Além de aulas de dança e ilustração, a programação do Itaú Cultural para as crianças, agora também tem classes de teatro

Julho 28, 2020

O IC para Crianças é uma alternativa para as famílias se divertirem, criada pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, neste período de isolamento social. Online e gratuito, como toda a programação da instituição, o projeto reúne semanalmente, desde maio, aulas de dança, às quartas-feiras e domingos, ilustração, ás terças-feiras e quintas-feiras. Também pensando no entretenimento lúdico para os pequenos, a partir do dia 1 de agosto, o Núcleo de Artes Cênicas se junta ao projeto e passa a promover aulas de teatro, aos sábados. Todos os vídeos são postados sempre às 11h nos dias estipulados para cada atividade no site e no YouTube da organização.

Nesta semana começa uma nova temporada das aulas de ilustração: terças-feiras com a ilustradora de livros infantis e integrante do coletivo BabaYaga de criação literária, Marcia Misawa, e quintas-feiras com o artista visual, educador e autor do livro Como Desenhar um Dinossauro, Jonas Meirelles.

Marcia começa no dia 28 de julho, propondo o tingimento de um filtro de café com efeito aquarelado para fazer borboletas e flores. Na classe seguinte, dia 4 de agosto, a professora ensina a fazer tinta aquarela com alimentos como repolho roxo, cúrcuma, espinafre e beterraba. Em sua estreia, no dia 30 de julho, Meirelles utiliza a técnica de frotagem, que consiste em descobrir imagens no papel por meio de objetos ou superfícies que tenham relevo ou textura. No dia 6 de agosto, ele constrói um catálogo de criaturas em que é possível trocar seus corpos e pés, criando inúmeras possibilidades.

As classes de dança seguem com o professor de artes, bailarino e ator Felipe Cirilo, no dia 29 de julho. Ele compartilha como fazer um rolamento e uma brincadeira com apenas uma sacolinha plástica. Ainda ensina a localizar o úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo e falanges. No dia 5 de agosto, Felipe convida o pessoal de casa a cuidar do próprio espaço e ainda improvisa uma dança com borboletas nos dedos. A co-criadora da Companhia Giz de Cena, Gisele Penafieri, foca, no dia 2 de agosto, no aprendizado dos ossos e suas formas. Ela propõe percutir o corpo percebendo os ossos e viajando para dentro das formas anatômicas para em seguida colocá-las em movimento de fora para dentro.

A novidade da semana, que entra no IC para Crianças por 10 sábados seguidos, é a aula de teatro, idealizada pelo Núcleo de Artes Cênicas da organização e ministrada por Thaís Póvoa. Ela é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em Artes Cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP), e, há anos, desenvolve o seu trabalho voltado para crianças e adolescentes. Em sua primeira aparição nos palcos da escola cênica virtual do Itaú Cultural, as crianças são convidadas a usar a imaginação para criar e transformar os objetos de suas casas. Os vídeos são acessíveis em Libras e contam com legendas.

Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre os professores

Felipe Cirilo é professor de artes, bailarino e ator. Licenciado em dança pela Faculdade Paulista de Artes (FPA), é diretor e bailarino da Asili Coletiva e performer no Núcleo Aqui Mesmo, tem ampla experiência no ensino de dança para crianças, jovens e adultos. Foi artista-orientador na Escola Viva de Artes Cênicas e ministrou a formação dos professores de artes da rede municipal, ambos em Guarulhos. Atualmente é artista-orientador no Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Gisele Penafieri é artista, educadora de dança e co-criadora da Companhia Giz de Cena de dança e música para crianças. Formada na primeira turma de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, é professora do ensino fundamental.

Jonas Meirelles é desenhista e trabalha com educação há cinco anos. Já expôs seu trabalho em galerias e revistas. Atua com ilustração, cinema e é autor do livro Como desenhar um dinossauro, de 2019.

Marcia Misawa é ilustradora de livros infantis e gosta de explorar a materialidade do livro como parte da narrativa. Tem pós-graduação em Formação Ética, mora nos Estados Unidos e faz parte do coletivo BabaYaga de criação literária.

Thaís Póvoa é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em Artes Cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP). Sua trajetória artística no teatro é permeada pela criação de diversas obras voltadas à infância e juventude e pelos seus trabalhos em arte-educação realizados com crianças e adolescentes.

Serviço
IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Os vídeos são postados às 11h

Aulas de ilustração
Marcia Misawa - dias 28 de julho e 4 de agosto (terças-feiras)
Jonas Meirelles – dias 30 de julho e 6 de agosto (quintas-feiras)

Aulas de dança
Felipe Cirilo – dia 29 de julho e 5 de agosto (quartas-feiras)
Gisele Penafieri – dia 2 de agosto (domingo)

Aulas de Teatro
Thaís Póvoa – a partir do dia 1 de agosto (sábado)
Livre para todos os públicos, porém, voltado para crianças de 10 a 12 anos.

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural