|
Prefeitura assume administração da Feira da Madrugada Novembro 25, 2010
A Prefeitura de São Paulo assumiu nesta terça-feira (23/11) a administração do Pátio do Pari, importante ponto do centro da Cidade que abriga atualmente a Feira da Madrugada e Hortifruti.
O controle passou para a Administração Municipal após o prefeito de São Paulo sancionar por meio de decreto a guarda provisória da área, que anteriormente era gerida pela União. A intenção do prefeito é implementar um projeto que fomente o comércio e o desenvolvimento econômico e social da região.
"Esse será um projeto muito importante. Nós temos como meta melhorar as condições dos milhares de profissionais que trabalham nesta área. Isso sem falar nas pessoas que vão para o Pátio consumir os produtos comercializados por lá. Por tudo isso, a nossa responsabilidade é muito grande", disse o prefeito.
O objetivo desta ação é melhorar as condições de trabalho, segurança, circulação, higiene, instalações e serviços prestados no local. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, ela beneficiará tanto os comerciantes quanto os freqüentadores e compradores, originários de várias regiões do Estado e do Brasil.
"Os comerciantes entenderam e estão colaborando. Isso é muito importante. Tenho certeza de que, dentro de pouco tempo, as pessoas que vêm ao Pari comprar seus produtos vão perceber que haverá uma integração melhor de esforços e uma melhoria naquela região", afirmou.
Segundo o decreto assinado pelo prefeito, a área de 136.876m² do Pátio do Pari será avaliada pelos próximos 90 dias pelas Secretarias Municipais de Coordenação das Subprefeituras e de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. "Por ser uma área muito grande, iremos identificar se é possível construir um projeto mais amplo que possa requalificar a região. Tudo isso está sendo discutido com os comerciantes e com a população para que a gente possa avançar", explicou o prefeito.
A área do Pátio do Pari estava sob o controle do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), representado pela Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU/SP). A União já expressou a intenção de ceder a posse definitiva do Pátio do Pari à Prefeitura após os três meses de controle do Município.
Orientação e informação
As ações da Prefeitura no Pátio do Pari começaram desde 1 hora desta terça-feira (23/11). "Nosso objetivo básico é tranqüilizar não só os comerciantes do local como também e principalmente os consumidores. Em média, 25 mil pessoas freqüentam diariamente o local. Queremos ter nesses três meses uma tranqüilidade absoluta", afirmou o secretário municipal da Coordenação das Subprefeituras.
Segundo ele, o projeto para o Pátio do Pari estará adequado a outros planos urbanísticos elaborados pela Prefeitura. "Esta área será adequada à reurbanização do Parque Dom Pedro, à demolição dos edifícios São Vito e Mercúrio e às operações urbanas Lapa-Brás e Mooca-Vila Carioca".
Requalificação e crédito
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também destacou a requalificação profissional dos trabalhadores do Pátio do Pari. "Um dos projetos importantes é entrar ali com agência de micro-crédito, com o Banco do Povo, com a São Paulo Confia, com parcerias com o Sebrae, e transformar aqueles comerciantes em micro-empresários individuais", completou.
O secretário reforçou a intenção da Prefeitura em fomentar a interligação dos principais centros populares de comércio do Centro da Cidade de São Paulo. "Esse é um projeto mais amplo e que prevê a construção de um circuito de shoppings populares que vai atingir não só a região do Brás, mas também a do Bom Retiro".
1º Expo Painel
Antes de anunciar que a Prefeitura assumiu a administração da Feira da Madrugada, no Pátio do Pari, o prefeito abriu o 1º Expo Painel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A palestra teve como objetivo discutir as experiências do uso do Painel de Monitoramento da Situação da Saúde na cidade, além de avaliar a atuação dos serviços da SMS em São Paulo.
"Esse encontro é mais um avanço que temos no âmbito da Saúde em São Paulo. São eventos que nos proporcionam condições de melhorar a qualidade de atendimento e capacitar melhor os profissionais desse setor", disse o prefeito, que estava acompanhado pelo secretário municipal de Saúde.
FOTOS
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser Luiz Guadagnoli/Secom.
Foto 1: Durante evento da Secretaria de Saúde, o prefeito anunciou que a Prefeitura passou a administrar o Pátio do Pari
Foto 2: Ao lado do Secretário da Saúde, prefeito explicou que a iniciativa é fomentar o comércio e o desenvolvimento econômico e social da região
Foto 3: O prefeito participou na manhã desta terça da abertura do 1º Expo Painel da Secretaria Municipal de Saúde
VÍDEO
Arquivo de vídeo (em formato .wmv) deste evento
ÁUDIO
Arquivo de áudio (em .mp3) deste evento
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|
|