Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

Itaú Cultural celebra a Semana da Cultura Nordestina com uma sequência de textos publicados em seu site sobre artistas da região

Agosto 03, 2020

Para celebrar a Semana da Cultura Nordestina, que começa no domingo, dia 2 de agosto, em homenagem ao músico Luiz Gonzaga, falecido neste mesmo dia, em 1989, o Itaú Cultural relembra em seu site www.itaucultural.org.br as mostras da série Ocupação, realizadas na instituição, presencialmente, sobre artistas nordestinos, como Alceu Valença, Elomar, Nelson Rodrigues e Chico Science. Também posta textos celebrando as multifaces de Clarice Lispector, pernambucana de coração e alma; apresenta a fotógrafa e artista visual recifense Bruna Valença, dentro da coluna Um Certo Alguém; e estreia uma nova série de matérias do jornalista Cassiano Viana sobre fotografia, abrindo com Gê Viana, do Maranhão.

A ucraniana Clarice Lispector, naturalizada brasileira e que se declarava pernambucana, aparece duas vezes na programação, em textos assinados pelo jornalista André Bernardo. No primeiro, que vai ao ar no próprio dia 2, o público conhece a Clarice pintora, autora de 22 quadros, por meio de relatos de especialistas e de sua amiga e escritora Nélida Piñon, dona de duas de suas obras. A primeira pintura de Clarice é de 1960, mas seu interesse por telas, óleos e pincéis surgiu quando ainda morava na Europa e era casada com o diplomata Maury Gurgel Valente, momento em que começou a conhecer artistas visuais, frequentar ateliês, comprar catálogos e visitar exposições.

O segundo texto, Que mistério tem Clarice? disponível no site do Itaú Cultural a partir da quarta-feira, dia 5, discursa sobre a capacidade que a obra literária dela tem de inspirar e originar produtos culturais de linguagens distintas, como peças, filmes, canções, enredos de carnaval, entre outros. Para ilustrar, Bernardo cita alguns: o espetáculo Perto do coração selvagem, de Fauzi Arapi, que, sem saber, foi o inaugurador do segmento “transposições cênicas da obra se Clarice Lispector”; e A estrela nua, filme do cineasta José Antônio Garcia.

No dia anterior, terça-feira, 4, o tema é a série de Ocupações que a instituição já realizou homenageando artistas nordestinos. Em ordem decrescente vem Alceu Valença, cuja mostra foi aberta em dezembro do ano passado; Ilê Aiyê, em outubro de 2018; Nise da Silveira, em novembro de 2017; Elomar, realizada em julho de 2015; Aloísio Magalhães, em julho de 2014; Antônio Nóbrega, exposição feita em abril de 2013; Nelson Rodrigues, em julho de 2012; Chico Science, em fevereiro de 2010; e Abraham Palatinik, em dezembro de 2009. A série Ocupação já conta 49 exposições e foi criada para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram, além de integrar uma das políticas permanentes do Itaú Cultural, que é a preservação da memória artística.

Seguindo com a coluna Um Certo Alguém, disponível semanalmente no site da organização, a próxima participante é a fotógrafa e artista visual recifense Bruna Valença, no dia 6, quinta-feira. Como de costume, o convidado responde a quatro perguntas dinâmicas que situam passado, presente e futuro. Ela fala do que mais sente saudade, de como imagina o amanhã, o que mais quer neste momento, compartilha pensamentos e desejos.

Para encerrar as ações da Semana da Cultura Nordestina, no dia 7, sexta-feira, entra no ar o primeiro texto da série Rumos da Fotografia no Brasil, com curadoria do jornalista Cassiano Viana, editor do blog About Light e autor de Olhares sobre a covid-19. A ideia é apresentar novos nomes e caminhos da produção fotográfica brasileira, de norte a sul do país, começando com a maranhense Gê Viana. Na busca por uma expressão artística não-linear, ela usa a fotografia para a criação de fotomontagens e experimentos de intervenção urbana e rural.

Serviço
Semana da Cultura Nordestina
Dia 02/08: Cem anos de Clarice Lispector: “Quem sabe escrevo por não saber pintar?”
Dia 04/08: Ocupações
Dia 05/08: Que mistério tem Clarice?
Dia 06/08: Um Certo Alguém, com Bruna Valença
Dia 07/08: Rumos da Fotografia no Brasil, com Gê Viana
Disponível em www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
https://open.spotify.com/user/itaucultural

Outras notícias

Alho roxo por menos de Um Real? Saiba o que você está comprando.
Saiba quais os perigos de comprar alho chinês, e como diferencia-lo do alho nacional
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alho+roxo+chines+perigos.php

Itaú Cultural transmite online o IV Fórum Mostra e filmes premiados nas últimas edições da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O site da instituição traz mostra online com cinco filmes já premiados pelo festival.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+transmite+online+o+iv+forum+mostra+e+filmes+premiados+nas+ultimas+edicoes+da+mostra+internacional+de+cinema+de+sao+paulo.php

Alessandra Leão retoma web série Acesa com mestres da cultura popular e live no Instagram
Os episódios serão lançados toda quarta-feira, no canal do YouTube da artista, de 21 de outubro a 4 de novembro. A live acontecerá no Instagram, no dia 22 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/alessandra+leao+retoma+web+serie+acesa+com+mestres+da+cultura+popular+e+live+no+instagram.php

Novidades agitam a semana do IC para Crianças
A programação acontece de 23 a 27 de outubro e os vídeos vão ao ar sempre às 11h, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novidades+agitam+a+semana+do+ic+para+criancas.php

João Marcello Bôscoli participa de live do Memorial da América Latina
O projeto Memorial Lives recebe o produtor musical no dia 21 de outubro, quarta-feira, com transmissão pelo Instagram.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/joao+marcello+boscoli+participa+de+live+do+memorial+da+america+latina.php

Espetáculos, performances, estreias e temáticas diversas compõem o segundo bloco de outubro do Festival Arte como Respiro – Cênicas
A programação acontece de 21 a 25 de outubro, no site do Itaú Cultural.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculos+performances+estreias+e+tematicas+diversas+compoem+o+segundo+bloco+de+outubro+do+festival+arte+como+respiro+cenicas.php

CPT_SESC lança coleções digitais inéditas de seus acervos de encenações
Em outubro, será disponibilizada A Hora e Vez de Augusto Matraga e em novembro, Xica da Silva, que podem ser acessadas na plataforma Sesc Digital.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cpt_sesc+lanca+colecoes+digitais+ineditas+de+seus+acervos+de+encenacoes.php

Orquestra Tom Jobim participa da série Ô de Casas de Mônica Salmaso.
Grupo foi convidado para participar da série de encontros virtuais da cantora
https://www.sampaonline.com.br/noticias/orquestra+tom+jobim+participa+da+serie+o+de+casas+de+monica+salmaso.php

Projeto Sala da Casa, da Casa Natura Musical, encerra 2020 com 16 novas atrações
As apresentações são transmitidas pelo Instagram, de 17 de outubro a 6 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, às 19h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+sala+da+casa+da+casa+natura+musical+encerra+2020+com+16+novas+atracoes.php

Teatro Vivo em Casa abre 3ª temporada reforçando o tema da diversidade.
A Vivo apoia, incentiva e tem a diversidade como um de seus principais pilares
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+vivo+em+casa+abre+3+temporada+reforcando+o+tema+da+diversidade.php