Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(myLogs/logLeituras201910.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 79

Os sanduíches são febre em São Paulo
Por Jade Petronilho.
Maio 15, 2008.

Comer hambúrguer é um hábito bastante freqüente na cidade de São Paulo. Não importa a hora do dia e lá estão as "hamburguerias" sempre lotadas! Seus públicos são diversos e, por isso, ao mesmo tempo em que são cenários de refeições familiares, recebem grupos de jovens que buscam saciar a fome pré ou pós-noitada.
As casas de hambúrguer podem ser consideradas uma verdadeira mania paulistana. Comumente os chefs não se intimidam ao ousar em receitas inovadoras que atraem uma grande quantidade de curiosos que não pretendem ficar somente no convencional.
Algumas há tempos já bastante tradicionais na cidade, outras aos poucos conquistando seus espaços... mesmo com um gigantesco número de estabelecimentos especializados na comercialização de hambúrguer, todas têm vez e juntas, transformam São Paulo na capital dos bons sanduíches preparados "no capricho".

Na Matriz Hamburgueria Paulista, o hambúrguer pode ser feito à base de picanha, fraldinha, calabresa, frango ou bacalhau. Lá os clientes podem adicionar aos seus lanches os ingredientes que mais lhe agradam e tais opções de acompanhamento incluem cogumelos, queijo, bacon e outros. Podendo ser servidos no prato ou no pão, para não excluir os que preferem manter a dieta, existem também versões light no menu.
As batatas fritas da Matriz são preparadas artesanalmente, seus pães especialmente elaborados pela Galeria dos Pães (famoso empório da cidade) e sua maionese possui a coloração verde porque, na preparação, são adicionadas ervas naturais que dão essa cor à ela.
Além de estampar em seu nome, sua decoração traz imagens de ícones da cidade e em alguns pratos, faz homenagens com mini-bandeiras do Estado - o que deixa claro que São Paulo é muito bem quisto pelos idealizadores do local.

A Lanchonete da cidade, muito conhecida por seus sanduíches embalados em forma de bombom, acaba de inaugurar uma nova unidade e, em breve, contará com uma terceira.
A casa vende a idéia de "novos sanduíches" que são preparados "como antigamente" e é por seguir essa linha que não erram ao incrementar ou modificar o que é tradicional.
Do Vira-lata (cachorro quente com molho de gorgonzola e vinagrete) até o Chic (hambúrguer de salmão defumado, maionese com cream chesse, pepino e endívias no pão preto), os pratos fazem o gosto de qualquer um e também podem contar com a adição de "complementos" como queijos especiais, salada, bacon, ovo frito, queijo da casa, cebola na chapa, “omeletinho” etc.

O Baby Burger destaca-se muito principalmente por ser a única hamburgueria no Brasil a servir somente hambúrgueres feitos com carne orgânica. Sendo assim, todos os sanduíches são exclusivos da casa porque têm um sabor particular.
Podem ser feitas combinações com várias espécies de ingredientes como molho barbecue, bacon, maionese, Catupiry, cogumelo etc.
Suas carnes são da qualidade "Organic beef Friboi" que tem como diferencial manter o gado em condições melhores do que o comum; os mesmos se alimentam de pasto adubado de maneira orgânica e, quando necessário, são até tratados com homeopatia - o que distingui sua carne das demais.

O restaurante Hooters, que possui mais de 400 lojas espalhadas pelo mundo, também é sucesso por aqui; o clima descontraído e festivo do local tem tudo a ver com a cidade que transborda diversão e boa gastronomia.
Muito famoso por suas "asinhas de frango", o estabelecimento também chama a atenção dos amantes dos sanduíches. Sempre servidos por lindas garçonetes – algo que colabora para o sucesso do local -, os hambúrgueres da rede são preparados com carne bovina, fazendo jus ao cardápio originalmente americano.
O hambúrguer que leva o nome do próprio restaurante é constituído por 220g de carne, alface, tomate, picles, cebola roxa e nele ainda podem ser adicionados cogumelo, pimentão, bacon, cebola e queijo; já o House burguer consiste em: hambúrguer de fraldinha, alface americana, tomate, queijo e molho barbecue; ambos vêm acompanhados por fritas.

A rede The Fifties, que está no Brasil há mais de 15 anos, acaba de introduzir novas opções para seus sanduíches como, por exemplo, acrescentar ao hot-dog até dezoito “incrementos”.
Para acompanhar os lanches, é possível somar creme de milho, salada, cheddar, queijo ou queijo light, creme de queijos, molho tártaro, ovo, maionese ou maionese light, vinagrete e outros.
O The Fifties possui em torno de seis lanches exclusivos, dentre eles o Pic Burger que é feito com hambúrguer de picanha, alface e cebolas picadas, queijo e molho especial, o Onion Burger (hambúrguer de maminha com creme de queijos e onion ring num pão de hambúrguer em versão integral), o Baby Back Burger (hambúrguer de costela de porco, molho barbecue, queijo prato derretido e pão especial) e o Cheeselight (100g de hambúrguer com maionese light, queijo prato light, alface, tomate e pão integral).

