Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria da Saúde mobiliza São Paulo para o Dia Mundial de Luta contra a Aids
Dezembro 01, 2011

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro, um grande laço vermelho – símbolo da luta contra a Aids – será afixado na área externa do edifício Itália. O local também será um dos pontos de distribuição de preservativos e materiais informativos.

 

Essa iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) partiu de um convite da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids).

 

Este ano o foco da Campanha do Ministério da Saúde são os jovens, especialmente os gays e as mulheres. Em diversos locais da Cidade, haverá testagem rápida para diagnóstico do HIV.

 

A luta contra a Aids na cidade de São Paulo será lembrada também com o projeto Saúde Ilumina!. Desde ontem, o Monumento às Bandeiras, os arcos do viaduto do Chá, o Obelisco e a Ponte Estaiada serão iluminados de vermelho. “Esta é uma forma simbólica de reforçar a importância dos cuidados à saúde e os desafios frente a Aids e demais DSTs. O acesso ao diagnóstico precoce, aos preservativos e a todas as formas de prevenção é condição fundamental para o controle da doença. Embora os números demonstrem redução de novos casos, a Aids ainda não tem cura e há novas infecções  todos os dias”, afirma o médico Celso Galhardo Monteiro, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde.

 

No dia de hoje a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) será palco de uma das ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids e sediará uma campanha de prevenção às DSTs/Aids, com a distribuição de 50 mil preservativos masculinos e 8 mil adesivos de vidro com o slogan “Juntos na Luta contra a Aids”.

 

O Poupatempo Itaquera também será ponto de realização de teste rápido, distribuição de preservativos e material educativo, além de orientação de profissionais de saúde.

 

Programa Municipal de DST/Aids

 

O Programa Municipal de DST/Aids acompanha, atualmente, 43.870 pacientes na Capital. Destes, 15.660 fazem uso de antirretrovirais.

 

Os serviços municipais especializados em DST/Aids atendem gratuitamente, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A população pode realizar consultas, exames para hepatite, sífilis e HIV (metodologia convencional e rápida), além de retirar camisinhas, material educativo e kits de redução de danos para usuários de drogas injetáveis.

 

Confira a programação desta quinta-feira

 

Afixação do laço vermelho gigante na área externa do Edifício Itália

Local: Avenida São Luiz, 50

Horário: 10h às 12h30

 

Seminário de Pesquisas em DST/Aids no 1º andar do Edifício Itália, com apresentação de três pesquisas sobre DST/Aids no Município: Percepção Social da Aids no Município de São Paulo, Fatores que interferem na busca precoce e tardia do acompanhamento assistencial do usuário soropositivo para o vírus HIV e Avaliação da Transmissão Vertical do HIV no Estado de São Paulo. Distribuição de folders com dados epidemiológicos e da pesquisa de percepção da Aids na cidade de São Paulo, lacinhos vermelhos e preservativos nos arredores do edifício. Haverá distribuição de lacinhos vermelhos e preservativos aos presentes.

 

Campanha de Prevenção às DST/Aids na Ceagesp, com distribuição de preservativos masculinos por agentes e técnicos de prevenção do PM DST/Aids e Serviço de Assistência Especializada – Lapa e exposição de banner com o laço vermelho na torre do relógio.

Horário: das 9h às 16h.

 

 

Realização de testes rápidos para diagnóstico do HIV no Poupatempo Itaquera e divulgação dos serviços por agentes e técnicos de prevenção do PM DST/Aids e dos serviços da Zona Leste.

Horário: das 10h às 16h.

 

Divulgação de vinheta sobre prevenção às DST/Aids nas Redes Sociais do PM DST/Aids, na Rede São Paulo Saudável e nos televisores dos ônibus municipais. As vinhetas foram realizadas com o apoio da ONG Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (EPAH).

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>