Residência que abriga o museu Casa Mário de Andrade completa 100 anos e a Casa das Rosas celebra 16 anos como Espaço Haroldo de Campos

Novembro 27, 2020

Para celebrar os 100 anos da residência onde fica o museu Casa Mário de Andrade e os 16 anos do museu Casa das Rosas desde que se tornou Espaço Haroldo de Campos, esses espaços voltados para a literatura, cultura e artes oferecem uma programação especial em dezembro. Com agendas gratuitas, as instituições compõem a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerenciada pela Poiesis.


Crédito: André Hoff

Casa Mário de Andrade

A roda de conversa 100 anos da Casa: Mário de Andrade e a Barra Funda traz a relação entre a história do bairro Barra Funda, em São Paulo, e a inserção da morada do escritor e modernista Mário de Andrade, além das manifestações culturais que fazem parte do território. A atividade ocorre no dia 5 de dezembro, sábado, das 16h30 às 17h, e integra a programação da Jornada do Patrimônio 2020. Para ficar por dentro desses históricos e curiosidades, basta acessar o Facebook ou o canal de Youtube do museu.

Marcelo Tupinambá Leandro, coordenador de programação cultural da Casa Mário de Andrade e doutorando em Musicologia na UNESP, e Fernanda Lé, assistente de programação cultural da Casa Mário de Andrade, graduada em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo e técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude, coordenam a roda de conversa virtual voltada ao centenário da residência que abriga o museu e que foi moradia de Mário de Andrade e sua família entre 1921 e 1945.

Informações sobre a Casa também estão presentes na exposição de longa duração chamada Morada do Coração Perdido, com curadoria de Carlos Augusto Calil. A mostra inclui móveis originais da casa, objetos pessoais de Mário – entre eles, os famosos óculos redondos – e diversas reproduções de documentos, fotografias e vídeos. Para conhecer de forma presencial, o museu fica aberto para visitas de quarta-feira a sábado, das 12h às 16h, permitindo a entrada de até quatro pessoas por hora. É necessário respeitar as medidas sanitárias por conta da pandemia da Covid-19 e fazer um agendamento prévio pelo site.

Complementando temas abordados no espaço físico, a exposição está disponível virtualmente com a trajetória da vida de Mário e suas diversas atuações profissionais: escritor, poeta, cronista, ensaísta, crítico das artes, músico, professor de música, pesquisador, folclorista, fotógrafo, ativista cultural e gestor público. Para conhecer, clique aqui.

Casa das Rosas

Para celebrar os 16 anos como Espaço Haroldo de Campos, a Casa das Rosas promove várias atrações por meio da Paulista Poética 2020 a fim de resgatar a ampla atuação do museu na formação e difusão literárias. A programação de aniversário oferece saraus com alunos e ex-alunos dos programas do Centro de Apoio ao Escritor e do Centro de Referência Haroldo de Campos, apresentações literomusicais e uma retrospectiva com trechos da programação virtual realizada neste ano.

O Encontro de Escrita criativa está agendado para o dia 4 de dezembro, sexta-feira, às 19h, pelo Google Meet. A conversa será com Marcelino Freire, escritor, editor e criador da Balada Literária, e abordará aspectos das oficinas de escrita, a formação de autoras e autores, os caminhos não hegemônicos da edição de livros e a influência de atividades culturais na construção de uma nova cena literária. As inscrições estão abertas neste link.

O Sarau "A pleno pulmões", o mais antigo sarau da Casa das Rosas, deixa o microfone aberto, mesmo em período de distanciamento social. No dia 5 de dezembro, sábado, às 19h, o público poderá participar pelo Google Meet com a capacidade de 250 pessoas conectadas simultaneamente e Paulo D'Auria, poeta e articulador cultural do coletivo Poetas do Tietê, como mestre de cerimônia. O convidado da vez é o Sarau da Maria, criado nos anos 1970 como um ambiente que aproxima coletivos, artistas e moradores da Vila Maria, bairro da zona norte de São Paulo.

Na semana seguinte, em 9 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h, o museu recebe o show "AfrôGira – A gira dos quintais das pequenas Áfricas" de Renato Gama, músico, compositor e produtor. A apresentação ocorre pelo Facebook e canal do YouTube da Casa das Rosas. Baseado em seu terceiro disco, Renato Gama traz narrativas pretas com pontos significativos da ocupação africana nos territórios brasileiros, adotando o afeto como liga para as amarras pessoais e criando um cenário onde o aquilombamento se torna fundamental para conduzir espaços de segurança.

