VULCÃO celebra 100 anos de Clarice Lispector

Dezembro 07, 2020

Na mesma semana do aniversário de nascimento e de morte da escritora Clarice Lispector, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] prepara atividades para homenagear a escritora que tem sido uma importante fonte para as criações do coletivo. Unindo festejos, VULCÃO também dá início à comemoração dos 5 anos de atividades. "A lida com a literatura de Clarice na sala de ensaio me deixou fértil para outros projetos", conta Vanessa Bruno que havia dirigido, em 2010, "O ovo e a galinha" e, é a diretora do espetáculo para crianças e adultos "Brincar de Pensar", já dentro do repertório do VULCÃO, e do solo "Águas do Mundo", do qual também é atriz e dramaturgista, todos a partir da literatura de Clarice. Para comemorar um século de nascimento dessa que é das maiores autoras mundiais, Bruno encabeça ações festivas, compostas por live entre ela e a diretora de cinema Marcela Lordy e transmissão especial do espetáculo "Águas do Mundo - a partir do romance Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres".

A primeira das atividades será uma live no Instragram do VULCÃO (@vulcao.art) com Vanessa Bruno e Marcela Lordy, no dia 9 de dezembro, às 20h. As duas artistas têm em comum a produção de obras no teatro e no cinema, respectivamente, a partir de "Uma aprendizagem ou O Livro dos Prazeres", de Clarice Lispector. Bruno criou a peça "Águas do Mundo", Lordy, o longa "O livro dos prazeres", recém exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A conversa abordará os desafios de transbordar a literatura de Lispector para outras linguagens, feminismo, atualização da obra e diferentes escolhas que cada uma das criadoras fizeram partindo do mesmo romance.

No dia do aniversário, 10 de dezembro, a festa será à altura. Haverá uma transmissão online do espetáculo "Águas do Mundo" feita especialmente para a ocasião. Criado e interpretado por Vanessa Bruno, a partir de sua pesquisa de dez anos da transposição da literatura de Lispector para a cena, num cruzamento com sua experiência no CPT - Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho, ela vive e narra a trajetória de Lóri. Numa cena intimista, com interferência de algumas imagens renascentistas da Gênesis, cenário minimalista e poucos objetos essenciais que misturam elementos clássicos com elementos modernos e urbanos - microfone, smartphone e guitarra - a protagonista constrói consigo uma jornada rumo ao prazer. O prazer de reconhecer-se em si e de perceber a força de ser exatamente quem é. A tal modo de se sentir à vontade para subverter os prazeres em uma poética profanação do mito bíblico de Adão e Eva, fundador do patriarcado.

Segundo a propositora do projeto junto do VULCÃO [criação e pesquisa cênica], o espetáculo traz a narrativa de Clarice para pensar nas construções sociais das mulheres de nosso tempo – seja na esfera política, social ou íntima-metafísica – amparadas nas fricções possíveis que a ficção pode fazer com a realidade e criando diálogos entre os tempos atuais e a luta feminista.

A transmissão especial do espetáculo "ÁGUAS DO MUNDO - a partir do romance Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres" tem direção audiovisual de Pedro Paulo de Andrade, direção de fotografia de Claus Stellfeld e conta com a preparação corporal de Livia Vilela, especialista na Técnica Klauss Vianna (TKV). Livia assina também a assistência de direção, junto com Luiz Felipe Bianchini. A preparação vocal é de Paula Mihran e a preparação musical de Zeca Loureiro. Anne Cerrutti criou cenário, adereços e figurinos. A trilha sonora é de Edson Secco e a iluminação de Fernanda Guedelha. O espetáculo tem também cenotécnica de Diego Dac, videos de Gabriela Rocha, voz gravada de Fabrício Licursi, visagismo de Britney Federline. Essa versão especial poderá ser vista no YouTube da Corpo Rastreado, diretamente do Centro Cultural da Diversidade.

O projeto teve seus ensaios na residência artística na Casa das Caldeiras no Programa Obras em Construção e teve sua pré-estreia no dia 02 de maio de 2019 no SESC Santo Amaro, em parceria com a Cobogó das Artes, em Recife, cidade onde a autora passou sua infância.

Sobre Vanessa Bruno

Atriz e diretora teatral. Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP. Durante 17 anos esteve envolvida no CPT coordenado por Antunes Filho. Sob direção de Antunes, atuou em (2008) "Prét-à-Porter 9" e (2006) "Pedra do Reino" e nos últimos dez anos ministrou aulas de retórica e teoria para atores no curso Introdução ao Método do Ator (CPTzinho). Propositora do VULCÃO [criação e pesquisa cênicia], no qual dirigiu também os solos "Pulso" (2016), relacionando vida e obra da poeta Sylvia Plath, "A Dor" (2016), a partir La Douleur de Marguerite Duras.

Sobre VULCÃO[criação e pesquisa cênica]

Surgiu da união de artistas autônomos com o desejo comum de concretizar suas pesquisas artísticas e criações autorais. Formado por Elisa Volpatto, Livia Vilela, Paulo Salvetti, Rita Grillo e Vanessa Bruno, o coletivo tem desenvolvido projetos de investigação teatral a partir do deslocamento da LITERATURA para a CENA e vem debruçando-se a questionar o ESPAÇO SOCIAL DA MULHER e a DEMOLIÇÃO DO PATRIARCADO – em seu repertório possui criações a partir da obra de três grandes autoras do século XX, Clarice Lispector, Sylvia Plath e Marguerite Duras, além de trabalho em processo a partir do romance Orlando, de Virginia Woolf. O VULCÃO deseja aproximar diferentes linguagens e vê como motor catalisador – principal e determinante – o trabalho do intérprete. Intérprete entendido como criador, agente de seu tempo que quer desdobrar em cena a vida em suas pluralidades.

Serviço

VULCÃO celebra Clarice 100 anos

LIVE
Dia 09 de dezembro, às 20h
Vanessa Bruno conversa com Marcela Lordy
Instagram: @vulcao.art

TRANSMISSÃO especial do espetáculo Águas do Mundo – a partir da obra de Clarice Lispector
Dia 10 de dezembro, às 20h
No YouTube

Proposição, dramaturgismo, interpretação e direção: Vanessa Bruno
Direção audiovisual: Pedro Paulo de Andrade
Direção de fotografia: Claus Stellfeld
Assistente de direção e preparação corporal: Livia Vilela
Segundo assistente: Luiz Felipe Bianchini
Preparação vocal: Paula Mihran
Preparação musical: Zeca Loureiro
Cenário, adereços e figurinos: Anne Cerrutti
Cenotécnica: Diego Dac
Trilha sonora: Edson Secco
Iluminação: Fernanda Guedelha
Vídeos: Gabriela Rocha
Operação de vídeos: Caroline Marques
Captação de som: Dara Duarte
Câmeras: Bianca Moreno e Chico Cobra
Visagismo: Britney Federline
Identidade visual: Cezar Siqueira
Produção: Rodrigo Fidelis / Corpo Rastreado Apoio: Centro Cultural da Diversidade
Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica