Último concerto da Série Osesp Masp traz obra de E. F. Schute

Dezembro 01, 2020

Duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, o MASP e a Osesp realizam, nesta quarta, dia 2 de dezembro, às 20h, o último concerto da série Osesp MASP 2020. Em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de covid-19, as apresentações foram reformuladas. Todos os concertos ocorrem no Auditório do MASP, sem plateia, e são transmitidos ao vivo pelas páginas do museu no YouTube.

O patrocínio, neste ano, é de Goodyear, Nova Energia e Klabin.

O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre a arte e a música, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. Por isso, cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz conexões entre obras do acervo do MASP e composições musicais.

No evento de encerramento, em 2 de dezembro, às 20h, a programação terá uma fala de Felipe Martinez, doutor em História da Arte pela Unicamp. Ele irá relacionar a obra Cachoeira de Paulo Afonso (1850), de E. F. Schute, que pertence ao acervo do MASP, a composições de Beethoven e Haydn.

As composições serão executadas por Adrian Petrutiu (violino), Horácio Schaefer (viola) e Heloísa Meirelles (violoncelo).

Serviço

Série Osesp MASP
Quando: 2 de dezembro, às 20h
Transmissão ao vivo no canal do MASP no YouTube

Palestrante
Felipe Martinez, doutor em história da arte pela Unicamp

Grupo

ADRIAN PETRUTIU violino
HORÁCIO SCHAEFER viola
HELOÍSA MEIRELLES violoncelo

Programa

LUDWIG VAN BEETHOVEN [1770 - 1827]
Trio de Cordas em Mi bemol maior, Op.3 [1796]
1. Allegro con brio
2. Andante
3. Menuetto 1: allegretto
4. Adagio
5. Menuetto 2: moderato
6. Finale: allegro
40 MIN

JOSEPH HAYDN [1732 - 1809]
Trio de Cordas em Sol maior, Op.53 nº 1 [1784]
1. Allegretto ed innocente
2. Presto
8 MIN

Obra comentada

Cachoeira de Paulo Afonso (1850), de E. F. Schute
Acervo MASP

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php