Acadêmicos discutem a São Paulo do século XVIII Julho 12, 2011
Para comemorar o terceiro centenário da elevação da Vila de São Paulo à categoria de cidade, promovida por Dom João V, então rei de Portugal, a Biblioteca Mário de Andrade apresenta um ciclo de conferências sobre o tema. Com o nome A São Paulo do Século XVIII: de Vila a Cidade, o projeto promove no auditório, a partir do dia 12, sempre às terças feiras, encontros gratuitos com antropólogos, historiadores, arquitetos e musicólogos.
Segundo o sociólogo José de Souza Martins, idealizador do evento e palestrante da conferência Metamorfoses da São Paulo dos Setecentos: Ser Cidade no Trópico de Capricórnio, a ideia é convidar profissionais de várias áreas para analisarem aspectos da então recém-entitulada cidade segundo suas perspectivas de atuação. O sociólogo conta, por exemplo, quais serão os pontos enfocados em sua apresentação. “Vou chamar atenção para os pequenos fatos relativos ao cotidiano da população paulistana naquela época”, diz ele. “Com o título de cidade, São Paulo passou a ter bispo (tardiamente), e pôde se transformar na cabeça da capitania.”
Martins explica que, naquele tempo, ninguém podia prever o futuro da região. “O crescimento de uma cidade depende de um conjunto de fatores e até mesmo de acidentes históricos. Há 300 anos, ninguém poderia saber que a antiga vila se tornaria essa metrópole de hoje”, afirma.
Serão realizadas duas palestras por dia. Participam também do projeto a historiadora Marisa Midori Deaecto, a antropóloga Fraya Frehse, o musicólogo Régis Duprat e os arquitetos Benedito Lima de Toledo e Nestor Goulart Reis. O público será convidado a interagir por meio de perguntas e comentários.
Programação
Arquitetura e Urbanismo Com Benedito Lima de Toledo e Nestor Goulart Reis.
Lima de Toledo fala sobre a configuração urbana da cidade de São Paulo
no século XVIII e Goulart Reis, das formas do traçado urbano e das casas.
Dia 12, das 19h às 21h
Cotidiano e Transição Histórica
Com Fraya Frehse e José de Souza Martins.
Fraya analisa a São Paulo do século XVIII no imaginário fotográfico do
início do século XX e Souza Martins, as metamorfoses da São Paulo dos
setecentos: ser cidade no Trópico de Capricórnio.
Dia 19, das 19h às 21h
Música e Leitura
Com Marisa Midori Deaecto e Regis Duprat.
Marisa aborda o tema Nos desvãos das livrarias religiosas: livros e
censura na São Paulo setecentista e Duprat enfoca a música na São Paulo
Colonial.
Dia 26, das 19h às 21h
Serviço
Biblioteca Mário de Andrade Endereço: Rua da Consolação, 94, Consolação Telefone: 3256-5270
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|