A Round Hamburgueria é realmente diferente do costumeiro, pois sua decoração e estrutura são baseadas em um ring de luta esportiva de boxe.
Todos seus lanches acompanham o que é chamado de "batatas round" que, na verdade, é uma porção de batatas fritas com queijo parmesão ralado.
Alguns dos batizados como "campeões" (especialidades da Round) são: Milanesa Round (Hambúrguer à milanesa, Caturipy, alface, rodelas de tomate com orégano e maionese no pão francês), Duplo Cheese Salada Roud (dois hambúrgueres de 100g grelhado no Char-Broiler, queijo prato derretido, tomate com orégano, alface e maionese), Supremo Round (150g de hambúrguer, queijo cheddar, cebola frita, maionese e bacon) e o Triplo Cheese Round (hambúrguer grelhado, queijos cheddar, prato e Catupiry, maionese e rodelas de tomate com orégano).

Inaugurada no ano de 2007, a Chip´s Burger possui um cenário particular que faz com que seus clientes se sintam em um ambiente similar ao das hamburguerias americanas dos anos 50.
Na hamburgueria, o freqüentador pode montar seu próprio sanduíche com as combinações que bem entender. Dentre as opções de hambúrguer, estão os feitos de carne tradicional, picanha, calabresa, salmão, carne seca, frango ou vegetariano. Ela possui também o "menu kids" que dá às crianças opções melhores adaptadas em termos de tamanho e gostos.

O Road Burger, em sua decoração e ambiente, faz o estilo texano da década de 1930. Além de também possuir menu para crianças e deixar que o cliente use a criatividade para montar os lanches, o cardápio traz nomes e receitas bastante curiosos e que se destacam, principalmente, por esses detalhes.
O sanduíche Royal Enfield, por exemplo, é um hambúrguer de lingüiça calabresa com cebolas fritas, queijo Emmenthal e molho mexicano no pão francês (acompanhado por onion rings); o Harley Davidson - um dos carros chefe da casa - consiste em 160g de hambúrguer de picanha grelhado, queijo cheddar, alface, tomate caqui e maionese no pão de hambúrguer (acompanhado de baked potato).

AChapa, instalada na cidade há mais de 40 anos, continua mantendo sua clientela fiel e, atualmente, já conta com quatro lojas pela cidade.
Para as opções de hambúrgueres, os clientes contam com o de carne tradicional (110g), de calabresa (130g), picanha (140g) ou fraldinha (200g) - conhecido por Monster Burger e que, apesar do tamanho, tem a importante diferença de possuir 50% menos gordura do que os hambúrgueres comuns.

O Big X-Picanha que agora possui seis lojas na capital, tem hambúrgueres de picanha, salmão, frango, calabresa e vegetariano, todos de 150g. Como opcionais, traz no menu : palmito, Catupiry, queijo cheddar, queijo provolone, bacon, ovo, califórnia, alface, cebola frita e quatro queijos.

Endereços:

Matriz Hamburgueria Paulista
Rua Doutor Mário Ferraz, 404.
Itaim Bibi
(11) 3167-0678

Lanchonete da Cidade (Unidade I)
Alameda Tietê, 110.
Jardim Paulista
(11) 3086-3399

Lanchonete da Cidade (Unidade II)
Rua Macuco, 355.
Moema
(11) 3569-8252

Baby Burger
Avenida Vereador José Diniz, 1.001.
Alto da Boa Vista
(11) 5548-8230

Hooters Brasil
Rua José Guerra, 111.
Chácara Santo Antônio
(11) 5181-3879

The Fifties (Funchal)
Rua Funchal, 345.
Vila Olímpia
(11) 3842-2636

The Fifties (Villaboin)
Praça Villaboin, 77
Higienópolis
(11) 3666-7362

Round Hamburgueria
Rua Germano Ulbrich, 17.
Morumbi
(11) 3746-0840

Chip's Burger
Rua Doutor César, 888.
Santana
(11) 2099-2803

Road Burger
Rua Ibipetuba, 200.
Mooca
(11) 6161-8176

AChapa
AChapa (Aclimação)
Rua Heitor Peixoto, 478.
Aclimação
(11) 3277-6866

AChapa (Paraíso)
Alameda Santos, 24.
Paraíso
(11) 3289-0011

Big X-Picanha
Big X-Picanha (Pinheiros)
Rua Henrique Schaumann, 656.
Pinheiros
(11) 3064-7122

Big X-Picanha (Centro)
Praça Ramos de Azevedo, 131.
Centro
(11) 9656-3576

Big X-Picanha (Santana)
Avenida Luiz Dumont Villares, 1316.
Santana
(11) 3658-3594

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]


Warning: mysql_connect(): Access denied for user 'sponline_db'@'localhost' (using password: YES) in /home/sponline/public_html/reportagens/sampaonlineDB.php on line 7

Desculpe não poder atender sua solicitação. O Banco de Dados está inacessível. Estamos aguardando que a Locaweb normalize o acesso.