia Medeiros, Alessandra reuniu um grupo formado pelo músico, arranjador e produtor Caçapa, o cineasta Luan Cardoso, a atriz e dramaturga Luciana Lyra, além de Vânia Medeiros. Juntos, criaram uma série de 15 episódios-encontros com mestras, mestres, músicos e líderes religiosos, ligados às tradições do Coco, Ciranda, Maracatu de Baque Solto, Jurema, Umbanda e Candomblé.

Cada encontro teve como única regra acontecer caminhando em deriva, sem trajeto pré-determinado, com ponto de partida escolhido e trajeto conduzido pelo convidado. Segundo Alessandra, Acesa é um convite a um estado de presença. “A música é o fio condutor de cada conversa. A deriva revela que não há fronteiras entre poesia, música e dança; entre o que é da fé e o que é da festa; entre o corpo e a cidade”, explica. “Penso na música como algo sagrado, seja dentro do ambiente religioso, seja nos terreiros da rua, em um show, em casa. Gosto do sagrado que ilumina a alma pela fé e pela festa”, diz. “A arte ligada às diferentes tradições me ensina desde muito tempo o quão fortalecedor é brincar juntos, como isso nos mantém de pé, como é profundo e potente.”

O próximo episódio a subir no canal, no dia 21, é com a pernambucana, de Olinda, Aurinha do Coco, que para Alessandra tem uma voz que abre caminhos. “Sua música, suas composições, seu jeito de cantar, Aurinha é mestra das grandes. Mestra minha”, afirma. “Seu nome e canto são um grito.” A artista conta que a caminhada das duas aconteceu no dia em que Acesa começou a ir para o mundo: “achei simbólico. Achei lindo celebrar com ela, passinho depois do outro. Começamos juntas uma nova temporada de encontros e luzes acesas no peito”.

Sobre Mãe Marilda Soliano, de São Paulo e convidada do episódio do dia 28, Alessandra define como presença luminosa e mulher imensa. Vó Maria Conga, Oxalá, Iemanjá, Baiana, Marinheiro, Pomba-Gira, Caboclo. “Marilda é um pouco de cada entidade. É guia, zeladora, é serenidade e firmeza, professora, mansidão que corre profunda”, diz. “Todo dia aprendo um pouquinho a ser filha. Filha de Santo. Filha no Santo. Sigo aprendendo com muito orgulho a ser filha de santo de Mãe Marilda Soliano.”

No dia 4 de novembro, o público acompanha as experiências e percepções de cada um dos artistas que estiveram à frente do projeto: Alessandra, Caçapa, Luan, Luciana e Vânia. Todos, ao longo do processo, criaram cadernos de campo com objetos encontrados pelo caminho, pensamentos, ideias, vivências, que estarão presentes em Deriva, um episódio bônus. Por fim, Acesa encerra com um vídeo de Luiz Soliano, ainda com data a ser confirmada.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se interrelacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

Serviço

Rumos Itaú Cultural 2017-2018
Web série Acesa

Outubro
Dia 21: Aurinha do Coco
Dia 28: Mãe Marilda Soliano

Novembro
Dia 4: Derivas

Onde: https://www.youtube.com/user/alessandraleao

Live com Odete de Pilar e Mestra Ana do Coco
Dia 22 de outubro, às 18h
Onde: https://www.instagram.com/alessandra_leao/

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
https://open.spotify.com/user/itaucultural