A Arte de Amar: curso online desvenda o amor a partir de sua representação na arte e filosofia

Agosto 07, 2020

O amor, em suas mais diversas formas, será a temática de um curso inédito de crítica da arte. Ministrado por Magnólia Costa, doutora em filosofia e especialista em arte francesa do século XVIII e em pintura de paisagem franco-italiana do século XVII, o curso A Arte de Amar pretende investigar como o amor é representado em obras de arte ao longo da história.


Crédito: Joaquim Alves Gaspar

Com início em 10 de agosto, as aulas, transmitidas ao vivo pelo aplicativo Zoom, serão realizadas às segundas-feiras com duas opções de horário: das 15h às 16h30 e das 19h às 20h30. Professores e estudantes terão 50% de desconto no investimento. As inscrições podem ser feitas aqui.

De acordo com a idealizadora do curso, colocar o amor como tema de estudo foi uma maneira de fazer resistência a um momento de carência de afeto. “A meu ver, o mundo vem experienciando uma saturação de sentimentos e ações opostas ao amor. Há uma abundância de intolerâncias, violência e falta de cuidado. O curso foi pensado para que esse sentimento, representado como uma entrega de si mesmo a algo ou alguém, volte a fazer parte da nossa rotina”, diz Magnólia.

Ao longo das 14 aulas, a professora quer desvendar como o amor pertence à arte assim como a arte é fruto do amor e do desejo de fruir a beleza nas mais diversas formas. Inspirando-se no poeta Ovídio, cujo poema A Arte de Amar nomeia o curso, e nas ideias do filósofo francês Roland Barthes, as aulas trarão reflexões filosóficas sobre esse sentimento para apoiar análises de obras de arte de vários momentos históricos e de diversos locais do mundo que remetam à alegria de amar, não somente um ser, mas o próprio amor.

As análises passarão por esculturas, pinturas, obras literárias e fotografias de nomes como Robert Mapplethorpe, Marina Abramovic, Louise Bourgeois, Marcel Duchamp, Guimarães Rosa, Mario de Andrade, Gabriel García Márquez, William Shakespeare, entre outros grandes representantes das artes. Para o estudo filosófico, a professora escolheu pensadores como Platão, Baruch de Espinosa, Georges Bataille e Herbert Marcuse.

Segundo a idealizadora, o curso é voltado para aqueles que se interessam por arte, literatura e filosofia, não sendo necessário conhecimento prévio além de disposição para pensar de acordo com conceitos filosóficos e, o mais importante, ter a mente aberta.

Além disso, como política institucional, o curso terá metade de suas vagas reservadas para professores e estudantes, que contam com desconto de 50% no pagamento.

Para ingressar na sala online, os inscritos receberão um link da Plataforma Zoom momentos antes do início da aula. Após o encontro de cada semana, a aula ficará disponível por mais sete dias e, ao final do curso, os alunos receberão um certificado de participação.

Sobre Magnólia Costa

Doutora, mestre, bacharel e licenciada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Magnólia Costa concentrou suas pesquisas em Estética, se especializando em arte francesa do século XVIII e em pintura de paisagem franco-italiana do século XVII. Com 25 anos de experiência em ensino, a profissional atuou em museus como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), no corpo docente da Escola do MASP, e no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) onde chefiou o Setor de Pesquisa e Publicações e ocupou o cargo de Relações Institucionais, em que segue ministrando cursos de história da arte. Além disso, também implementou a disciplina Crítica de Arte na Faculdade em Artes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde atuou por dez anos como professora titular. Entre suas pesquisas atuais, destacam-se a arte relacional, a ação dos museus no contexto geopolítico, as relações entre arte e natureza, a arte produzida por mulheres e sua presença nas instituições artísticas.

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php

Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php