Já o Sarau de lançamento da Revista BUFO, publicação com experimentos por meio de poemas a partir de investigações com as possibilidades expressivas da palavra em suas múltiplas dimensões (verbal, gráfica, sonora e vídeo-poéticas), será no dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 19h. Os 28 poetas que frequentaram as aulas do curso Poesia Expandida, realizado pelo Centro de Referência Haroldo de Campos do museu, e os professores Anderson Gomes, Daniel Minchoni e Juliana Di Fiori Pondian participam da intervenção. O evento será transmitido pelo YouTube.

No dia 11de dezembro, sexta-feira, às 16h, ocorre o lançamento do vídeo-retrospectiva da programação da Casa das Rosas feita ao longo de 2020, via Facebook e YouTube. Com a pandemia da Covid-19, a Rede de Museus-Casa Literários do Estado de São Paulo teve que se adaptar rapidamente à nova realidade. A Casa das Rosas transferiu toda sua programação para os ambientes virtuais e os resultados foram surpreendentes, como poderá ser percebido na apresentação audiovisual.

A turma de poesia do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) deste ano apresenta poemas escritos ao longo da formação e lançam o livro coletivo Longe de Monte Carlo no Sarau do CLIPE Adulto. O evento está marcado para o dia 11 de dezembro, sexta-feira, às 19h, via YouTube.

Pelo encerramento da Paulista Poética, no dia 12 de dezembro, sábado, a partir das 15h, ocorre o Sarau do CLIPE Jovem com a turma do Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem (CLIPE Jovem) pelo Facebook e YouTube. Explorando o formato virtual e com a tutoria de Rafael Masini, o sarau traz uma apresentação feita inteiramente à distância, que tem desde apresentações musicais em grupo até leituras individuais dos participantes.

O Sarau de Prosa do CLIPE na mesma data (12) e às 19h, será apresentado no Facebook e YouTube. A turma de prosa do Clipe apresenta fragmentos dos textos escritos a partir das aulas e que estarão reunidos numa antologia a ser lançada no início de 2021.

Serviço

Casa Mário de Andrade

Roda de conversa | 100 anos da Casa: Mário de Andrade e a Barra Funda
Com Marcelo Tupinambá Leandro e Fernanda Lé
Sábado, 5 de dezembro, das 16h30 às 17h
Classificação indicativa: livre
Plataformas: Facebook e Youtube
Grátis

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.br; educativo@casamariodeandrade.org.br
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Conversa | Encontro de Escrita criativa
Com Marcelino Freire
Sexta-feira, 4 de dezembro, às 19h
Classificação indicativa: livre
Plataforma: Google Meet
Inscrição até 4/12: https://bit.ly/35YIBB4
250 vagas
Grátis

Sarau "A pleno pulmões"
Com Paulo D'Auria e Sarau da Maria
Sábado, 5 de dezembro, 19h
Classificação indicativa: livre
Plataforma: Google Meet
Sem a necessidade de inscrição prévia
250 vagas
Grátis

Show "AfrôGira – A gira dos quintais das pequenas Áfricas"
Por Renato Gama
Quarta-feira, 9 de dezembro, às 19h
Classificação indicativa: livre
Plataformas: Facebook e Youtube
Sem a necessidade de inscrição prévia
Grátis

Sarau de lançamento da Revista BUFO
Com poetas / alunos e os professores Anderson Gomes, Daniel Minchoni e Juliana Di Fiori Pondian do curso Poesia Expandida
Quinta-feira, 10 de dezembro, às 19h
Classificação indicativa: livre
Plataforma: Youtube
Sem a necessidade de inscrição prévia
Grátis

Lançamento do vídeo-retrospectiva da programação da Casa das Rosas 2020
Sexta-feira, 11 de dezembro, às 16h
Classificação indicativa: livre
Plataformas: Facebook e Youtube
Grátis

Sarau do CLIPE Adulto – lançamento do livro Longe de Monte Carlo
Com alunos do Curso Livre de Preparação do Escritor (Clipe) de 2020
Sexta-feira, 11 de dezembro, às 19h
Classificação indicativa: livre
Plataforma: Youtube
Grátis

Sarau do CLIPE Jovem
Com a turma do Curso Livre de Preparação do Escritor Jovem (CLIPE Jovem) 2020
Sábado, 12 de dezembro, às 15h
Classificação indicativa: livre
Plataforma: Facebook e Youtube
Grátis

Sarau de Prosa do CLIPE
Com a turma de prosa do Curso Livre de Preparação do Escritor (Clipe)
Sábado, 12 de dezembro, às 19h
Classificação indicativa: livre
Plataforma: Facebook e Youtube
Grátis

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.
Programação gratuita

Sobre a Casa das Rosas

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

Sobre a Casa Mário de Andrade

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.