Acadêmicos discutem a São Paulo do século XVIII Julho 12, 2011
Para comemorar o terceiro centenário da elevação da Vila de São Paulo à categoria de cidade, promovida por Dom João V, então rei de Portugal, a Biblioteca Mário de Andrade apresenta um ciclo de conferências sobre o tema. Com o nome A São Paulo do Século XVIII: de Vila a Cidade, o projeto promove no auditório, a partir do dia 12, sempre às terças feiras, encontros gratuitos com antropólogos, historiadores, arquitetos e musicólogos.
Segundo o sociólogo José de Souza Martins, idealizador do evento e palestrante da conferência Metamorfoses da São Paulo dos Setecentos: Ser Cidade no Trópico de Capricórnio, a ideia é convidar profissionais de várias áreas para analisarem aspectos da então recém-entitulada cidade segundo suas perspectivas de atuação. O sociólogo conta, por exemplo, quais serão os pontos enfocados em sua apresentação. “Vou chamar atenção para os pequenos fatos relativos ao cotidiano da população paulistana naquela época”, diz ele. “Com o título de cidade, São Paulo passou a ter bispo (tardiamente), e pôde se transformar na cabeça da capitania.”
Martins explica que, naquele tempo, ninguém podia prever o futuro da região. “O crescimento de uma cidade depende de um conjunto de fatores e até mesmo de acidentes históricos. Há 300 anos, ninguém poderia saber que a antiga vila se tornaria essa metrópole de hoje”, afirma.
Serão realizadas duas palestras por dia. Participam também do projeto a historiadora Marisa Midori Deaecto, a antropóloga Fraya Frehse, o musicólogo Régis Duprat e os arquitetos Benedito Lima de Toledo e Nestor Goulart Reis. O público será convidado a interagir por meio de perguntas e comentários.
Programação
Arquitetura e Urbanismo Com Benedito Lima de Toledo e Nestor Goulart Reis.
Lima de Toledo fala sobre a configuração urbana da cidade de São Paulo
no século XVIII e Goulart Reis, das formas do traçado urbano e das casas.
Dia 12, das 19h às 21h
Cotidiano e Transição Histórica
Com Fraya Frehse e José de Souza Martins.
Fraya analisa a São Paulo do século XVIII no imaginário fotográfico do
início do século XX e Souza Martins, as metamorfoses da São Paulo dos
setecentos: ser cidade no Trópico de Capricórnio.
Dia 19, das 19h às 21h
Música e Leitura
Com Marisa Midori Deaecto e Regis Duprat.
Marisa aborda o tema Nos desvãos das livrarias religiosas: livros e
censura na São Paulo setecentista e Duprat enfoca a música na São Paulo
Colonial.
Dia 26, das 19h às 21h
Serviço
Biblioteca Mário de Andrade Endereço: Rua da Consolação, 94, Consolação Telefone: 3256-5270
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|