Regional de Santo Amaro entrega área pública da Rua Breves aos moradores.
Abril 13, 2002
por Glaucia Noguera

Foi entregue, na manhã deste sábado, uma nova área de lazer que atenderá aos moradores do Jardim Petrópolis. Trata-se de um terreno de 32 mil m² - equivalente a cinco Praças da República -, localizada na Rua Breves, próxima à Praça Martin Luther King, antes invadida e utilizada como depósito de entulho. O evento contou com a presença do Administrador Regional de Santo Amaro, o Engenheiro Nerilton Antônio Amaral, que cortou a fita simbólica (veja um vídeo do momento da inauguração), entregando oficialmente esse espaço ao público. "Nossa luta ainda continua. Existem pessoas na Justiça que querem retomar esta área. Também peço para que os vereadores entrem nesta briga para a retomada das áreas públicas que se encontram invadidas", disse o Administrador.

O impasse sobre a posse do terreno é antiga e já foi tema de discussão em diversas gestões municipais. Há três anos, os membros da Sociedade Amigos dos Jardins Petrópolis e dos Estados (Sajape) iniciaram o processo de reconquista deste espaço público. Uma sentença expedida em primeira instância no ano passado devolveu a área aos moradores, mas nem a decisão judicial resolveu o problema. Em janeiro, por exemplo, o local foi invadido por moradores de rua da zona Sul e a ação da Sajape teve de ser imediata. "Teríamos de pedir a retirada daquelas famílias em 24 horas, porque do contrário, iríamos ter complicações na Justiça para manter a posse do terreno", conta a responsável pelas relações comerciais da Sajape, Cristina Antunes.

Mas as invasões se repetiram. Tempos depois, outros sem-teto iniciaram a instalação de barracos. "Isso mostrou que não adiantava ter o terreno e deixa-lo sem uso", completou Cristina. Apesar da vontade em transformá-lo em uma praça, ainda não estava resolvida a questão financeira e discutia-se quem iria cuidar do local.

O assunto foi solucionado quando descobriu-se que o espaço poderia abrigar um Centro Desportivo Municipal (CDM), cujo sistema de funcionamento agradou a Sajape. "É como se fosse um clube. A Prefeitura transfere a responsabilidade de manutenção para a sociedade civil, mas exige que no local sejam executadas a prática de pelo menos duas modalidades esportivas", explicou Cristina. Ao invés de freqüentadores, os usuários passam a ser sócios, pagando uma contribuição mensal que ainda não está estipulada. "Nossa intenção é que esta taxa seja a mais baixa possível, já que o dinheiro será usado apenas para a manutenção. O objetivo não é gerar lucro e, ao mesmo tempo, não queremos tirar de ninguém a possibilidade de se tornar sócio", disse Roberto Manca di Villahermosa, presidente da SAJAPE .

O investimento inicial da obra deverá ser de R$ 100 mil e a previsão é que seja entregue no final do ano. O local ainda não conta com a estrutura para atender visitantes. Por enquanto, ainda não passa de uma enorme área de terra batida na qual até a pista de bicicross só tem o primeiro trecho concluído. Mas para se chegar a isto, um grande esforço já foi dispensado. Pelos cálculos de Lutegard Teixeira, dono da empresa contratada para a construção e execução do projeto paisagístico, os 80 caminhões usados para a retirada de entulho não foram suficientes e ainda há mais 20 para serem removidos. Além disso, devido à quantidade de sujeira, o solo do local não é propício ao plantio o que forçou o descarregamento de 300 caminhões de terra. "Calculo que ainda sejam necessários mais uns 400", diz Teixeira.

Cerca de 140 árvores serão plantadas, número estabelecido depois da transferência do Termo de Compensação Ambiental (TCA) da Rua dos Vinhedos para a Rua Breves. O TCA é o documento que exige o plantio de determinada quantidade de árvores em uma região. Como as da Rua dos Vinhedos foram derrubadas, serão repostas na nova área verde da Rua Breves.

Piscinão
Parte desta área de 32 mil m² poderá ser utilizada para a construção de um piscinão coberto, parecido com o do Pacaembu. Por isso, a entrada pela Avenida Vicente Rao terá um recuo, que servirá de estacionamento, mas que, em breve, poderá ser cedido para a execução da obra que visa acabar com as enchentes na região.

Eng. Antonio Nerilton do Amaral, Administrador Regional de Santo Amaro Dr. Roberto Manca di Villahermosa, presidente da SAJAPE Cristina Antunes, diretora de relações institucionais da SAJAPE
Dr. Roberto Pavanelli, presidente da OAB Santo Amaro Mônica Jospeh, presidente da AMOGRANJI (Sociedade Amigos 
da Granja Julieta)
Armando da Silva Prado, proprietário do 
Grupo Sul News

Amélia Bratke Ver. Gilberto Natalini e Eng. Fernando de Moura Campos, da SABROVE (Sociedade Amigos 
do Brooklin Velho)
Leia também: Moradores aprovam nova área de lazer em Santo Amaro
Moradores do Jardim Petrópolis conseguem reaver área pública fechada ilegalmente.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo