Como anda a segurança no Brooklin?
Janeiro 16, 2002

O 2o. Tenente PM Biagio, da 4º Companhia do 12° Batalhão da Polícia Militar respondeu às perguntas da comunidade na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do bairro.

Porque é tão ostensivo o policiamento na Berrini?

O atual secretário de Segurança, que no final do mês deve ser substituído, ordenou um reforço do policiamento, devido ao aumento no roubo de carros e de transeuntes, principalmente no horário de tarde. Foi determinado que ficasse uma viatura, com prejuízo de ocorrência, na Berrini. "Eu, no período noturno, não deixo uma  viatura lá; a única coisa que deixo é aquela base comunitária  móvel até porque na área de 4a. Companhia a gente tem apenas três viaturas em atendimento de ocorrência, fica difícil deixar uma viatura única e exclusivamente na Berrini e deixar desguarnecida essa área aí".
Leia também: "Jornal da Tarde denigre a região da Berrini e o trabalho sério da Polícia", afirma o Delegado Assistente do 96DP (Novembro 20, 2001).

Há seqüestros relâmpagos no Brooklin?

"Á noite eu cubro a área do batalhão inteiro, que é mais ou menos um terço da zona sul. Pelo menos, durante meu serviço, é um ou dos casos de seqüestro por dia (ouça). Esse crime já banalizou; a gente tem acompanhado algumas ocorrências e as vitimas de seqüestro não são só apenas as pessoas que tem um poder aquisitivo grande, são pessoas de classe média e até de classe baixa, como já pude acompanhar".

O  Tenente Biagio aconselhou àqueles que tiverem algum familiar envolvido neste tipo de delito manter a calma e contatar imediatamente a divisão anti-seqüestro da Policia Civil. Nos Distritos policiais da região (27° DP, 96° DP, 16° DP e 36° DP) a maioria dos casos foi solucionada com sucesso.

Homicídios

"Homicídio não é problema em nossa área. É muito difícil ter um por mês", afirmou o Tenente Biagio

Roubo de automóveis

"A gente tem se empenhado bastante para coibir esse tipo de crime". O Tenente Biagio explicou que há meses nos quais o roubo de automóveis cresce (como em dezembro e janeiro), mas não dá para comparar com outros meses (setembro e outubro, por exemplo). Mas comparando os índices de dezembro e janeiro com os mesmos meses do ano passado é possível constatar uma sensível diminuição neste tipo de ocorrência.

Tráfico de drogas

"Há 2 meses teve uma operação no Osvaldo Aranha e outros colégios da região colocando policiais à paisana. Essa operação foi criticada pela imprensa. Ficou meio difícil coibir esse tipo de coisa". Mas depois dessa operação o Tenente Biagio afirmou não ter tomado mais conhecimento desse tipo de crime. 

O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Brooklin reune-se mensalmente na terceira terça-feira de cada mês, às 20h, no no Colégio Anhembi-Morumbi (Rua Guararapes, 329).


[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo