Instituto Hercule Florence transmite live sobre festival de Fotografia

Setembro 14, 2020

O Instituto Hercule Florence (www.ihf19.org.br), de São Paulo, promove a live A história e relevância do Festival Hercule Florence de Fotografia, no próximo dia 15 de setembro (terça-feira), às 18h, para abordar a trajetória desse significativo evento para a cena da fotografia brasileira. O Festival, que acontece desde 2007 na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, realiza este ano a sua décima terceira edição.

A conversa contará com as participações de Antonio Florence, tetraneto de Hercule Florence e fundador do IHF; Ricardo Lima, fotógrafo e organizador do Festival Hercule Florence de Fotografia; Nelson Chinalia, fotógrafo e professor de fotografia; e Luciana Florence, pentaneta de Hercule Florence, jornalista, responsável pelo departamento de comunicação do IHF. O público poderá interagir enviando perguntas por escrito durante a live.

A transmissão ao vivo acontece pelos canais de mídias sociais do IHF: YouTube e Facebook

No Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, o IHF participou da live Sentidos do Fotográfico em Hercule Florence, a convite do Festival. A gravação está disponível no canal de YouTube do IHF


Crédito: Ricardo Lima

Sobre os participantes

Antonio Florence: fundador do Instituto Hercule Florence, é advogado formado e pós-graduado pela USP e sócio da Florence & Advogados. Foi presidente do conselho da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA); diretor vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira; consultor para assuntos jurídicos e econômicos da Grand-Duché de Luxembourg; membro do conselho curador da Fundação Stickel; diretor jurídico do Clube Alemão Transatlântico e conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Ricardo Lima: é jornalista formado pela PUC-Campinas e atua desde 1995 como repórter fotográfico. É o idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia, além de ser membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). Teve a oportunidade de realizar a cobertura fotográfica de diversos eventos de relevância regional e nacional. Atua na diretoria da Arfoc – Associação dos Repórteres Fotográficos do Estado de São Paulo.

Nelson Chinalia: fotógrafo e jornalista, é formado pela PUC-Campinas, com especialização e mestrado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi editor de Fotografia do jornal Correio Popular de Campinas; professor de Fotojornalismo e Artes Visuais na PUC-Campinas e pesquisador do GEMeF no Centro de Memória da Unicamp. Recebeu o Prêmio Vladmir Herzog de Fotojornalismo na modalidade Violência e Direitos Humanos em 1995. Fotografou a Copa do Mundo de Futebol na França, em 1998, para os jornais Correio Popular e Diário do Povo de Campinas. Coordenou as oficinas como curador das exposições e editor dos livros fotográficos Comunidade em Foco, do CDI Campinas, em 2008 e 2012.

Luciana Florence: é jornalista formada pela PUC-Campinas, especializada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). Trabalhou nas revistas Vogue, Criativa e Glamour. Atualmente divide seu tempo entre a comunicação do Instituto Hercule Florence e seu trabalho com cerâmica de autor.

Sobre o Festival Hercule Florence de Fotografia

Criado em julho de 2007, o Festival Hercule Florence de Fotografia tem como matriz a invenção isolada da fotografia no Brasil, realizada pelo artista e inventor franco-monegasco Hercule Florence na cidade de Campinas, SP, em 1833 – fato que desencadeou atitudes fotográficas ao longo dos últimos séculos.

Com a divulgação mundial dos inventos de Florence pelo pesquisador brasileiro Boris Kossoy, em 1976, surgiram, em Campinas, fotógrafos, grupos de fotografia, pesquisas e exposições que, desde então, são parte integrante da vida cultural da cidade.

Em 2007, foram criados dois eventos simultâneos sobre fotografia, determinantes na formação do Festival Hercule Florence: a Semana Hercule Florence e o Seminário Imagem e Atualidade, da PUC-Campinas.

Desde sua criação, o Festival acontece durante o transcurso do Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto. Ao longo de seus 12 anos, o evento recebeu dezenas de renomados fotógrafos e pesquisadores, além de ter realizado mais de 20 exposições.

Sobre o Instituto Hercule Florence

O Instituto Hercule Florence (IHF) foi fundado em São Paulo em 2007 e certificado como Organização Social de Interesse Público (OSCIP) em 2009. Seus objetivos são a coleta, organização, conservação e divulgação da bibliografia e de documentos sobre o século XIX brasileiro, reunindo um acervo próprio composto por biblioteca e arquivos especializados. O centro de seus interesses consiste no estudo dos diversos viajantes do século XIX e suas narrativas, bem como na produção científica e cultural da Expedição Langsdorff (1825-1829), e na vida e obra do artista e inventor franco-monegasco Hercule Florence (1804-1879), dispondo de uma bibliografia atualizada sobre o autor: bit.ly/HF-Bibliografia. Entre suas realizações estão o lançamento do fac-símile do livro L´Ami des Arts livré à lui-même (http://www.ihf19.org.br/pt-br/hf-lami-des-arts.asp), de Hercule Florence, e a exposição O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros (http://www.ihf19.org.br/expo/).