Porque há tanto mosquito? 
Agosto 25, 2003 

Mais uma vez o paulistano tem de conviver com um visitante indesejável: o Cúlex Quinquefasciatus, nome científico do pernilongo que atormenta a vida de milhares de pessoas, especialmente as que moram perto do Rio Pinheiros. O Cúlex tem hábitos hematófagos, sugando, à noite,  sangue das pessoas, especialmente homens.

A proliferação do mosquito foi favorecida pelo elevado grau de poluição do rio; a presença de alimento orgânico cria um ambiente ideal para a proliferação de larvas.

O Sr. Carlos Madeira, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Prefeitura responsável pelo controle de pragas na cidade, explicou que há aproximadamente trinta dias começou a ser aplicada uma nova metodologia do controle e combate ao pernilongo, através de uma parceria com a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) que comprometeu-se a remover a  vegetação aquática e marginal ao longo de toda a extensão do  Rio Pinheiros. Ao remover a vegetação, um refúgio natural dos insetos, o mosquito adulto foge, deslocando-se às áreas vizinhas. 

O combate, por parte da Prefeitura, é efetuado em duas frentes. A cada trinta dias, ao longo da extensão do Rio (27 km em cada margem) está sendo aplicado um larvicida biológico conhecido como "bacilos esféricos", para combater as larvas, evitando que se transformem em mosquitos adultos. Há 31 pontos de monitoramento através de estacas, nos quais técnicos do CCZ monitoram a densidade de larvas. "A Prefeitura está investindo em tecnologia e novos equipamentos", afirmou Madeira, citando dois aerobarcos utilizados pelo CCZ. Está sendo estudada, junto com a EMAE, a estruturação de dois piers para que esses equipamentos fiquem constantemente dentro d'água, evitando remove-los a cada operação.

O combate ao mosquito adulto é feito através da pulverização, mediante equipamento agrícola de 2.000 litros ou de caminhão pipa. Qualquer pessoa pode solicitar o serviço, ligando para o telefone 6224-5500 das 8h às 17h. É possível também solicitar o serviço pela internet, no site da Prefeitura: http://www.prefeitura.sp.gov.br/. No menu "Escolha o Assunto" selecione "Animais", clique OK. Selecione então "Caminhão da fumaça - FOG", clique em Continuar, preencha seus dados (ou apresente sua solicitação anonimamente). Em qualquer caso anote, para seu controle, o número de Ordem de Serviço.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Leia também, no arquivo Sampa Online:

Outubro 24, 2002: Pernilongos infernizam os paulistanos
Setembro 25, 2001: Centro de Controle de Zoonose apresenta plano para Controle de Mosquitos no Rio Pinheiros
Maio 25, 2001: Pernilongos no inverno ?