Gravuras raras de Maria Bonomi e Goya serão apresentadas na Casa-Museu Ema Klabin

Agosto 03, 2020

A Casa-Museu Ema Klabin continua com sua programação cultural pelo projeto #CasaMuseuEmCasa que ocorre em suas redes sociais. Em agosto, o público poderá conferir importantes obras da Coleção Ema Klabin que não fazem parte do percurso de exposição permanente.

A partir do dia 5 de agosto, uma exposição virtual apresenta o álbum “Balada do Terror e 8 Variações”, da artista Maria Bonomi, um dos principais nomes da criação artística no Brasil. Maria Bonomi também dará um depoimento em vídeo sobre a concepção dessa obra que faz uma crítica à ditadura militar brasileira.

Além disso, a partir do dia 16/08 também será apresentada, em #ObraEmSuaCasa, duas gravuras da série “Os Desastres da Guerra” de Francisco de Goya, que trazem um relato dos horrores da invasão napoleônica na Espanha. O público será incentivado a dialogar e mostrar suas impressões utilizando os comentários nas redes sociais ou pela hashtag #ObraEmSuaCasa.


Crédito: Balada do Terror - litografia sobre papel (1971) de Maria Bonomi

Álbum Balada do Terror e 8 Variações

Em 1971, Maria Bonomi e Jayme Maurício organizam uma grande exposição no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. Na abertura foi lançado o álbum “Balada do Terror e 8 Variações”, um conjunto de 9 litografias, cujo processo se iniciou ainda em 1968 com o mestre impressor Octávio Pereira, recém saído da Gemini, em Los Angeles, um dos mais importantes ateliês de gravura dos Estados Unidos. Sua tiragem foi bem reduzida: apenas vinte exemplares.

O álbum abre com um índice no qual são apresentados comentários da artista e anotações técnicas. O conjunto é uma explícita crítica à ditadura militar brasileira e às ações contra a dignidade humana perpetradas no período.

Francisco de Goya – Os Desastres da Guerra: "Enterrar e Calar" e "Caridade"

A Coleção Ema Klabin também possui duas gravuras da célebre série “Os Desastres da Guerra”, produzida por Francisco de Goya entre os anos de 1810 e 1815. São elas “Enterrar y Callar” e “Caridad". Composta por 82 gravuras, a série “Os Desastres da Guerra” é um relato vívido e cru dos horrores da invasão napoleônica na Espanha no reinado de Fernando VII.

Serviço
Casa-Museu Ema Klabin
Exposição Virtual Álbum Balada do Terror e 8 Variações
Maria Bonomi
Data: a partir do dia 05/08
#ObraEmSuaCasa: Gravuras da série “Os Desastres da Guerra”
Francisco de Goya
Data: a partir do dia 16/08

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w
Site: https://emaklabin.org.br/