Projeto "SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania" inaugura sala de Informática
Dezembro 03, 2001

Com a presença de Maria Helena Necchi Moreira, Secretária Adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, do Coronel PM Vagner Ferrari, Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, e do Coronel PM Jair Paca de Lima, Comandante do Corpo de Bombeiros da Capital foi oficialmente inaugurada hoje a Sala de Informática do Projeto "SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania" no 4º Grupamento do Posto de Bombeiros de Santo Amaro, na Chácara Santo Antônio. 

O Coronel Ferrari qualificou o evento de "simples, mas muito marcante",  já que o projeto "se desenvolveu a tal ponto que hoje não se trata mais de um projeto mas de um programa de Governo".O Coronel Ferrari informou que a partir do mês de janeiro o programa será levado a mais 30 postos de bombeiros, chegando a um total de 108 postos em quatro meses. "Oxalá o programa se amplie ao ponto de chegar aos 180 postos de bombeiro do Estado de São Paulo", disse o Coronel Ferrari, "porque a gente vê que há uma necessidade da participação das instituições públicas nesse esforço para contemplar aquela camada menos favorecida da população e permitir que também atinja um lugar ao sol ao longo de sua existência, principalmente com nossas crianças, aqui presentes". O Coronel Ferrari também expressou sua satisfação pela constatação que "a sociedade civil hoje começa a interagir conosco, participando desse esforço que estamos tentando desenvolver, facilitando e resolvendo determinadas situações que o Estado sozinho não consegue resolver". Por último o Coronel Ferrari dirigiu-se às crianças, conclamando-as a se desenvolver "o suficiente para quem sabe, um dia, serem também bombeiros da cidade de São Paulo".

Maria Helena Necchi Moreira declarando-se apaixonada, como cidadã, pelo Corpo de Bombeiros, devido aos serviços prestados à população, afirmou que os bombeiros são a instituição ideal para "reverter a noção que a assistência social permeia no País, inclusive dentro do próprio Estado. Milhões são gastos mensalmente em entidades sociais -sejam creches, abrigos para crianças ou idosos- que institucionalizam a pessoa carente. Sempre temos a noção que o carente precisa ser tutelado pelo Estado e carente deve ficar. Isso é uma desvalorização do ser humano. Nenhum de nós só tem o que receber. Todos temos que receber mas temos também que oferecer. E essas crianças que há um ano estavam no fio da vulnerabilidade, porque tinham um período ocioso fora do período de escola, nos ensinaram que se lhes é dada uma oportunidade para transitar um outro caminho, eles caminham diferentemente". E, referindo-se à apresentação artística das crianças, Maria Helena Necchi Moreira afirmou que "bater lata, criar som daquilo que poderia ser lixo é prova da inteligência e da capacidade de criatividade do povo brasileiro, e é por conta dessa inteligência que nosso País tem um futuro maravilhoso. Nós somos um povo inteligente. Muitas vezes a criança não consegue acompanhar o ensino formal, não vai bem na escola mas vai muito bem na arte e na cultura. Quanto todos os planos econômicos aconteciam os professores tinham dificuldade em ensinar matemática mas os meninos no farol trocavam adequadamente o dinheiro, a moeda.  Isso significa um sinal de absoluta inteligência".

O Capitão Luiz Cláudio dos Santos, que comanda o 4º Grupamento do Posto de Bombeiros de Santo Amaro, disse que "é possível mudar paradigmas, e nesse sentido o Corpo de Bombeiros se destacou promovendo mudanças. Nosso pioneirismo se caracteriza por três atributos: coragem, intuição e compromisso com o tempo". Segundo o Capitão Santos, "em um país com imensas desigualdades sociais a educação se apresenta como um fator de esperança e transformação para a sociedade, não apenas permitindo o acesso ao saber sistematizado mas oferecendo condições para que o indivíduo construa sua cidadania. A educação deve ser propulsora do desenvolvimento das competências pessoais, sociais e cognitivas".

Leia também: Bombeiros da Chácara Santo Antônio participam do resgate da cidadania

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo