Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Rede Municipal ganha Academia Estudantil de Letras Luis Fernando Veríssimo
Setembro 29, 2011

Nesta quinta-feira (29/9), será fundada a 18ª Academia Estudantil de Letras (AEL) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A partir de agora, Luis Fernando Veríssimo, considerado um dos maiores cronistas da atualidade, irá se encontrar todo mês com imortais da literatura, representados por 18 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Abrão de Moraes, na AEL que levará o seu nome.

A gestação da AEL Luis Fernando Veríssimo começou em março deste ano, quando os alunos foram convidados a participar de rodas de leitura, encenações teatrais, além de estudos sobre a literatura brasileira e internacional. Após seis meses de muitos estudos, chega a hora de 18 jovens moradores do bairro Arthur Alvim, na zona Leste, vestirem seus mantos azuis com frisos dourados e assumirem a cadeira de seus escritores preferidos.

São Paulo, cidade acadêmica

Nas academias estudantis, os escritores atendem por outro nome. Na nova AEL, Manuel Bandeira é Laís, William Shakespeare é Beatriz Emanuele, J.K. Rowling é Yanka e Veríssimo, agora, é Caio Cezar. A Rede Municipal de Ensino tem hoje mais de mil alunos acadêmicos, com idade entre 8 e 15 anos, e cada um representa um autor diferente.

Os jovens ocupam uma cadeira permanente em sua AEL, tornando os escritores imortais. Os acadêmicos possuem suplentes, alunos mais novos que frequentam os encontros desde os primeiros anos do Ensino Fundamental para um dia substituírem seus colegas quando estes deixarem a escola, depois de formados. Juntos, fazem leituras, apresentações de música e teatro, debates, e, uma vez por mês, cada acadêmico apresenta a vida e a obra de seu autor. “A ideia é tornar a escola um local de efervescência literária”, explica Maria Sueli Fonseca Gonçalves, criadora do projeto.

Passados cinco anos de projeto, os professores notam que os estudantes têm mais que o interesse despertado pela literatura de grandes autores. Eles passam a criar a própria obra, a praticar o hábito da disciplina do estudo e desenvolvem o protagonismo infanto-juvenil, promovendo um processo crescente de autoconfiança.

Serviço

Fundação AEL Luís Fernando Veríssimo
Data: 29 de setembro
Horário: 9h
Local: CEU Tiquatira
Endereço: Rua Kampala, 220, Jardim América da Penha


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>