Setembro 11, 2025
A primavera se aproxima e, junto a ela, a abertura da temporada de concertos da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em setembro. E é em homenagem à estação das flores que a Ocam traz ao público o concerto Preâmbulo de Primavera, com regência de Ricardo Bologna, diretor da orquestra, e de Lilian Bain, regente assistente, e participação do pianista Rogério Zaghi, que apresentarão um repertório que alterna obras clássicas e da nova geração.
As apresentações acontecem nesta sexta-feira, dia 12, às 20 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, e no domingo, dia 14, às 10h50, na Sala São Paulo, nos Campos Elíseos, região central de São Paulo. A entrada para o concerto do dia 12 é gratuita, com a sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível ou de brinquedos em bom estado, a serem destinados para comunidades do Butantã, bairro vizinho à Cidade Universitária. Ingressos já podem ser reservados por este link. Para a apresentação do dia 14, a reserva, também gratuita, poderá ser feita a partir desta quinta-feira, dia 11, às 12 horas, no site da Sala São Paulo.

O repertório: do clássico ao contemporâneo
O programa de Preâmbulo de Primavera passa por três obras: Eu, Mulher, de Juliana Ripke, Concerto para Piano Nº 21, em Dó Maior, K. 467, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e Sinfonia Nº 1 “Primavera”, em Si Bemol Maior, Op. 38, de Robert Schumann (1810-1856). De acordo com o release divulgado pela Ocam, “o repertório foi pensado para dialogar com o momento, reunindo obras de grandes nomes da música clássica e da nova geração”. Na contemporaneidade, enquadra-se Eu, Mulher, que foi composta por Juliana Ripke a partir do poema homônimo da escritora Conceição Evaristo.
Mais do que um repertório moderno, o espírito de trazer produções mais recentes também foi endossado pela Ocam na escolha dos participantes: “A participação de Rogério Zaghi neste Preâmbulo de Primavera soma-se à proposta de criar um momento de escuta e renovação da estação. Os trechos programados foram escolhidos de modo a acompanhar essa transição”, analisou Ricardo Bologna, no release. Zaghi já atuou como solista em diferentes orquestras, incluindo na Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), e tem experiência em grandes palcos do Brasil e do exterior. Lilian Bain, que acompanhará Bologna na regência, também tem experiência dentro e fora do País e já participou de performances musicais e artísticas de diferentes gêneros.
O concerto de sexta-feira, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, terá a parceria da Incubadora USP de Cooperativas Populares, com a participação da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã. A feira é um coletivo que trabalha na promoção da visibilidade e do protagonismo de mulheres num evento mensal de comercialização. O Ponto de Economia Solidária, dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da cidade de São Paulo focado na construção de uma perspectiva intersetorial e intersecretarial de alternativas de geração de renda para seus usuários, também é parceiro do evento, assim como a Edusp, Editora da USP.
O concerto Preâmbulo de Primavera, da Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece em duas apresentações. A primeira, na próxima sexta-feira, dia 12, às 20 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, localizado na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, com entrada gratuita e solidária, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível e/ou brinquedos novos ou usados em bom estado, os quais serão distribuídos entre comunidades do Butantã. Os ingressos podem ser reservados neste link. Já a segunda apresentação acontece no domingo, dia 14, às 10h50, na Sala São Paulo, localizada na Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo. Os ingressos poderão ser reservados a partir das 12h de quinta-feira, dia 11, por meio do site da Sala São Paulo. Mais informações estão disponíveis no site da Ocam.
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php