O Mundo do Circo SP segue com programação gratuita nas férias de julho

Julho 11, 2025

As férias já estão aí! E para promover um programa que acolha toda a família, O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, traz atrações com linguagens circenses pensadas para garantir a risada da criançada e dos seus acompanhantes.

Continuando a programação, Circo de Roma Tradição, do Circo de Roma, acontece na quinta-feira, 10 de julho, às 11h e 14h; Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio (Uruguai/Argentina), no sábado, 12 de julho, às 17h; e Nos não andamos sós, do Circo Soul, no domingo, 13 de julho, às 17h.

Na segunda quinzena do mês haverá Circo em Família, com Astley Circus e Circo Super Todynho, na quarta-feira, 16 de julho, às 11h e 14h; Precisa-se de Mágico, da Cia Carolipa e Bartô, no sábado, 19 de julho, às 17h; Gigantes do Ar, da Pia Fraus, no domingo, 20 de julho, às 17h; Navegantes, da Rué La Companhia, no sábado, 26 de julho, às 17h; e Hora da Xepa, do Duo Dégua, no domingo, 27 de julho, às 17h.

Além disso, às quartas e quintas-feiras, das 10h às 15h, e aos sábados e domingos, das 12h às 17h, o público pode conferir intervenções da Mundo Trupe no Picadeiro a Céu Aberto. O projeto Movimento Ativo, com Ana Coll, continua na Lona Multiuso, às quartas e quintas, das 10h30 às 11h30.


Crédito: Rafael Belo

Confira a programação completa abaixo e no site d'O Mundo do Circo SP (todos os espetáculos possuem classificação livre, entrada gratuita, com distribuição de ingressos na bilheteria – chegar com antecedência, pois a distribuição está sujeita à lotação).

Importante: Não haverá programação nos dias 17 (quinta-feira), 23 (quarta-feira), 24 (quinta-feira), 30 (quarta-feira) e 31 (quinta-feira) de julho de 2025.

Intervenções circenses com Mundo Trupe
Quartas e quintas-feiras, das 10h às 15h; e sábados e domingos, das 12h às 17h, no Picadeiro a Céu Aberto

Palhaças, malabaristas, pernaltas, acrobatas, mágicos e muito mais! Uma experiência lúdica que recria o imaginário poético do circo tradicional com as novidades do contemporâneo, numa miscelânea repleta de linguagens. A Mundo Trupe é uma formação rotativa, com elenco diverso de raça, gênero e linguagem, inspirada na vida real dos picadeiros e da rua. A trupe tem o propósito de quebrar com a quarta parede, proporcionando vivências intimistas e experiências inusitadas diante do público.

Movimento Ativo com Ana Coll
Até 31 de julho de 2025, às quartas e quintas, das 10h30 às 11h30, na Lona Multiuso

O projeto Movimento Ativo tem como objetivo proporcionar uma abordagem inovadora e inclusiva para promover a saúde física e mental na terceira idade. A atividade propõe uma vivência em circo com práticas introdutórias às suas habilidades básicas, como bandas elásticas, pesos leves, bolas de malabarismo, obstáculos para treinamento funcional, pontos de ancoragem e tecidos. O Movimento Ativo conta também com técnicas de movimento livre que contribuem para a promoção da coordenação, equilíbrio e concentração. Para participar da atividade, é preciso levar tapete de yoga ou uma toalha que possa ficar no chão.

Classificação etária: Adequado para pessoas a partir de 60 anos
Entrada gratuita | As inscrições podem ser feitas no local
Duração: 60 minutos

Circo de Roma Tradição, do Circo de Roma, no dia 10 de julho de 2025, quinta-feira, às 11h e 14h, na Lona Picolino.

Um espetáculo tradicional de circo que foi passado a gerações com artistas nacionais que apresentação acrobacias aéreas e de solo.

Duração: 80 minutos

Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio (Uruguai/Argentina), no dia 12 de julho de 2025, sábado, às 17h, na Lona Picolino.

É um espetáculo de variedades de circo original. Composto por malabarismo, acrobacia, equilíbrio e comédia física com grande participação do público, é acompanhado por uma dose de humor ácido característica da Cia Circo Delírio. O espetáculo mistura o formato dos grandes cabarés com a essência sul-americana. Utilizando a linguagem teatral da rua, o humor improvisado e as habilidades do circo aprendidas em diversas escolas do Brasil e da Argentina em seu processo criativo a Cia Circo Delírio desenvolve um trabalho constante ao longo desses 20 anos.

Duração: 50 minutos

Nos não andamos sós, do Circo Soul, no dia 13 de julho de 2025, domingo, às 17h, na Lona Picolino.

Circo, teatro, dança e música são as linguagens utilizadas para expor histórias contemporâneas relacionadas à temática LGBTQIA+. Espetáculo-manifesto circense onde trapézio, corda lisa, acrobacias, faixas aéreas, equilíbrios sobre mãos, pirâmides e tecido são usados como plataformas para a investigação de diferentes histórias. Uma amostra da diversidade do mundo contemporâneo e suas violentas contradições.

Duração: 60 minutos

Circo em Família, com Astley Circus e Circo Super Todynho, no dia 16 de julho de 2025, quarta-feira, às 11h e 14h, na Lona Picolino.

Espetáculo composto por apresentações circenses de Mágica, Malabares, Bambolês. Tecido aéreo, rola de equilíbrio e esquetes cômicos com palhaços. Espetáculo apresentado por artistas do Astley Circo e Circo Super Todynho.

Duração: 50 minutos

Precisa-se de Mágico, da Cia Carolipa e Bartô, no dia 19 de julho de 2025, sábado, às 17h, na Lona Picolino.

Precisa-se de Mágico! Gargalhadas num passe de mágica. A partir do improviso, os palhaços fazem um show de mágicas com muita diversão e gargalhadas. Bartolomeu e Carolipa são dois palhaços bem atrapalhados e que conseguem um emprego em um circo e desenvolvem um show de mágicas. Um espetáculo diferente que mistura duas coisas que não podem faltar em um circo: Mágicas e Palhaçadas.

Duração: 45 minutos

Gigantes do Ar, da Pia Fraus, no dia 20 de julho de 2025, domingo, às 17h, na Lona Picolino.

Este espetáculo de rua é uma reunião de "sketches" inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores, onde se reúnem palhaços, bailarinos e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense.

Duração: 50 minutos

Navegantes, da Rué La Companhia, no dia 26 de julho de 2025, sábado, às 17h, na Lona Picolino.

Uma embarcação de palhaços piratas viaja com um mapa, navegando em busca de um tesouro. Os navegantes buscam pequenos pergaminhos contendo pistas misteriosas. Essas são suas bússolas para uma incrível e atrapalhada viagem de palhaço e musical. Juntos convidam as pessoas para acompanharem essa embarcação que passa por ilhas peculiares como: a Ilha Malabarística, a Ilha Mística e a Ilha das Acrobacias. Nesse universo tão vasto, o público é convidado para mergulhar e se divertir com essa tripulação nada convencional.

Duração: 50 minutos

Hora da Xepa, do Duo Dégua, no dia 27 de julho de 2025, domingo, às 17h, na Lona Picolino.

Em Hora da Xepa os palhaços Guadalupe e De Dérson homenageiam os trabalhadores das ruas brasileiras: feirantes, camelôs e artistas populares. Com elementos presentes nas feiras livres, apresentam um show de variedades onde técnicas circenses e musicais como rola rola, quick change, repente de improviso e homem e mulher banda, ganham leitura palhacesca.

Duração: 60 minutos

Endereço de O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru, São Paulo - SP, 02030-100

Sobre O Mundo do Circo SP
O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.

Dividido em três grandes lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, na capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, exposições e experiências.

Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Instagram | Site

Fonte: Assessoria de Imprensa - Pevi 56

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php