Nova temporada de Expedição Brasiliana e estreia do Especial IC para Crianças inovam a grade online do Itaú Cultural

Novembro 23, 2020

O IC para Crianças é uma grade fixa e completamente online que o Itaú Cultural realiza desde maio deste ano. O conteúdo dinâmico é renovado semanalmente, apresentando ao público novos conceitos, com professores em rodízio, para explorar diferentes abordagens. Nesta semana, o Especial IC para Crianças, exibido às quartas-feiras e domingos, se junta às aulas de criação, às terças-feiras, à Expedição Brasiliana, toda sexta-feira, e às vivências musicais, quinzenalmente, sempre às segundas feiras. Todas as atividades desta grade entram no ar partir das 11h, tanto no site quanto no Youtube do Itaú Cultural. Segue abaixo a grade entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.

Expedição Brasiliana

No dia 27 de novembro, sexta-feira, esta série, inteiramente realizada pelos educadores do Itaú Cultural, chega à sua terceira temporada. O objetivo dos cinco episódios que a compõem é integrar a materialidade das cidades, de suas construções, dos interiores, fachadas e decorações. Deste modo, incentivam uma reflexão acerca das funções das casas para desenvolver um pensamento crítico e social a respeito do espaço urbano ao redor, valorizando a arquitetura e os processos artísticos que dela emergem. Os participantes são instigados a deixar a imaginação florescer para criarem lugares imaginários, de diversas perspectivas. Assim, realidade, conhecimento e fantasia podem coexistir dentro desse espaço de brincar.

No episódio de estreia, Casa de Brinquedo e Mural, o ponto de partida é a arquitetura e a projeção para o externo. Na Coleção Brasiliana, na qual se inspira este projeto do Núcleo de Educação e Relacionamento, em todos os módulos que a compõem, existe a presença de imagens de moradias e é bastante evidente o contraste entre os diferentes tipos de casas. Assim como nas outras temporadas, há um espaço para armazenar e exibir parte do que será produzido ao longo do percurso. Desta vez, é proposta a elaboração de um mural.

Cada vídeo é acompanhado de material complementar, publicado no site do Itaú Cultural, que aprofunda e expande as temáticas apresentadas, além de duas ilustrações que têm a ver com a temática do episódio. Ficam disponíveis, também, páginas para baixar, como, no caso deste episódio, o protótipo de uma casa para ser recortado, dobrado e encaixado. Cada vídeo tem em média 15 minutos de duração, com transmissão em Libras e com legendas.

Especial IC para Crianças

A websérie Brincar e Dançar, realizada pela São Paulo Companhia de Dança, com apoio do Itaú Cultural, entra no ar duas vezes na semana. O objetivo é criar um ambiente para que crianças de todas as idades possam soltar a criatividade e experimentar a dança de forma divertida e prazerosa, a partir de atividades lúdicas que envolvem toda a família. Em cada episódio, um elenco diferente de músicos e bailarinos é escalado para comandar a atividade. A websérie pode ser vista também nos canais da São Paulo Companhia de Dança.

No dia 29 de novembro, domingo, em Corpo, Estrela da Terra, a arte-educadora Elizabeth Menezes, a pianista Rose Pavanelli e os bailarinos Ammanda Rosa e Nielson Souza vão ensinar como se faz uma estrela com um barbante e como montar um labirinto para ser explorado com o próprio corpo. No dia 2 de dezembro, quarta-feira, em Corpo Bola é realizada uma brincadeira conduzida também por Elizabeth Menezes, Rose Pavanelli junto dos bailarinos Luiza Yuk e Yoshi Suzuki. Eles criam, com um par de meias, uma bolinha para trabalhar com jogos e rolamentos.

Criação

No dia 1 de dezembro, terça-feira, o artista visual Gustavo de Magalhães ensina a fazer cartões com personagens que parecem abraçar, por meio de uma estrutura em pop-up em que se cria o movimento de abrir e fechar os braços e pernas.

Sobre os professores

Ammanda Rosa é bailarina e já foi premiada no Festival de Joinville e no Youth America Grand Prix, em Nova York, além de ter sido diplomada solista pela Royal Academy of Dance de Londres, em 2007. Faz parte da São Paulo Companhia de Dança há cerca de 12 anos.

Elizabeth Menezes da Silva é responsável pela concepção pedagógica do Brincar e Dançar. A arte-educadora estuda há 30 anos a descoberta de uma linguagem corporal contemporânea unindo danças tradicionais, cultura infantil e arte do movimento de Rudolf Laban. É mestre em Artes, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Gustavo de Magalhães é artista visual e sempre gostou de brincar com papel. Trabalhou por mais de 15 anos produzindo peças e bonecos para a publicidade e o cinema. Atualmente, à frente da Oficina Cana-de-Açúcar, desenvolve trabalho autoral em livros de artista e livros pop-up.

Luiza Yuk, bailarina, atuou como solista da Cia Jovem Bolshoi Brasil, durante quatro anos. Em 2010, estagiou com a La La La Human Steps, em Montreal. Em 2011, esteve em Vancouver como bailarina da Companhia Coastal City Ballet e em 2012 ingressou no Ballet Dortmund. Entrou para a São Paulo Companhia de Dança em 2013.

Nielson Souza, bailarino, teve seu primeiro contato com o balé clássico aos 13 anos, em Salvador, onde também integrou o Balé Jovem de Salvador. Em 2006, ingressou na Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil. Está na São Paulo Companhia de Dança desde 2010.

Rose Pavanelli é graduada em piano, pelo Conservatório Musical Padre José Maurício. Atuou em importantes companhias nacionais como Cisne Negro Cia. de Dança e Escola Municipal de Bailado São Paulo. Integra a São Paulo Companhia de Dança desde 2014.

Yoshi Suzuki é bailarino, tendo iniciado seus estudos em dança com sapateado e jazz e, em 2005, começou seus estudos em balé clássico. Em 2007, integrou a Cia. de Dança de São José dos Campos. Neste mesmo ano, ganhou o título de Melhor Bailarino do Festival de Joinville. Em 2008, entrou para a São Paulo Companhia de Dança.

Serviço

IC para Crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Com vídeos postados sempre às 11h

Dia 27 de novembro (sexta-feira)
Expedição Brasiliana
Com os educadores do Itaú Cultural
Classificação Indicativa: Livre

Dias 29 de novembro (domingo) e 2 de dezembro (quarta-feira)
Especial IC para Crianças
Classificação Indicativa: Livre
Também disponível em: https://www.youtube.com/user/AudiovisualSPCD

Dia 1 de dezembro (terça-feira)
Aulas de Criação
Com Gustavo de Magalhães
Classificação Indicativa: Livre

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural