|
Rede Municipal ganha Academia Estudantil de Letras Luis Fernando Veríssimo Setembro 29, 2011
Nesta quinta-feira (29/9), será fundada a 18ª Academia Estudantil de Letras (AEL) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A partir de agora, Luis Fernando Veríssimo, considerado um dos maiores cronistas da atualidade, irá se encontrar todo mês com imortais da literatura, representados por 18 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Abrão de Moraes, na AEL que levará o seu nome.
A gestação da AEL Luis Fernando Veríssimo começou em março deste ano, quando os alunos foram convidados a participar de rodas de leitura, encenações teatrais, além de estudos sobre a literatura brasileira e internacional. Após seis meses de muitos estudos, chega a hora de 18 jovens moradores do bairro Arthur Alvim, na zona Leste, vestirem seus mantos azuis com frisos dourados e assumirem a cadeira de seus escritores preferidos.
São Paulo, cidade acadêmica
Nas academias estudantis, os escritores atendem por outro nome. Na nova AEL, Manuel Bandeira é Laís, William Shakespeare é Beatriz Emanuele, J.K. Rowling é Yanka e Veríssimo, agora, é Caio Cezar. A Rede Municipal de Ensino tem hoje mais de mil alunos acadêmicos, com idade entre 8 e 15 anos, e cada um representa um autor diferente.
Os jovens ocupam uma cadeira permanente em sua AEL, tornando os escritores imortais. Os acadêmicos possuem suplentes, alunos mais novos que frequentam os encontros desde os primeiros anos do Ensino Fundamental para um dia substituírem seus colegas quando estes deixarem a escola, depois de formados. Juntos, fazem leituras, apresentações de música e teatro, debates, e, uma vez por mês, cada acadêmico apresenta a vida e a obra de seu autor. “A ideia é tornar a escola um local de efervescência literária”, explica Maria Sueli Fonseca Gonçalves, criadora do projeto.
Passados cinco anos de projeto, os professores notam que os estudantes têm mais que o interesse despertado pela literatura de grandes autores. Eles passam a criar a própria obra, a praticar o hábito da disciplina do estudo e desenvolvem o protagonismo infanto-juvenil, promovendo um processo crescente de autoconfiança.
Serviço
Fundação AEL Luís Fernando Veríssimo Data: 29 de setembro Horário: 9h Local: CEU Tiquatira Endereço: Rua Kampala, 220, Jardim América da Penha
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|