Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

HC-SP inaugura moderno serviço de radioterapia
Julho 28, 2008.

Equipamentos modernos e reformas no serviço de radioterapia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) garantirão melhor tratamento radioterápico para pacientes com câncer, provenientes do sistema público de saúde. O novo serviço de radioterapia do Instituto de Radiologia (InRad) do HC foi inaugurado oficialmente hoje.

A Fundação Faculdade de Medicina, que administra a FMUSP, e o governo do Estado de São Paulo, investiram quase R$ 4 milhões nas modernizações, concluídas neste ano. O setor atenderá os pacientes em tratamento nos demais institutos do complexo HC.

O setor recebe três novos equipamentos chamados aceleradores (um aparelho de G Doppler de 15 e 6 Megaeletrovolts (MeVs) e dois com 6 MeVs) e um aparelho utilizado na braquiterapia. Todos são empregados no tratamento do câncer.

Especialistas afirmam que o aparato tecnológico eleva significativamente o padrão de qualidade e de sofisticação do atendimento da radioterapia do HC, pois as novas técnicas permitem ação mais concentrada sobre o tumor, poupando os tecidos normais.

“Assim, aumentamos o índice de cura, de controle local, e os pacientes têm muito menos seqüelas”, afirma o professor Wladimir Nadalin, diretor do serviço de radioterapia do HC.

O diretor informa que um desses novos aceleradores estará exclusivamente dedicado à radiocirurgia e à radioterapia com Intensidade Modulada de Feixe de Radiação (IMRT). “Em conjunto com a neurocirurgia do HC, realizamos o primeiro procedimento de radiocirurgia em instituição pública, para tratamento de tumores cerebrais, malignos ou benignos e, apesar da nossa alta demanda, estabelecemos um novo padrão de atendimento no serviço público”, enfatiza.

Custo elevado – A médica Rosângela Villar destaca que a técnica de radiocirurgia restringe o tratamento ao tumor e possibilita mais precisão na aplicação da dose. Como o procedimento é inovador, existe em poucos hospitais privados do Brasil.

“Com os novos equipamentos ainda poderemos aplicar a IMRT, um recurso de radioterapia que desvia ainda mais o feixe de radiação dos tecidos normais que estão em volta, concentrando a dose apenas sobre a lesão e poupando os órgãos”, explica a médica. No caso de lesões cerebrais, até hoje, a técnica só era empregada em hospitais privados, por elevado custo.

A radiocirurgia é indicada para tratar malformações arteriovenosas inoperáveis, metástases cerebrais, vários tipos de câncer e algumas doenças benignas. Ou seja, casos cuja lesão é bem pequena e apresenta comportamento pouco agressivo.

Outro ganho com essa atualização está no ensino na FMUSP. “Somos um dos poucos centros do Brasil que formam físicos especializados em radioterapia na área médica”, informa o professor Nadalin.

Fonte: Agência Imprensa Oficial.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas