Tom Zé estreia a coluna Um Certo Alguém, no site do Itaú Cultural

Junho 17, 2020

O site do Itaú Cultural (https://www.itaucultural.org.br) estreia no dia 18 (quinta-feira) a coluna Um Certo Alguém, destinada a versar, semanalmente, sobre os horizontes de seus entrevistados, em quatro perguntas.

Tom Zé dá o ponta pé inicial. Sua narrativa é dividida em blocos que abordam passado, presente e futuro. Buscando um ponto de vista pessoal, as perguntas são: Qual é a história da sua maior saudade? O que você mais quer agora? Como imagina o amanhã? Por fim, mas não menos importante, Quem é você?

Depois dele, nas próximas três semanas, entram com suas respostas a escritora, pesquisadora e tradutora brasileira Natalia Borges Polesso e as cantoras Elza Soares e Letrux, respectivamente. A ideia é que o conteúdo seja direto e de fácil acesso, sem meias palavras, dando ênfase às fabulações dos entrevistados.

Difícil imaginar, por exemplo, a história da maior saudade de Tom Zé, um dos grandes ícones da música brasileira, que já passou da marca das oito décadas de vida. Frente ao primeiro questionamento, sua resposta à coluna surpreende, algo que poucos poderiam imaginar, assim como é sua criação artística. Antônio José Santana Martins se lembra com carinho de ter estudado na escola de música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Mudou a vida cultural da Bahia”, comenta ele, que, como se pode notar, tem saudade coletiva, dizendo respeito a muitos e não somente a ele.


Crédito: André Conti

Colher relíquias, pequenas pérolas, é o que tenciona semanalmente Um Certo Alguém. Depois de mais de 20 álbuns lançados, o que mais poderia ele querer? “A coisa pela qual estou lutando até hoje é para fazer o disco da minha vida. Euclides da Cunha tem aquela famosa frase que resume tudo: ‘o sertanejo é, antes de tudo, um forte’”, diz o próprio sertanejo, nascido em Irará, no interior da Bahia. De tão obstinado com seu dever musical, ele sequer pensa sobre o futuro. Aliás, o faz somente quando a ideia é relativa “às ideias que Deus me dá”, como coloca. “A minha principal preocupação é trabalhar para tentar fazer aquilo que acho que preciso fazer. Não penso em futuro nenhum”. A última pergunta é talvez a de uma vida: “quem é você?” Ele diz entre outras coisas: “Tom Zé é um pouco disto: o precário”. 

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: https://www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural 
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô 
https://www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural 
www.facebook.com/itaucultural 
www.youtube.com/itaucultural 
www.flickr.com/itaucultural