Alessandra Leão retoma web série Acesa com mestres da cultura popular e live no Instagram

Outubro 20, 2020

A compositora, cantora, percussionista e produtora pernambucana Alessandra Leão retoma a web série Acesa, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, lançada em março e interrompida pela pandemia de covid-19. O retorno foi marcado por Mestre Barachinha, do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires (PE). O episódio já pode ser acessado no canal de Youtube de Alessandra.

O próximo, no dia 21, é com Aurinha do Coco, também pernambucana, só que de Olinda, seguida pela paulista Mãe Marilda Soliano, no dia 28. Em novembro, no dia 4, estará disponível o Derivas, um episódio bônus, que traz as percepções dos criadores do projeto. A série finaliza em um vídeo com Luiz Soliano, ainda com data a ser definida. Entre a publicação dos episódios, a artista realiza live em seu Instagram, no dia 22, às 18h, com Odete de Pilar e Mestra Ana do Coco, que também participaram do projeto.

Acesa parte do processo criativo para o novo disco de Alessandra. Inspirada pelo livro de artista Cidade Passo, da artista visual Vânia Medeiros, Alessandra reuniu um grupo formado pelo músico, arranjador e produtor Caçapa, o cineasta Luan Cardoso, a atriz e dramaturga Luciana Lyra, além de Vânia Medeiros. Juntos, criaram uma série de 15 episódios-encontros com mestras, mestres, músicos e líderes religiosos, ligados às tradições do Coco, Ciranda, Maracatu de Baque Solto, Jurema, Umbanda e Candomblé.

Cada encontro teve como única regra acontecer caminhando em deriva, sem trajeto pré-determinado, com ponto de partida escolhido e trajeto conduzido pelo convidado. Segundo Alessandra, Acesa é um convite a um estado de presença. “A música é o fio condutor de cada conversa. A deriva revela que não há fronteiras entre poesia, música e dança; entre o que é da fé e o que é da festa; entre o corpo e a cidade”, explica. “Penso na música como algo sagrado, seja dentro do ambiente religioso, seja nos terreiros da rua, em um show, em casa. Gosto do sagrado que ilumina a alma pela fé e pela festa”, diz. “A arte ligada às diferentes tradições me ensina desde muito tempo o quão fortalecedor é brincar juntos, como isso nos mantém de pé, como é profundo e potente.”

O próximo episódio a subir no canal, no dia 21, é com a pernambucana, de Olinda, Aurinha do Coco, que para Alessandra tem uma voz que abre caminhos. “Sua música, suas composições, seu jeito de cantar, Aurinha é mestra das grandes. Mestra minha”, afirma. “Seu nome e canto são um grito.” A artista conta que a caminhada das duas aconteceu no dia em que Acesa começou a ir para o mundo: “achei simbólico. Achei lindo celebrar com ela, passinho depois do outro. Começamos juntas uma nova temporada de encontros e luzes acesas no peito”.

Sobre Mãe Marilda Soliano, de São Paulo e convidada do episódio do dia 28, Alessandra define como presença luminosa e mulher imensa. Vó Maria Conga, Oxalá, Iemanjá, Baiana, Marinheiro, Pomba-Gira, Caboclo. “Marilda é um pouco de cada entidade. É guia, zeladora, é serenidade e firmeza, professora, mansidão que corre profunda”, diz. “Todo dia aprendo um pouquinho a ser filha. Filha de Santo. Filha no Santo. Sigo aprendendo com muito orgulho a ser filha de santo de Mãe Marilda Soliano.”

No dia 4 de novembro, o público acompanha as experiências e percepções de cada um dos artistas que estiveram à frente do projeto: Alessandra, Caçapa, Luan, Luciana e Vânia. Todos, ao longo do processo, criaram cadernos de campo com objetos encontrados pelo caminho, pensamentos, ideias, vivências, que estarão presentes em Deriva, um episódio bônus. Por fim, Acesa encerra com um vídeo de Luiz Soliano, ainda com data a ser confirmada.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se interrelacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

Serviço

Rumos Itaú Cultural 2017-2018
Web série Acesa

Outubro
Dia 21: Aurinha do Coco
Dia 28: Mãe Marilda Soliano

Novembro
Dia 4: Derivas

Onde: https://www.youtube.com/user/alessandraleao

Live com Odete de Pilar e Mestra Ana do Coco
Dia 22 de outubro, às 18h
Onde: https://www.instagram.com/alessandra_leao/

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
https://open.spotify.com/user/itaucultural

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php