Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo

O bairro de Santo Amaro comemorou 453 anos de sua fundação
Janeiro 14, 2005

O bairro de Santo Amaro completou nesta sexta-feira, 14 de janeiro, 453 anos de fundação. Autoridades, líderes comunitários e religiosos, artistas e representantes da população estiveram presentes ao evento comemorativo da data, na praça Floriano Peixoto, um dos locais mais tradicionais da região. Foi também uma boa oportunidade para aqueles que queriam conhecer o novo subprefeito de Santo Amaro, José Antonio Barros Munhoz.

Após a execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar de São Paulo, uma celebração ecumênica foi dirigida pelos líderes das igrejas Católica, Anglicana, Adventista e Presbiteriana. O pastor anglicano Aldo Quintão salientou o tamanho do desafio que o novo subprefeito irá enfrentar: "Santo Amaro é maior do que muitas cidades do Brasil e do que muitos países da América Latina, e também é maior em problemas. O senhor pegou uma situação muito difícil, é só a gente olhar em volta".

As expectativas da maioria das pessoas em relação à administração de Munhoz, no entanto, se mostraram bastante otimistas. "O seu currículo [do subprefeito] dispensa qualquer apresentação. E a equipe que o senhor [subprefeito] está montando nos parece de primeiríssima qualidade. Portanto, temos a certeza de que os problemas aqui apresentados ou aqueles que possam surgir serão contornados com muita facilidade", afirmou Alexandre Moreira Neto, presidente do Cetrasa (Centro de Tradições de Santo Amaro).

Como não poderia deixar de ser, José Barros Munhoz, o novo subprefeito, também fez seu pronunciamento, no qual ressaltou a dedicação do povo brasileiro ao trabalho e demonstrou sua esperança em relação ao bairro e à cidade: "Santo Amaro propiciou o crescimento de uma região extraordinariamente forte, grande e pujante, e há de ser um exemplo em nossa caminhada para a construção de uma São Paulo melhor. Acredito que, no ano que vem, estaremos comemorando de forma ainda mais fraterna e feliz os 454 anos de Santo Amaro".

Após o término das celebrações no coreto da praça Floriano Peixoto, os presentes se dirigiram ao Paço Cultural Julio Guerra, onde ocorreu a apresentação da Camerata de Flauta da Casa de Cultura, que executou composições de Vivaldi e Pixinguinha. Carinhoso, famosa música do compositor brasileiro, foi acompanhada em coro por muitas pessoas. Ali também foi oficialmente entregue o painel do artista plástico Fernando Stabel, feito especialmente para a ocasião.

Encerrando a comemoração, foi cantado o Parabéns e cortado o bolo de aniversário, oferecido pela agência do Banco do Brasil da praça Floriano Peixoto em homenagem aos 453 anos de Santo Amaro.

Clique e leia o discurso de José Antonio Barros Munhoz, subprefeito de Santo Amaro.

Fotos do evento
Clique em qualquer uma das fotos para amplia-la

Os Bruno, Alexandre Moreira Neto, Elza Guerra, Genésio Vivanco Sobrinho e Dona Alda. Representantes do Rotary, Associação Comercial, Poupatempo, Arquidiocese de Santo Amaro e Associação Cristã de Moços.

José Antonio Barros Munhoz, subprefeito de Santo Amaro, corta o bolo rodeado por Elza Guerra e Adosilda Khulman. À direita, Roberto Pavanelli, chefe de gabinete da Subprefeitura. O painel

Links relacionados

Dezembro 20, 2002 Personalidades santamarenses celebraram 450 anos do bairro interpretando Presépio Vivo
Janeiro 14, 2002Alexandre Moreira Neto conta 'causos' do coreto da Praça Floriano Peixoto
Janeiro 14, 2002Santo Amaro celebra 450 anos de sua fundação

Leia também:: A história do bairro de Santo Amaro

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem