Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saúde alerta que mau humor pode ser doença
Novembro 30, 2010

Dificuldades em sentir prazer, mau humor repentino, estresse, pavio curto e um leve pessimismo podem ser alertas de que algo está errado, mas nem sempre representam um quadro grave ou alarmante. Segundo o psiquiatra Ricardo Moreno, do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, para que esses sintomas sejam diagnosticados como doenças ou síndromes é necessária uma ampla avaliação médica.

"Não podemos confundir o mau humor normal com um problema crônico, ou seja, com uma doença que afeta a pessoa por diversos dias seguidos", alerta o especialista do Instituto de Psiquiatria do HC. Segundo ele, é natural que, de vez em quando, as pessoas apresentem uma ligeira variação de humor, e isso só deve preocupar quando o quadro permanecer por 15 dias ou mais.

A síndrome conhecida como distimia é a que mais confunde alguns mal humorados, que pensam estar doentes sem, necessariamente, estar. "Isso ocorre porque a distimia não precisa de um gatilho bem definido para aparecer", explica Ricardo Moreno. A distimia é uma forma de depressão mais leve, que atinge 5% da população mundial, e se manifesta por sintomas como: baixa auto-estima, situações de desamparo, baixa tolerância, excesso de melancolia, irritabilidade e alterações constantes de pensamento. "São sintomas de intensidade mais leve se comparado com episódios depressivos, mas que atormentam a pessoa por dezenas de dias seguidos", explica.

Quando não tratada e controlada, a distima leva à depressão aguda em 80% dos casos. "A maior incidência é no 'adulto jovem', entre 20 e 25 anos, pois além de ser o período mais produtivo da vida, a personalidade da pessoa já se formou", observa. 

O indivíduo com distimia não é impedido de realizar atividades do dia-a-dia, como trabalhar ou estudar. Ao contrário, ele deve tentar manter suas tarefas. Entretanto, um fator importante para diagnosticar a síndrome está no caso do paciente apresentar queda de rendimento nas atividades diárias. "Esses sintomas permanecem a maior parte do tempo e causam prejuízo e sofrimento para o indivíduo, em nível psicológico, nos relacionamentos e na vida profissional", afirma.

Importância do diagnóstico

O psiquiatra alerta que, assim como algumas pessoas se dizem distímicas sem serem, muitos também ignoram a doença acreditando estar apenas mal humoradas. "Caso haja frequência nos sintomas e crie-se a suspeita da síndrome, a melhor opção é buscar o auxílio de um especialista", adverte Moreno, lembrando que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento.

A distimia não tem cura, mas como qualquer outro tipo de depressão, pode ser controlada. O tratamento é duradouro, à base de medicamentos e abordagens psicológicas e psicoterapêuticas. "Mesmo que o indivíduo venha a ter uma melhora significante, é importante persistir no tratamento, para evitar o aparecimento de novos episódios", esclarece.

Da Secretaria da Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>