Projeto Sala da Casa, da Casa Natura Musical, encerra 2020 com 16 novas atrações

Outubro 15, 2020

O período de isolamento social gerou iniciativas para estimular a interação, o fomento e a criação artística em seus mais diferentes modos de expressão. Foi com isso em vista que a Casa Natura Musical iniciou projetos diversos de lives que, além de manter aquecido o mercado cultural em um momento muito delicado, também deu continuidade aos seus principais fundamentos, que são o engajamento em pautas mobilizadoras por meio de uma programação pulsante e plural; o convite para que o público participe de reflexões que visam um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável; com o objetivo de ampliar o repertório, a programação de artistas oferece espaço tanto para novos nome quanto para os que já são amplamente reconhecidos.



O projeto Sala da Casa, exibido pelo Instagram @casanaturamusical, já foi palco de 88 lives intimistas, em que os artistas de diferentes regiões do país se apresentam diretamente de suas casas, aproveitando também para conversar com o público. De 17 de outubro a 6 de dezembro, o Sala recebe as 16 últimas apresentações de 2020, sempre aos sábados e domingos, às 19h.

Octavio Cardozzo, que se apresenta no dia 17/10, fará sua live no perfil da Casa logo após o lançamento de seu novo disco, "TÁ TODO MUNDO MAL!" No dia seguinte, apresenta-se Zé Ibarra, vocalista, pianista e compositor que integra a banda carioca Dônica, que tem também como integrante Tom Veloso, filho de Caetano Veloso.

No dia 24/10, a Casa recebe apresentação de Vívian Kuczynski, artista curitibana que com apenas 17 anos já tem se destacado pelos seus múltiplos trabalhos como cantora, compositora, instrumentista e produtora. No dia 25/10, o perfil será ocupado por Chico Chico, filho de Cássia Eller e artista destacado na cena artística carioca.

O aracajuano Lauckson, à frente do projeto Lau e Eu, é um expoente da nova cena indie brasileira e lançou recentemente seu segundo disco, "O Futuro Está Distante". Sua apresentação no Sala será dia 31/10, seguido pelo trio de cantoras Obinrin Trio, no dia 1/11, que mistura elementos diversos da música nacional, o que resulta na criação de composições bem brasileiras e com bastante personalidade.

A partir de 7 de novembro, a programação celebra o Mês da Consciência Negra e a Sala da Casa traz para seu palco virtual, destaques da música negra contemporânea.

Os artistas escolhidos para celebrar o mês são: Hiran (7/11), que lançou recentemente o álbum Galinheiro; a cantora e compositora Lei Di Dai (8/11), um dos ícones do Jungle/D&B (Drum & Bass) brasileiro; a cantora e atriz pernambucana Maria Pérola (14/11), a rapper, historiadora e escritora Preta Rara (15/11); a cantora, compositora e atriz Khrystal (21/11), que foi uma das intérpretes de Elza Soares no teatro; e o músico mineiro Rafael Salles (22/11), integrante do Coletivo IMuNe e do bloco de carnaval belo-horizontino Pena de Pavão de Krishna.

Também integram as comemorações a cantora amazonense Thais Badu (28/11), que no ano passado foi contemplada pelo edital da Natura Musical, e Mestrinho (29/11), cantor, compositor e acordeonista, que já se apresentou ao lado de ícones da música brasileira, como Dominguinhos, Gilberto Gil e Elba Ramalho.

Em dezembro, o encerramento do ano fica por conta do sambista Toinho Melodia (5/12) e de Nath Rodrigues (6/12), cantora, compositora e violinista mineira.

Sobre as ações remotas da Casa Natura Musical

Além do Sala da Casa, também está em curso no Instagram o projeto semanal Afetos, que acontece às quintas-feiras, às 19h, com conversas cheias de conteúdo e carinho entre dois importantes nomes da cultura, partindo de um assunto específico e se desdobrando sempre em boas histórias. A Casa oferece ainda lives especiais em homenagem a datas comemorativas e figuras essenciais da música brasileira.

Também foram realizados, em parceria com a Rádio CBN, os lançamentos dos discos de Illy ("Te Adorando Pelo Avesso"), Mahmundi ("Mundo Novo"), Hamilton de Holanda ("Canto da Praya") e Rico Dalasam ("Dolores Dala Guardião do Alívio").

Desde agosto, a Casa firmou parceria de conteúdo com a Faculdade Descomplica para oferecer mensalmente conversas acompanhadas por muita música entre dois artistas, abordando temas que se relacionam com cultura e educação – na primeira edição, participaram Mc Tha e Leci Brandão. Na segunda, Zélia Duncan e Liniker.

A programação criada durante o isolamento social inclui também as séries de vídeos desenvolvidas para o novo canal da Casa Natura Musical no Youtube: "Faixa a Faixa", "Já Ouviu" e "Com a palavra", este último focado em produtores de conteúdo que fazem a diferença não só na música, mas também no audiovisual, artes plásticas, design e literatura.

Completando as inovações dessa nova fase está a edição online da festa Pajuball em parceria com o coletivo Amem, que destinou toda receita arrecadada com a venda de ingressos para o #AmemEmCasa, projeto criado pelo Coletivo AMEM para ajudar pessoas negras LGBTQIA+ em tempos de isolamento social.

Programação

17/10, sábado: Octavio Cardozzo
18/10, domingo: Zé Ibarra

24/10, sábado: Vívian Kuczynski
25/10, domingo: Chico Chico

31/10, sábado: Lau e Eu
01/11, domingo: Obinrin Trio

Programação especial Consciência Negra

07/11, sábado: Hiran
08/11, domingo: Lei Di Dai

14/11, sábado: Maria Pérola
15/11, domingo: Preta Rara

21/11, sábado: Khrystal
22/11, domingo: Raphael Sales

28/11, sábado: Thais Badu
29/11, domingo: Mestrinho

05/12, sábado: Toinho Melodia
06/12, domingo: Nath Rodrigues

Sempre às 19h

Casa Natura Musical

Com mais de 400 shows de 200 artistas diferentes, a Casa Natura Musical completa três anos em 2020. Inaugurada em maio de 2017, a Casa dá voz a diferentes ritmos, movimentos e artistas por meio de uma programação pulsante e plural. Mais que uma casa de shows, a Casa Natura Musical atua como um equipamento cultural, promovendo reflexões com o público em busca de um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos canais de comunicação.

Sobre a Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019. Durante o período de suspensão de atividades presenciais em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Casa Natura Musical transferiu a sua programação para as redes sociais. Com a transmissão de lives que mesclam música e bate-papos, a Casa Natura Musical rompeu as barreiras geográficas que um palco físico impõe e tem alcançado novos públicos em todo o Brasil e na América Latina.

CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br
https://www.facebook.com/CasaNaturaMusical
https://www.instagram.com/casanaturamusical/
www.twitter.com/casanaturamus