Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
As diversas facetas de Roland Barthes em exposição da Casa das Rosas
Junho 19, 2015

Em 2015, Roland Barthes, um dos mais importantes pensadores franceses do século XX, faria cem anos. Para comemorar, a Universidade de São Paulo (USP) organiza um Colóquio Internacional entre os dias 23 a 26 de junho, além da exposição Roland Barthes plural, a partir de 23 de junho, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura.

Pesquisadores vindos de várias partes do Brasil e de países como França, Bélgica, Reino Unido, Espanha e Argentina discutirão a obra influente e múltipla de Barthes, que transitou pela semiologia, pela filosofia e pela crítica literária.

Aqueles que não se inscreveram para o colóquio, poderão aproveitar a programação aberta ao público que conta com eventos artísticos em torno da obra de Barthes. No dia 24, às 19h, o diretor Helder Mariani, juntamente com os atores Daniel Kronenberg e Katia Naiane, farão uma leitura dramática de trechos das peças Improvisos da Alma, de Eugène Ionesco, e Fragmentos de um discurso amoroso, de autoria de Teresa de Almeida, baseada na obra homônima de Barthes. No dia 25, às 19h, a Casa das Rosas sedia o lançamento do número especial sobre Barthes da Revista Criação & Crítica, da USP, e de livros de especialistas brasileiros sobre a obra do crítico francês. No encerramento, dia 26, às 18h20, haverá o show do grupo Les Serges, de canções populares francesas. Para mais informações sobre o colóquio, acesse o site https://barthesplural2015.wordpress.com/

A partir do dia 23 de junho, o museu inaugura a exposição Roland Barthes plural, do qual serão exibidas imagens, textos e vídeos do pensador, com curadoria de Rodrigo Fontanari, curadoria adjunta de Gisela Bergonzoni e a assistente de curadoria Juliana Bratfisch. Entre os destaques da mostra dividida em três espaços, estarão alguns dos livros e revistas de fotografia que Barthes usou na elaboração de A câmara clara (1980), livros da biblioteca do poeta Haroldo de Campos com dedicatórias de Barthes e documentários sobre a obra do autor.

Na primeira sala, que dá nome a exposição, será mostrada a pluralidade de quem foi Barthes, diante das diversas áreas que transitou, como escrita, fotografia, crítica literária e teatral e semiologia. O público poderá conhecer uma faceta desconhecida do pensador, a de pintor amador, através de suas aquarelas, que ilustram as capas de suas obras publicadas no Brasil pela editora Martins Fontes.
Na segunda sala, o espaço será dedicado a fotografia, do qual serão exibidos um conjunto de fotos inéditas, revistas e livros que inspiraram Barthes para a composição de A câmera clara.

Para finalizar, apesar de Barthes nunca ter visitado o Brasil, sua obra ganhou muitos admiradores no país, como o poeta Haroldo de Campos. Assim, a terceira sala da exposição é inspirada em um encontro entre essas duas icônicas figuras em 1969 em Paris. No espaço, estará exposto o livro Sade, Fourier, Loyola (1971) com uma dedicatória à Haroldo de Campos e alguns livros que pertencem ao acervo da Casa das Rosas, com anotações e grifos do poeta brasileiro sobre a obra barthesiana.

Serviço

Exposição Roland Barthes Plural
De 23 de junho a 20 de setembro de 2015
Curadoria: Rodrigo Fontanari
Curadoria adjunta: Gisela Bergonzoni
Assistente de curadoria: Juliana Bratfisch.
Entrada gratuita.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br