Como evitar ser seqüestrado
Novembro 07, 2000

Leia também: A evolução do seqüestro.

[ Convide um amigo ] a ler esta matéria

O Dr. Maurício Guimarães Soares, delegado titular da Delegacia Anti-Seqüestro da Polícia Civil proferiu, em novembro de 2000, na Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) uma palestra sobre o assunto do qual mais entende: seqüestro. Segundo o Dr. Maurício, o crime, antigamente reservado aos bilionários, pode atingir qualquer um de nós, já que ingressaram no ramo "ladrãozinhos que não sabem a diferença entre patrimônio e liquidez". 

É essencial que você adote certas medidas para não se converter em mais uma vítima deste tipo de crime. Prevenção implica em mudança de comportamento, e requer: 1) saber o que está acontecendo; 2) conscientizar-se que pode acontecer com você ; 3) adotar medidas para minimizar o risco.

Quais medidas você pode adotar para minimizar o risco de ser seqüestrado(a)?

1. Restrinja a informação sobre sua pessoa

2. Restrinja a informação sobre seu patrimônio

3. Evite dar cartaz

A adoção destas medidas não implica em um aumento do valor agregado à segurança (blindagem do carro, por exemplo). São comportamentos que tem de ser agregados ao seu dia-a-dia.

Nota: esta matéria foi baseada em notas extraídas pela produção do Sampa Online na palestra proferida pelo Dr. Maurício Guimarães Soares, delegado titular da Delegacia Anti-Seqüestro da Polícia Civil, na AMCHAM. Sua reprodução só é permitida mediante autorização por escrito da produção do site.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo