Rede Municipal ganha Academia Estudantil de Letras Luis Fernando Veríssimo Setembro 29, 2011
Nesta quinta-feira (29/9), será fundada a 18ª Academia Estudantil de Letras (AEL) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A partir de agora, Luis Fernando Veríssimo, considerado um dos maiores cronistas da atualidade, irá se encontrar todo mês com imortais da literatura, representados por 18 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Abrão de Moraes, na AEL que levará o seu nome.
A gestação da AEL Luis Fernando Veríssimo começou em março deste ano, quando os alunos foram convidados a participar de rodas de leitura, encenações teatrais, além de estudos sobre a literatura brasileira e internacional. Após seis meses de muitos estudos, chega a hora de 18 jovens moradores do bairro Arthur Alvim, na zona Leste, vestirem seus mantos azuis com frisos dourados e assumirem a cadeira de seus escritores preferidos.
São Paulo, cidade acadêmica
Nas academias estudantis, os escritores atendem por outro nome. Na nova AEL, Manuel Bandeira é Laís, William Shakespeare é Beatriz Emanuele, J.K. Rowling é Yanka e Veríssimo, agora, é Caio Cezar. A Rede Municipal de Ensino tem hoje mais de mil alunos acadêmicos, com idade entre 8 e 15 anos, e cada um representa um autor diferente.
Os jovens ocupam uma cadeira permanente em sua AEL, tornando os escritores imortais. Os acadêmicos possuem suplentes, alunos mais novos que frequentam os encontros desde os primeiros anos do Ensino Fundamental para um dia substituírem seus colegas quando estes deixarem a escola, depois de formados. Juntos, fazem leituras, apresentações de música e teatro, debates, e, uma vez por mês, cada acadêmico apresenta a vida e a obra de seu autor. “A ideia é tornar a escola um local de efervescência literária”, explica Maria Sueli Fonseca Gonçalves, criadora do projeto.
Passados cinco anos de projeto, os professores notam que os estudantes têm mais que o interesse despertado pela literatura de grandes autores. Eles passam a criar a própria obra, a praticar o hábito da disciplina do estudo e desenvolvem o protagonismo infanto-juvenil, promovendo um processo crescente de autoconfiança.
Serviço
Fundação AEL Luís Fernando Veríssimo Data: 29 de setembro Horário: 9h Local: CEU Tiquatira Endereço: Rua Kampala, 220, Jardim América da Penha
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|