Sampa Ingressos

Uma obra

Uma obra

Sinopse: A exposição Uma Obra torna visíveis os variados caminhos de leitura e interpretação que podemos percorrer a partir de uma mesma obra. Para sua segunda edição, selecionamos a obra Nessa terra, em se plantando tudo dá, feita em 2015, por Jaime Lauriano. Cada obra de arte é única e seus significados são múltiplos!

SOBRE A OBRA: Uma muda de pau-brasil cresce no interior de uma vitrine de vidro e madeira. Deslocada de seu ambiente natural, a planta é cultivada num sistema que a irriga, fertiliza, ilumina e ventila. Seu destino é incerto: se sobreviver, com o passar do tempo as raízes e os galhos devem romper a estrutura que, por ora, sustenta seu crescimento; caso não vingue, a estufa que a abriga – misto de berço e cárcere – acabará por sufocá-la. A muda de pau-brasil crescerá dentro da estufa, e suas raízes e galhos podem destruir a própria estrutura que a mantém viva e em constante crescimento. A violência imposta sobre a arquitetura da estufa faz uma alusão às violências aplicadas aos povos nativos da América Latina com o
processo de colonização. Ao destruir a estrutura que a contém, a muda de pau-brasil estará fadada a sua própria destruição, condicionando assim a sua existência ao seu aprisionamento. A arte contemporânea cada vez mais se apresenta como uma ferramenta de produção de conteúdo e de crítica, estendendo seus domínios para áreas como História, Antropologia e Sociologia. Nessa terra, em se plantando, tudo dá pretende potencializar estas relações interdisciplinares e apresentar um olhar artístico contemporâneo sobre o processo de formação do Brasil como nação.

Praça da Luz, 02, Luz

Este espetáculo não está em cartaz atualmente

Evento com acessabilidade em Libras

Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista

Peças selecionadas

Cá Entre Nós

Job

A Banheira

Os Três Porquinhos - Teatro Ruth Escobar

A Pracinha - Show Musical

Maicon Clenk - O Grande Show de Mágica

Intimidade Indecente

Memórias do Vinho

Corte Fatal

Toc Toc

Totia Meireles em O Lado Fatal - de Lya Luft