Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Gilberto Kassab, Eduardo Jorge e Zeca RudgeFoi inaugurada, hoje, em Pinheiros, a primeira "passarela verde" da cidade
Novembro 14, 2008

Gilberto Kassab participou hoje (14/11), junto a Zeca Rudge, vice-presidente de Pessoas, Comunicação e Sustentabilidade do Unibanco, da inauguração da primeira "passarela verde" de São Paulo. Instalada próximo da ponte Eusébio Matoso, a obra, que tem 95 metros de comprimento, liga as praças Eugene Boudin e Antonio Sabino, em Pinheiros (Zona Oeste).

A obra, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Subprefeitura Pinheiros, e o Unibanco, custou R$ 1,267 milhão, incluindo a reforma das praças e o aluguel de uma passagem provisória montada sobre a avenida Eusébio Matoso durante os quatros meses de execução da obra. O valor foi totalmente investido pelo Unibanco, cuja sede fica ao lado da passarela.

O projeto está embasado em conceitos de sustentabilidade e de educação ambiental em toda a área. Seguem esse conceito características como o telhado verde que retém as impurezas do ar e reduz o calor urbano; piso de borracha produzido com reciclagem de pneus; calçamento do entorno permeável, que colabora para o escoamento da água; coletores de recicláveis para a separação dos resíduos, dentre outras.

Aspectos de inclusão também foram adotados, como o piso de borracha para pessoas com deficiência e dois elevadores que garantirão acesso às pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes. As laterais dos elevadores foram construídas com ecoplacas, chapas planas fabricadas com a reciclagem de tubos de pasta de dente.

Marcelo Todescan, o arquiteto responsável pelo projeto, disse que a obra "foi um desafio que o Banco deu para a gente: como revitalizar e trazer vida para este local que era tão deteriorado, desordenado e caótico?". Segundo Todescan, o conceito todo, que contemplava as exigências de sustentabilidade feitas pelo Unibanco, foi desenvolvido em quatro dias. "Todos os materiais utilizados foram ecologicamente corretos, na parte social foram selecionadas pessoas de famílias com uma ética responsável, as plantas são exemplares da mata atlântica original da região, para trazer a fauna de volta, e reordenar para que o ser humano que habita este espaço de São Paulo possa usá-lo de uma forma mais organizada, mais agradável apesar do fluxo intenso de carros".

O aspecto educativo também foi considerado pelos projetistas: "Muita gente nunca viu um painel solar acender uma lâmpada". Os painéis de bambu "pretendem demonstrar que é viável usar esse tipo de material em um lugar como este".

Kassab salientou a importância da parceria entre a Prefeitura e o banco, e enfatizou ainda que a sustentabilidade é uma marca de sua gestão. "Durante os próximos quatro anos vamos trabalhar muito em cima desta questão para que tenhamos uma cidade cada vez mais voltada para a sustentabilidade e, com isso, melhorar a questão do meio ambiente da cidade", disse ele.

Por último, o prefeito destacou o termo de conduta recentemente acordado entre a Prefeitura e o Ministério Público, que garantirá que futuras administrações garantam a manutenção dos equipamentos públicos.

Clique e assista o vídeo dos principais momentos do evento.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]


Warning: Undefined variable $db in /home/sponline/public_html/reportagens/passarelaverde2008nov14inauguracao.php on line 93

Outras notícias

Itaú Cultural Play estreia mostra Travessias, com filmes de realizadores trans e travestis de diferentes regiões do país.
Com curadoria de Alice, presidente da Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA), a seleção reúne cinco filmes, entre ficções, documentários e trabalhos experimentais.

Claudia Palma, Armando Aurich e Ana Mondini reestreiam Miêdka – Uma Metáfora do Encontro na Funarte.
Criação coreográfica de 2023 ocupa o Complexo Cultural da Funarte SP dentro do projeto "Ser Tempo", que traz ainda residência artística, bate-papo e mesas de discussão sobre dança e etarismo.

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, apresentações do Palhaço Espirro, Cia Chalupa, Cia Tempo e da La Churry, a palhaça de Barcelona.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de setembro.

Poesia para ouvir e brincar: Alegria Alegria Alegria, Viva a Poesia reúne teatro, música e brincadeiras voltadas às crianças.
Poemas de Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, José Paulo Paes, Fernando Paixão e Mário Quintana ocupam o Teatro Studio Heleny Guariba numa experiência lúdica e envolvente.

Parlapatões apresenta a 7ª edição da Palhaçada Geral.
A programação é totalmente gratuita e traz 14 dias de palhaçaria, em espetáculos, apresentações variadas, shows, debates e oficinas. O festival mostra a diversidade da cena contemporânea, com 47 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos.

+ Mais notícias

Mais Ofertas