Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Gilberto Kassab, Eduardo Jorge e Zeca RudgeFoi inaugurada, hoje, em Pinheiros, a primeira "passarela verde" da cidade
Novembro 14, 2008

Gilberto Kassab participou hoje (14/11), junto a Zeca Rudge, vice-presidente de Pessoas, Comunicação e Sustentabilidade do Unibanco, da inauguração da primeira "passarela verde" de São Paulo. Instalada próximo da ponte Eusébio Matoso, a obra, que tem 95 metros de comprimento, liga as praças Eugene Boudin e Antonio Sabino, em Pinheiros (Zona Oeste).

A obra, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Subprefeitura Pinheiros, e o Unibanco, custou R$ 1,267 milhão, incluindo a reforma das praças e o aluguel de uma passagem provisória montada sobre a avenida Eusébio Matoso durante os quatros meses de execução da obra. O valor foi totalmente investido pelo Unibanco, cuja sede fica ao lado da passarela.

O projeto está embasado em conceitos de sustentabilidade e de educação ambiental em toda a área. Seguem esse conceito características como o telhado verde que retém as impurezas do ar e reduz o calor urbano; piso de borracha produzido com reciclagem de pneus; calçamento do entorno permeável, que colabora para o escoamento da água; coletores de recicláveis para a separação dos resíduos, dentre outras.

Aspectos de inclusão também foram adotados, como o piso de borracha para pessoas com deficiência e dois elevadores que garantirão acesso às pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes. As laterais dos elevadores foram construídas com ecoplacas, chapas planas fabricadas com a reciclagem de tubos de pasta de dente.

Marcelo Todescan, o arquiteto responsável pelo projeto, disse que a obra "foi um desafio que o Banco deu para a gente: como revitalizar e trazer vida para este local que era tão deteriorado, desordenado e caótico?". Segundo Todescan, o conceito todo, que contemplava as exigências de sustentabilidade feitas pelo Unibanco, foi desenvolvido em quatro dias. "Todos os materiais utilizados foram ecologicamente corretos, na parte social foram selecionadas pessoas de famílias com uma ética responsável, as plantas são exemplares da mata atlântica original da região, para trazer a fauna de volta, e reordenar para que o ser humano que habita este espaço de São Paulo possa usá-lo de uma forma mais organizada, mais agradável apesar do fluxo intenso de carros".

O aspecto educativo também foi considerado pelos projetistas: "Muita gente nunca viu um painel solar acender uma lâmpada". Os painéis de bambu "pretendem demonstrar que é viável usar esse tipo de material em um lugar como este".

Kassab salientou a importância da parceria entre a Prefeitura e o banco, e enfatizou ainda que a sustentabilidade é uma marca de sua gestão. "Durante os próximos quatro anos vamos trabalhar muito em cima desta questão para que tenhamos uma cidade cada vez mais voltada para a sustentabilidade e, com isso, melhorar a questão do meio ambiente da cidade", disse ele.

Por último, o prefeito destacou o termo de conduta recentemente acordado entre a Prefeitura e o Ministério Público, que garantirá que futuras administrações garantam a manutenção dos equipamentos públicos.

Clique e assista o vídeo dos principais momentos do evento.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Cia Paulicea homenageia João das Neves em espetáculo no Teatro de Arena.
Com músicas originais e elenco plural, montagem celebra a vida e obra de João das Neves e seu legado libertário para a cena brasileira.

Espetáculo infantil Procurando Luiz celebra 10 anos em cartaz com temporada gratuita no Teatro Arthur Azevedo.
Com direção de Gustavo Kurlat e texto de Paulo Rogério Lopes, espetáculo do Grupo Cena Teatral é inspirado o universo poético da obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Centro de Música Brasileira recebe recital de piano com Isabella Perazzo e Jordan Alexander.
O evento acontece no dia 30 de agosto, às 18h, e é gratuito.

Reestreia de Quando Ismália Enlouqueceu tem lançamento de livro sobre o grupo As Tias.
Com poemas interpretados e musicados do romantismo e parnasianismo brasileiros, espetáculo volta em cartaz dia 12 de setembro no Teatro Paulo Eiró e segue em circulação pela Biblioteca Mário de Andrade, Teatro Flávio Império, Centro Cultural da Penha e Centro Cultural da Diversidade.

Festival transforma a Praça Charles Miller em encontro de culturas do mundo inteiro.
Evento gratuito e pet friendly oferece tour por 50 países, com mais de 300 pratos típicos, num cenário icônico e afetivo da cidade paulistana.

+ Mais notícias

Mais Ofertas