Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte divulga nota oficial sobre o sedentarismo e a relação direta com a obesidade em crianças.
Março 21, 2013

Recentemente foi veiculada em um importante programa televisivo de variedades uma matéria muito interessante sobre o problema do sobrepeso e obesidade nas crianças brasileiras. Nessa matéria, foram fornecidos números muito contundentes, que mostram claramente que nos últimos 20 anos praticamente triplicou o percentual de crianças brasileiras que estão acima do peso, tendo o Brasil atingido índices percentuais muito semelhantes aos dos Estados Unidos da América.

A matéria enfatiza os problemas para a saúde infantil gerados por uma alimentação inadequada, rica em calorias, gordura e sal. E associa esse tipo de alimentação – pouco saudável, por sinal – a uma maior possibilidade de desenvolver precocemente algumas doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes, o colesterol elevado e a obesidade.

Entretanto, como sociedade médica, é nosso dever alertar a população para os efeitos deletérios da falta de atividade física – o sedentarismo. Estudos científicos das principais universidades e centros de Medicina do Esporte aplicada à Pediatria, publicados a partir da década de 90, identificaram em diferentes países do mundo as características associadas ao sobrepeso e obesidade infantis. E demonstraram que a característica mais fortemente ligada ao aumento do peso nas crianças era o sedentarismo. Em outras palavras, as crianças aumentam de peso mais por serem sedentárias do que por se alimentarem inadequadamente.

Desta forma, ao mesmo tempo que parabenizamos os meios de comunicação pelo bom trabalho que têm desempenhado na conscientização da população sobre a sua saúde, recomendamos também que seja sempre enfatizado o papel da prática regular de exercícios como instrumento de promoção da saúde.

Atenciosamente,
Diretoria 2011/2013 da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte

Fonte: Vanessa Mastro - Assessora de Imprensa/SBMEE


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas